quarta-feira, 30 de abril de 2008

O FIM DE SEMANA QUE SE APROXIMA (post completado)


Normalmente este tipo de post entra às 6ªas feiras mas, desta vez, com o feriado do 1º Maio amanhã, 5ª feira, entra mais cedo.

É novamente um fim-de-semana em grande, talvez até de mais, porque infelizmente há acontecimentos importantes (que decidem Campeonatos Taças) cujos horários se sobrepõem, sendo impossível assistir a tudo. Infelizmente...mas também felizmente: é a grandeza do Belenenses.

Lembremos que duas modalidades terminaram já a sua época: o Voleibol Feminino, que conquistou com muito mérito o título de Campeão da A2, e o Basquetebol, que baqueou nos 1/4 de Final da Liga.

Vamos lembrar os jogos que decorrem no Sábado e no Domingo:

FUTEBOL

Domingo, às 19h15m, Belenenses - V. Guimarães

Depois da decisão do CJ da FPF (que mantém a perseguição de sempre contra o Belenenses), e a consequente retirada dos 6 pontos (a acrescer aos surripiados pelas arbitragens), este jogo assume-se como um tudo ou nada para as ambições (?) da nossa equipa.

A conquista de um lugar directo na Taça Uefa é matematicamente possível, embora difícil. Não depende só dosnossos resultados. Era preciso que nestas 2 jornadas o V. Setúbal (que recebe o Leixões e vai ao milhafrário) não fizesse nenhum ponto ou que o Marítimo só somasse um ponto (recebe o U.Leiria e vai a Matosinhos). Mas tudo isso implicaria sempre que ganhássemos estes 2 jogos...

Entretanto, resta também a hipótese do 7º lugar, que dá acesso à Taça Intertoto, por sua vez porta possível para a Taça Uefa. Para isso, teremos que ganhar 2 pontos ao Braga nas pontuações a realizar nestas 2 jornadas.

Seja como for, todos os casos indicam a necessidade de um trinfo sobre o nosso valoroso adversário de Domingo.

É importante que os sócios e adeptos do Belenenses deixem o sofá e se unam no apoio à equipa, acorrendo em grande número ao Restelo. Lembremos que, desta vez, os sócios com a quota de Abril paga terão entrada gratuita, podendo além disso levantar 3 convites (.http://furiaazul-olivais.blogspot.com/2008/04/belenenses-v-guimares-domingo-vamos.html). Não há nenhuma razão para se faltar!

Lembramos também a realização desta iniciativa: ttp://belenenses.blogspot.com/2008/04/todos-ao-restelo.html Muitos cartazes seriam certamente uma boa chamada de atenção!
ANDEBOL
Sábado, às 18h30m, São Bernardo - Belenenses
É o primeiro dos jogos que decide o 3º lugar. Não é o que se desejava mas, no fim de uma época de tantas contrariedades brilhantemente superadas, será o lugar possível para a nossa equipa. Registe-se que, de qualquer forma, uma presença nas competições europeias está assegurada.
FUTSAL

Sábado, às 17h, Belenenses - Sporting

(e, se vencermos o jogo anterior)

Domingo, às 15h, Final, com o vencedor do jogo Fundação J. Antunes - Modicus.

É a Final-Four da Taça de Portugal. Sabemos que vai ser difícil mas queremos ganhar. Os jogos terão lugar na Guarda. O apoio de muitos belenenses, nomeadamente os da zona Centro e Norte do país (entre os quais os grandes núcleos de Repeses e Palvarinhos), é importante. De Lisboa, sai excursão organizada pela Secção de futsal. Com o primeiro autocarro praticamente lotado, encontram-se abertas as inscrições para o segundo ao preço de 35€ por pessoa. O preço incluí viagem, alojamento em Hotel de 3 estrelas com pequeno almoço e oferta de um cachecol por parte do nosso patrocinador Workforce.As inscrições podem ser feitas através do número 919554050 (Luis Silva), na Secção de Futsal, na Secretaria e nas Relações Publicas do Clube. Os Sócios e Adeptos que viajam pelo seu próprio meio devem contactar a Secção para garantir o bilhete do jogo.Entre Lisboa e a Guarda distam cerca de 350 km, percurso que se pode fazer em 3 horas. Se formos à final, o jogo deve terminar cerca das 16h 30m.

Contra tudo e contra todos, a nossa valorosa equipa, que nos tem enchido de orgulho, vai tentar conquistar o primeiro título da época. Todo o nosso apoio será pouco!

RUGBY

Sábado, às 17h, no Estádio Nacional, Belenenses - Agronomia

É o jogo que define o campeão e, se queremos que seja o Belenenses, revemos ir apoiar. Na verdade, a massa adepta do Belenenses, neste dia, só pode estar no Estádfio Nacional (Rugby) ou no Pavilhão da Guarda (Futsal).


"No próximo sábado (Jamor, 17:00h) o Belenenses joga uma partida de grande importância que pode dar aos azuis o sétimo título nacional da sua história. O site BelenensesRUGBY convida todos os adeptos do Rugby Azul a vestirem a camisola do clube, apresentando-se de azul na bancada do Campo A do Jamor.

Vamos encher o Jamor de camisolas azuis do Belém!"

O BELENENSES É MUITO GRANDE!
BELÉM! BELÉM! BELÉM!

O RESTELO E A ILUSÃO BRACARENSE


Uns tipos do sporting de braga julgaram ter descoberto a pólvora: uma fotografia dos anos 60 com a inscrição Estádio Municipal do Restelo.

A ignorância e o hábito de não fazerem nada e lhes darem este mundo e o outro, fez-lhes pensar, na sua pequenez: cá está - a Câmara fez um estádio e deu-o ao Belenenses!


Nunca lhes ocorreu a hipótese verdadeira: o Belenenses construiu e pagou as Salésias e a Câmara de Lisboa expropriou-lhas; o Belenenses construiu e pagou o Restelo (1956), e a Câmara aproveitou-se de uma dificuldade momentânea (1961) para se apossar do Restelo durante alguns anos. Como se sabe, tudo isto está largamente documentado.

Mas obviamente, não poderia caber na cabeça de adeptos (?) de clubezecos que vivem à nossa conta. A grandeza e a dignidade do Belenenses, e tudo quanto o Belenenses já fez e sofreu, é algo que nunca poderão imaginar.
J.

PERSEGUIÇÃO AO BELENENSES - A SAGA DE 90 ANOS CONTINUA (AGORA, NO FUTSAL....)

Em http://www.juliofutsalcfb.com/, foi publicado este texto, para o qual chamamos a maior atenção:

"Algo vai muito mal no futsal e na justiça desportiva portuguesa.
Em primeiro lugar como é possível que o principal patrocinador do Campeonato Nacional de Futsal ser ao mesmo tempo o principal sponsor das equipas do Benfica e do Sporting? Será que esse facto numa prova ao mais alto nível e onde já é necessário um enorme investimento de capital abona de alguma maneira a sua credibilidade?
Depois temos um Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que demorou cerca de sete meses para decidir punir osbelenenses com a perda de três pontos e punir ainda o atleta Pedro Cary com 30 dias de suspensão referentes ao jogo da 1ª jornada do Campeonato disputada a 15 de Setembro de 2007.Com este castigo Pedro Cary vai falhar a Final Four da Taça de Portugal. Pergunto senão deveria ter-se tido mais respeito por um atleta internacional português, que tem integrado as últimas convocatórias da selecção que tão brilhantemente conquistou o direito a estar presente no Mundial do Brasil. Será que se o jogador em causa envergasse a camisola de um dos clubes patrocinados pelo principal sponsor da modalidade também seria punido?Certamente que não.

Senão, vejamos: em jogo referente à 5ª eliminatória da Taça de Portugal entre a nossa equipa e a AAUTAD/Realfut o atleta da equipa visitante foi expulso com cartão vermelho directo por segundo o entender da dupla de arbitragem ter impedido com as mãos que a bola entrasse na sua baliza. Não se tratou por isso de nenhum lance de conduta violenta. O referido atleta seria castigado através do Comunicado Oficial nº 342 de 10 de Abril de 2008 com a pena de 2 jogos de suspensão.
Até aqui nada de anormal.Anormal foi aquilo que o mesmo órgão disciplinar da F.P.F. decidiu através do Comunicado Oficial nº 358 de 24 de Abril de 2008 punir com a pena de 1 jogo de suspensão o atleta do Sporting João Benedito expulso com cartão vermelho directo no encontro entre o Fundão e o Sporting disputado a 19 de Abril de 2008.Dois pesos e duas medidas.O mínimo que se pode pedir a quem faz justiça é que seja isento e isso não aconteceu pois o normal seria o atleta do Sporting ser punido com 2 jogos de castigo e desse forma falhar o jogo da Final Four do próximo sábado. A justiça desportiva vai na verdade muito mal no nosso país!

Comparando Reacções...

Compare-se a reacção digna e educada do Vitória de Setúbal, clube com tradição e pedigree, e que por isso sabe estar....

...com a reacçãodo Braga, clube de chupistas convencidos de que são alguma coisa, por, à pala das mordomias que lhe são dadas de mão beijada à conta dos contribuintes, ter feito 3 épocas boas (boas, na relatividade de um clubezeco quenem uma vez na vida ficou no pódio). Lembremos, já agora, que  já lá tinham pontos das arbitragens vergonhosas  (penalty escandaloso por marcar contra eles em Braga, que beneficiaram de um inexistente no Restelo).

Também por isso, as relações entre belenenses e vimanarenses são normalmente boas, por se tratar de dois clubes com identidade e sem complexos de inferioridade. Já os híbridos bracarenses tentam encher o seu nada como clube com um ódio desmiolado.


Pela 4ª vez na sua história, o Belenenses é "lixado" na secretaria (3 vezes, injustamente); pela 5ª vez (pelo menos... pode haver mais, que desconheça), o Braga prevalece-se de decisões tendenciosas;

Por 2 vezes na sua história, o Belenenses construiu e pagou estádios, e foram-lhe retirados; por 2 vezes na sua história, o Braga recebe estádios pagos pelos contribuintes...
J.

UMA BOA INICIATIVA... QUE JUSTIFICA ADESÂO!

http://belenenses.blogspot.com/2008/04/todos-ao-restelo.html

Uma boa iniciativa, que justifica adesão.

Quanto mais se fizer, melhor.

Não pensem que estas coisas não interessam. Importam, sim. É também nelas que se vê a vitalidade de um clube!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Como Era de Esperar...



Ficámos sem os 6 pontos...

Estes 6, queremos dizer, porque além disso temos os 15 ou 20 surripiados por arbitragens vergonhosas. Se não fosse tudo o resto, bastava comparar os penaltys a favor e contra do Belenenses e de outros clubes...
Mas, por muito que se ria a coligação dos mafiosos do Norte, dos chupistas do braga e do marêtemo, e dos lampiões, que continua a conspurcar o futebol português...


VIVA O BELENENSES!

BELENENSES - V. GUIMARÃES. DOMINGO, VAMOS ENCHER O RESTELO

http://www.osbelenenses.com/portal/belenenses/_specific/public/allbrowsers/asp/projuindex.asp?stage=2&id=6774

Aproxima-se o final do campeonato da Liga B&Win 2007/08. Domingo pelas 19h15, no Estádio do Restelo, realiza-se o último jogo em casa, desta vez frente ao V.Guimarães. Este jogo é de primordial importância para os objectivos do nosso Clube.Apela-se a todos os associados e adeptos para estarem presentes no Estádio do Restelo e trazerem familiares e amigos, de modo a termos um Estádio vibrante de apoio à nossa equipa !!


FINAL FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL EM FUTSAL.... TODOS À GUARDA!

Nota de Imprensa da Secção de Futsal:

Na sequência do apuramento da equipa para a Final 4 da Taça de Portugal, que se disputa na cidade da Guarda nos dias 3 e 4 de Maio e onde a equipa do Belenenses defronta nas meias-finais a do Sporting, a Secção de Futsal do Clube está a organizar uma viagem para permitir aos adeptos acompanhar e apoiar a equipa.

Com o primeiro autocarro praticamente lotado, encontram-se abertas as inscrições para o segundo ao preço de 35€ por pessoa.O preço inclui viagem, alojamento em Hotel de 3*** com pequeno almoço e oferta de um cachecol por parte do nosso patrocinador Workforce.

As inscrições podem ser feitas através do número 919554050 (Luis Silva), na Secção de Futsal, na Secretaria e nas Relações Publicas do Clube .

Os Sócios e Adeptos que viajam pelo seu próprio meio devem contactar a Secção para garantir o bilhete do jogo.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

CLASSIFICAÇÃO APÓS A CONCLUSÃO DA 28ª JORNADA

Depois de terminado o jogo Vitória de Setúbal - Estrela da Amadora, que encerrou a 28ª Jornada, a classificação ficou assim:

1 - FC Porto, 72
2 - Sporting, 49
3 - V. Guimarães, 49
4 - Benfica, 48
5 - Belenenses, 42
6 - V. Setúbal, 42
7 - Marítimo, 40
8 - Sp. Braga, 37
9 - Boavista, 35
10 - Nacional, 32
11 - Académica, 31
12 - E. Amadora, 30
13 - Naval, 30
14 - Leixões, 26
15 - P. Ferreira, 24
16 - U. Leiria, 15

Amanhã, vai haver novidades sobre o Caso Meyong. O cutelo deve estar no ar....

BREVEMENTE: AS TRAFULHICES DO BRAGA

Entre outras:

Como conseguiram que se alterassem os regulamentos para que por 3-vezes-3 permanecessem na 1ª Divisão, apesar de ficarem nos lugares de descida!

Se alguém tiver dúvidas sobre esta afirmação, basta consultar os registos dos Campeonatos. Na net, podem ser vistos em http://www.zerozero.pt/. Em 46/47, desceram 2 clubes. Mas em 47/48, o Braga foi penúltimo e só desceu um... Em 51/52, desceram 2 clubes. Mas em 52/53, o Braga foi penúltimo e só desceu um. Em 58/59, desceram 3 clubes. Mas em 59/60, o Braga foi antepenúltimo...e só desceram 2.
Lembremos ainda o vergonhoso jogo de 90-91, em que Guimarães e Braga se safaram com um 0-0, sem passarem do meio campo, vitimando o Tirsense* (mas o V.Guimarães tem uma dignidade que o SC.Braga está muito longe de ter e já foi vítima de arbitragens em alguns anos).
E há muito mais...

A história sórdida de um clube que parasita à custa do contribuinte e que ainda tem a distinta lata de apregoar moral (casos Mateus e Meyong).
* Seria o Tirsense um representante do "centralismo lisboeta"?!
J.

domingo, 27 de abril de 2008

VOLEIBOL FEMININO: BELÉM CAMPEÃO!

Ao vencer hoje o Arcozelo, por 3-1, o Belenenses sagrou-se Campeão Nacional da A2 em Voleibol Feminino.

Bem apoiada pelo público, cerca de 400 espectadores, entre os quais perto de 20 elementos da Fúria Azul, a nossa equipa recuperou da derrota no 1º set (25-27) , e assegurou, nos restantes (25-13, 25-11 e 25-21), o triunfo no jogo, a conquista do título e a promoção à Divisão Principal!


Pela seriedade, empenho e vontade de vencer, por voltarem a fazer ecoar no pavilhão Acácio Rosa o grito "Campeões, Campeões, nós somos Campeões", os nossos parabéns e o nosso agradecimento a todo o grupo de trabalho.

Esperemos que o clube reúna condições para que, na próxima época, se efective a participação na A1, cujo direito foi brilhantemente conquistado, com muita união, muita garra e muito respeito pelo Belenenses!

P.S.- Fazemos votos de que a excelente jogadora do Arcozelo com o nº 17, que se lesionou com aparente gravidade no fim do jogo, recupere rapidamente. Para o Arcozelo, fica o nosso aceno de simpatia e respeito).

FÚRIA AZUL NA LUZ




HOJE: VOLEIBOL FEMININO PODE SER CAMPEÃO

"Basta" ganhar o jogo que se disputa hoje, Domingo, dia 27, às 17h, no Pavilhão Acácio Rosa, com o Arcozelo.

Com o apoio de todos, será mais fácil!

Não faltes!

sábado, 26 de abril de 2008

FUTSAL: REGRESSO ÀS VITÓRIAS

sO Belenenses venceu hoje o Fundão por 7-3, em jogo da 23ª Jornada do Campeonato de Futsal.

Depois de uma semana difícil a nossa equipa impôs-se bem, e ao intervalo ganhava por 4-0, com golos de belo efeito. Estavam presentes cerca de 400 pessoas. Na 2ª parte, que já não vimos, por nos termos dirigido para a 2ª circular, os números foram mais equlibrados. De qualquer maneira, regressámos às vitórias e, já com os 3 pontos retirados, mantivemos a vantagem de 1 ponto sobre os lamps e aumentámos para 8 pontos sobre o Freixieiro.

Os nossos golos foram marcados por: Diego, Paulinho, Caio Japa, Maté, Marcelinho e Drula.

No próximo fim de semana, há o Final Four da Taça de Portugal. Força, Belém!


benfica - Belenenses: quem não marca, sofre...

Inútil explicar ao maranhau acéfalo do benfica, que "encornam" todos os dias o que a propaganda lhes despeja, que ser do benfica é completamente vulgar. E que é preciso não valer nada para, com tanta gente, tão levados ao colo, com os milhões que recebem, não conseguirem melhor que aquilo.

Ser do Belenenses, não se pode comparar. E foi isso que cantámos depois de 90m: não um resultado, que foi nrgativo, mas a alegria e o orgulho de Ser Belém!

Quanto ao jogo, o título diz tudo. Até aos 77m, quando ficámos reduzidos a dez, por expulsão de Hugo Alcântara, o Belenenses teve tantas, ou mais oportunidades que o benfica. Mas falhou na altura da concretização, com os postes também a (des)ajudar. E também houve alguma falha nos 2 golos deles.

Em última instância, ganha que marca mais do que sofre. Não jogámos mal...mas temos que melhorar isso...

A Fúria Azul esteve presente com cerca de 120 elementos, tendo tido uma prestação batante positiva. No estádio terão estado, à vontade, entre 1.200 e 1.500 adeptos azuis.

RESULTADOS DE 6ª FEIRA


RUGBY

Direito, 12 - Belenenses, 17

Como já tinhámos ganho, na 1ª mão, por 34-12, ESTAMOS NA FINAL, contra Agronomia ou Benfica!

ANDEBOL

ABC, 22 - Belenenses, 20

Excelente jogo, que qualquer das equipas poderia ter ganho. Foi pena ficarmos a um passo da final (e decerto seríamos campeões). Parabéns à equipa digna do ABC, e aos seus bons adeptos, que nada têm a ver com uma escumalhada de cobardes "meninos da pica que para a semana vão estar a apoiar o Benfica", como disseram 2 responsáveis do ABC., corroborados por pessoa da comunicação social de Braga e por jogadores do ABC (com outras palavras mas de claro repúdio).

Mas, mais que tudo, um enorme abraço de parabéns e gratidão à nossa equipa! Nunca esqueceremos as vossas lágrimas de campeões e terem vindo às bancada gritar connosco o grito de guerra "BELÉM! BELÉM! BELÉM!". Parabéns por terem lutado até à última gota, mesmo preocupados com o que se passava com as vossas mulheres, crianças e pais, também eles acossados por aquela manada de cobardes! No nosso coração, vós sois campeões!

sobre este jogo falaremos num dos próximos dias, para contar tudo.

VOLEIBOL FEMININO

Belenenses, 3 - Praiense, 1 (parciais de 25-20, 24-26, 25-19 e 25-9)

Mais uma grande vitória da nossa equipa, que está a um pequeno passo do título: Domingo lá estaremos, para apoiar e festejar!
Força, Belém!

J.
Os comentários ficarão em moderação até domingo à noite. Reproduzimos aqui três comentários:
1. "amanhã contarei a vossa ridícula historia de valentões de 100 homens contra 10 ( o resto eram pessoas idosas ou mulheres), a vossa história de valentões de a um metro acima darem pontapés em miúdas, a história de valentões em que cada foi um contra um se recusaram a ir no carro da polícia com um dos nossos porque "ai sr. guarda, ele vai bater-me". lolololol. Tristes, merdosos, cobardes, bimbos.Quanto à meia-final da taça, estavamos logicamente a festejar. Lembramos lá de uns parolos bimbóides, ahahah. A esse, o tal k chamam nosso presidente (a Fúria não tem presidenters, bimbos, tem 1 direcção colectiva), vós, valentões, atiraram-se uma dúzia quando ele ia segurados porr 2 polícias de cada ladop - ui, que valentões, lololoolol- mas depois no carro borrou-se o vosso. Tristes! Palhaços!Se vocês valessem alguma coisa tinha, vindo cá abaixo, SEM MEDO, COMO NÒS. Mas sois uns meninos cobardes, bem à imagem do vosso clube de merda, que consegue ser o 9º de Portiugal sustentado com o Dinheiro de todos. E não metam Braga nisto, nem o ABC, porque os jogadores do ABC foram os primeiros a dizerem k vocês são um nojo e uns cobardes. Foi a nós que vieram cumprimentar, não a vós! P.S. - Não havia nenhum miúdo deficiente, qdo nós chegámos já vocês estavam no pavilhão pago por todos nós e não passámos ao pé de nenhuma estação de comboios. Tão mentirososa como cobardes e fracos. QUANDO TÊM CORAGEM DE VIR AO NOSSO PAVILHÃO? DEZ CONTRA CEM, QUEREM?NÒS ESTIVEMOS AÍ!
2 - Ó palhaço, não tens vergonha na tromba da triste figura de merda que fizxeram e ainda inventares? E quem se foi queixar à polícia? Queixinhas nojentos! Já agora, o vosso símbolo AXa, quer dizer o quê?O Belém fez 3 estádios e 2 pavilhões com o seu dinheiro - vcs, fizeram o k? Não venhas cá com os estádios do Euro, pk o clube mais honrado de Portugal (Belenenses), não tem nada a ver com isso?Já agora, o sporting de braga, ganhou quantos Campeonatos de Futebol? E Quantas Taças? E quantos campeonatos de Andebol? E de Basket? E de Rugby? Em que lugar estão no Futebol? E no Futsal? Tristes, cobardes, medrosos. CNC
3 - Os braguistas mostraram mais uma vez a sua cobardia. Entao não vão a modalidades? Vão, se estiverem em maioria. Ao Restelo, nunca se attreveram a vir, com a desculpa k não apoiam modalidades "de forma oficial". Estranho, havia um anúncio nos bracara para irem ao Sá Leite. Já a FA mais uma vez mostrou q vai a todo lado sem medo. Ah, e nao percebi. O sporting de braga foi campeão mesmo de k? Dos estódios oferecidos à conta do contribuinte? K lindo apontarem p o vosso emblema - AXA! LoL, Parasitas falhados, porcos, cobardes. Lol tristes

NÓS FOMOS!!!

E IREMOS SEMPRE! ESTEJAM VOCÊS 100 OU 500, VAMOS NÓS 10 ou 2! ...

AO CONTRÁRIO DE UNS MERDOSOS COBARDES QUE DURANTE MEIA DÚZIA DE ANOS NEM NO FUTEBOL VIERAM AO RESTELO!...

red bois + vaca ra leg = merda

ORGULHO DE SER BELÉM!

FÚRIA AZUL - A NOSSA FIDELIDADE NÂO TEM PREÇO!


sexta-feira, 25 de abril de 2008

HOJE, 6ª FEIRA, 25 de ABRIL, EM LISBOA...



RUGBY
VOLEIBOL FEMININO

DOIS JOGOS MUITO IMPORTANTES!
VÊ OS POST ANTERIORES...
... E NÃO FALTES!

mesmo quem não costuma, desta vez tem que ir!
(sugestão, Ir ao Rugby, no Estádio Universitários, às 15H; depois, rumar para o Restelo, onde Ás 18h, no Pavilhãso Acácio Rosa, começa o Voleibol)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

JOGOS DO FIM DE SEMANA ALARGADO

Aquilo que temos escrito ao longo dos ultimos 7 ou 8 dias tornam desnecessário repetir a grande importância destas semanas que estamos a viver.

Estamos a ter jogos de cujos resultados dependem apenas duas opções definitivas: Morrer na praia ou... a glória!

Assim, deixamos indicados em seguida os jogos mais importantes que se vão realizar este fim-de-semana:

FUTEBOL

Sábado, às 19h45m, Benfica - Belenenses

Objectivos: manter e reforçar posição europeia; passar para o 4º lugar; dependendo de resultados alheios, encurtar ainda mais a distância para os lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Esperemos que a equipa (treinador incluído) tenha a cabeça no lugar, que jogue com concentração e ambição, que não haja habilidades arbitrais e que haja uma bem visível e activa mancha azul na Luz.

ANDEBOL

6ª Feira, às 16h, ABC - Belenenses

Objectivo: neste 3º e decisivo jogo das meias-finais, o objectivo só pode ser um e todos acreditamos nele: chegar à final.

É difícil? É! Mas as coisas fáceis têm pouca graça e é nos jogos difíceis que se veêm os campeões. Força, Belém!

FUTSAL

Sábado, às 18h, Belenenses - Fundão

Objectivos: Manter o 1º lugar; mostrar que, "contra tudo e contra todos", com o merecido carinho dos adeptos e a categoria do grupo de trabalho, a nossa equipa vai continuar na senda vitoriosa. Preparar a ida em alta à Final Four da Taça de Portugal, que se vai disputar na Guarda, no fim de semana seguinte.


RUGBY

6ª Feira, às 15h, no Estádio Universitário, CDUL - BELENENSES

Objectivos: Sendo a 2ª mãos das 1/2 Finais, o objectivo só pode ser um - chegar à Final! A nossa equipa está muito bem encaminhada para isso: na 1ª mão, no Restelo, ganhou por 34-12. Agora, mesmo queperdessemos por 21 pontos, atingiríamos a final. Não fizemos da 1ª mão um jogo verdadeiramente em Casa; agora, podemos e devemos rectificar isso no Estádio Universitário. Queremos ser Campeões! Lembremos que foi esta modalidade que nos deu o mais recente título colectivo...

VOLEIBOL FEMININO

6ª Feira, às 18h, Belenenses - Praiense
Domingo, às 17h, Belenenses - Arcozelo

Objectivos: Nesta fase decisiva a 3, os objectivos são claros e inequívocos - conquistar o título e asseguar a promoção à divisão principal.

O facto de jogarmos em Casa, no nosso Pavilhão Acácio Rosa, deve constituir uma vantagem - mas temos nós, sócios, que fazer actuar esse factor Casa. Os adversários, mesmo, e talvez sobretudo, o Praiense, são difíceis. Mas até pelos comentários aqui deixados pelas jogadoras (e que registamos e agadecemos) a vontade de triunfar é enorme.

J.

JÁ REPARARAM?

Acho que muitos não reparam, por isso vamos resumir:

* Podemos ficar nos 4 primeiros em Futebol, no limite até nos 2 ou 3 primeiros (Liga dos Campeões)
* Podemos ser Campeões Nacionais de Andebol
* Podemos ser Campeões Nacionais de Futsal
* Podemos ganhar a Taça de Portugal em Futsal
* Podemos ser Camperões Nacionais de Rugby
* Podemos ser Campeões da A2 em Voleibol Feminino.



No limite, de céu muito azul, e nuvens cor de rosa, mas que é perfeitamente possível:

* Podemos aceder à Liga dos Campeões (em Futebol)
* Podemos ser Campeões em 3 modalidades
* Podemos ir a provas europeias em 3 modalidades na próxima época.

Boa parte disto, vai-se decidir nos próximos 10 dias.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O QUE PODEMOS CONQUISTAR ESTA ÉPOCA

Começa a proximar-se o final da época nas diferentes modalidades e, portanto, o tempo das decisões.

Embora neste clube de loucos pareça às vezes que ganhar ou não é completamente indiferente, embora tantas vezes haja quem sobreponha actores fugazes ao bem de um grande clube (chamarei sempre clube e não empresa), o facto é que o Belenenses está em posição de atingir êxitos relevantes nesta época.

É disso que fanos falar aqui, muito resumidamente. Eliminado o Basquetebol (apesar de tudo com dignidade, até porque o F.C.Porto foi levado ao colo por uma arbitragem vergonhosa no 3º jogo), consideremos o Futebol, o Andebol, o Futsal , o Rugby e o Voleibol Feminino.




FUTEBOL

Lembremos a classificação na zona em que nos interessa:

2. V. Guimarães - 49
3. Sporting - 46
4. Benfica - 45
5. Belenenses - 42
6. V. setúbal - 41
7. Marítimo - 40
8. Boavista - 35
9. Braga - 34

O Belenenses tem 3 jogos para disputar: Benfica, fora; V. Guimarães, Casa: Nacional, fora.

Estamos na luta por mais uma participação na Taça Uefa e, objectivamente, até pelo acesso à Liga dos Campeões. Estamos apenas a 4 pontos do 3º lugar.

Por isso, é muito importante um Belenenses forte, em tudo, na próxima jornada, na Luz, às 19h45, para dar continuidade à exibição e resultado contra o Vit. Setúbal.

Mesmo que o caso Meyong tivesse a pior resolução possível, haveria sérias hipóteses de chegar à Uefa, directamente ou via Intertoto.

Como está o futebol português, é sempre possível o Belenenses chegar (voltar a chegar!) a lugares de topo - desde que não haja miserabilismos (até, e desde logo, no que se diz), economicismos extremos ou endeusamentos de quem a qualquer altura possa dar à sola, e desde que se trabalha com seriedade e sentido de exigência. Por favor, Belenenses coitadinho, não!

ANDEBOL

Reagrupando forças, a equipa do Belenenses está na luta para chegar à final.

Na próxima 6ª feira (25 de Abril - feriado), há o 3º e decisivo jogo das meias finais, com o ABC, em Braga. Acreditamos numa vitória...e se assim for, um novo título fica ao alcance...14 anos depois. Seria o nosso 7º Título em Seniores (incluindo um em Andebol de 11).

FUTSAL

Lutando, em tudo contra o sistema - desde a Federação à SIC, aos jornais e à Sagres (aliás, ver post anterior) - estamos a 1 semana e meia da Final Four da Taça de Portugal e a chegar à altura decisiva para manter o 1º lugar na Fase Regular do Campeonato.

Podemos ou não conquistá-los estes títulos mas vamos certamente lutar por estes títulos. É esse gosto pelo desafio que deve sempre existir no Belenenses.


Temos aqui um exemplo de simbiose perfeita entre dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos. A nossa reacção (apoio no treino de 2ª feira) à escorregadela com a F.J. Antunes e ao incrível castigo a Pedro Cary (decisão convenientemente tomada mais de 7 meses depois) não deixam qualquer margem de dúvidas contra isso. Juntos, somos mais fortes!

RUGBY

Temos a final ao alcance da mão - e quem vai à final, pode, naturalmente, ganhar. Se tal acontecer, como desejamos, seria, também aqui, o 7º Campeonato Nacional de Seniores que o Belenenses conquistaria.

No entanto, é preciso, antes de tudo, garantir efectivamente a presença no Final do Campeonato. Na 1ª mão, no Restelo, ganhámos e, além disso, pella vantagem de 22 pontos (34-12). Mesmo que perdessemos neste jogo, seguiríamos em frente se fosse por margem inferior.

A 2ª mão das meias-finais é na 6ª feira, às 15h, no Estádio Universitário. Os jogadores do Belenenses gostariam de ter apoio. Vamos dá-lo! Pensemos nisso e vamos lá!

VOLEIBOL FEMININO

Neste fim de semana houve pausa mas aí está a 3ª e decisiva Fase.

Ela tem lugar entre os dias 25 e 27 de Abril no Pavilhão Acácio Rosa, com os seguintes jogos:
25 de Abril (6ª Feira) , às 18h, Belenenses - Praiense
26 de Abril (Sábado), às 15h, Praiense - Arcozelo
27 de Abril (Domingo), às 17h, Belenenses - Arcozelo

A nossa equipa, se for bem sucedida, serÁ Campeã Nacional da A2 e subirá à A1.

Vamos lá apoiar as "nossas" Marias - ou seja, o Belenenses!

J.

MAIS UM "MIMO"

No blogue http://cfbelenenses.blogspot.com/, foi inserido o seguinte comentário, que reproduz atigo jornalístico:

CLUBE DE SANDIM COLOCA QUESTÕES INCÓMODAS À FEDERAÇÃO
MODICUS AMEAÇA «FINAL FOUR»O sorteio da «final-four» da Taça de Portugal/FutSagres ficou marcado pela intervenção do presidente do Modicus-Sandim, António Quelhas, que ameaçou mesmo não compare-cer na Guarda em sinal de protesto com a Federação Portuguesa de FutebolNovato nas andanças da «final four» da Taça de Portugal, o presidente do Modicus-Sandim, António Quelhas, foi o protagonista do sorteio realizado ontem em Lisboa. Perante a mesa formada pelos responsáveis federativos, o presidente do clube de Sandim não sentiu problemas em enunciar questões que lhe dão o direito “a não comparecer na Guarda ou jogar sobre protesto o jogo da meia-final”.Combinado durante a semana com Fundação Jorge Antunes e Belenenses, António Quelhas tomou a palavra para questionar Amândio Carvalho sobre a mudança de piso no pavilhão que “vai beneficiar um dos clubes em competição” segundo o dirigente, numa alusão ao facto de o Sporting jogar habitualmente em «Sport Court», o piso que será instalado no Municipal da Guarda. “Não percebemos porque é que o piso precisa de ser mudado”, disse o dirigente, ao mesmo tempo que enunciou mais duas questões que não lhe agradam na organização desta «final-four»: “Não conhecemos os critérios para a transmissão dos jogos, uma questão importante porque permite-nos ter outras armas para negociar com eventuais patrocinadores, e, por outro lado, não concordamos com o facto da FPF pagar apenas 20 estadias quando as comitivas são necessariamente maiores”.No fundo, o presidente do Modicus-Sandim apenas apanhou boleia das críticas que o Benfica tem feito no passado e que levaram mesmo, em épocas anteriores, a equipa «encarnada» a não ficar no mesmo hotel das restantes equipas, mas, também, a ameaçar com a não presença na meia-final da temporada passada, disputada em Gaia, quando a FPF quis colocar o piso de «Sport Court» no pavilhão. “Somos um clube pequeno, humilde, mas temos os mesmos direitos de todos os outros. Lamento que o Modicus-Sandim não seja tido nem achado em qualquer aspecto organizativo desta prova”, finalizou António Quelhas.

(Nota: segundo consta, só a final terá transmissão televisiva).

CÂNDIDO COSTA RENOVA


O contrato de Cândido Costa foi renovado por três anos!

Uma boa notícia, dado ser um jogador com qualidade e que é um exemplo de verdadeiro respeito pelo Belenenses!

Que estes anos sejam acompanhados de muitos sucessos, são os nossos votos!

J.

RESPEITO E DIGNIDADE

Se não exigirmos que respeitem o Belenenses,
Se não formos valorosamente dignos,
Quem o respeitará?

NINGUÉM FALTE!


terça-feira, 22 de abril de 2008

BELENENSES, 5 - V. SETÚBAL, 0: vitória amarga


Pois, com um triunfo por 5-0, era de esperar um comentário feliz, quase eufórico.

Talvez outros pensem que a vitória amarga tem a ver com a questão do J. Jesus. Mas não tem nada a ver.

Esta crónica esteve para nem existir. Se existe, talvez se deva apenas ao que se passou no Pavilhão depois do jogo. Conforme a disposição, pode ou não ser a última. E a minha disposição é péssima.

Ontem, pela primeira vez na história do Belenenses, um jogador sai do nosso clube para o Benfica, por vontade própria, e é aplaudido. Mais um prego no caixão onde se teima em pôr o Belenenses!

Mais um passo no caminho persistente do erro que, década após década, dá cabo do Belenenses. Sim, temos memória. E lembramos a repetição das mesmas palermices (ditas com ar de grande esperteza) que vulgarizaram o Belenenses.

Bom, e o que estou a dizer e o que vem a seguir, é apenas a minha visão das coisas, só a minha, não a da Fúria como um todo nem a de mais ninguém.

Once a blue, now a red, in my heart you are dead. Quero que o jogador Rúben Amorim se lixe. Quero que no benfica não tenha sucesso nenhum. Queria que, futebolisticamente, se lhe cortassem as pernas, como nos fazem estes jogadores sempre a quererem dar o salto para um dos merdas do lado, assim nos cortando as pernas para chegarmos mais longe. Sobretudo, quando fazem questão de sair a custo zero, para o clube que lhes deu um pontapé no rabo - e clube esse a quem vão a correr para comer à mão logo que lhe assobiam, cuspindo no prato da sopa onde comeram. Quero, sinceramente, que o Rúben Amorim seja muito feliz como pessoa; mas, com a mesma sinceridade, como jogador, espero que leve dos clubes onde venha a estar o mesmo pontapé no traseiro que nos deu.

Nunca hei-de aplaudir um jogador que saia para um rival. Poupem-me à raiva de virem dizer que o benfica não é um rival. Não tenho nada que aplaudir o Ruben Amorim por ter jogado bem no belenenses como profissional, porque era pago para isso. Não jogou cá de graça.

Poupem-me à conversa de que a anterior direcção não renovou a tempo. Não votei nessa Direcção. Acho que nesse campo, como em outros, podia ter feito bastante melhor. Mas era a direcção que os belenenses elegeram. Poupem-me sobretudo à conversa de se noutra empresa me dessem mais do que na minha empresa, blá-blá. Pessoalmente, seria incapaz de jogar contra o Belenenses. A que preço fosse, em que modalidade fosse. Para mais, toda essa conversa das empresas, para mim, é uma merda no futebol.

Uma empresa é uma empresa, um clube de futebol é um clube de futebol. Com empresas já eu tenho que levar todos os dias.

"Ultras contra o futebol moderno"!!! O futebol moderno é mesmo feito desta merda de plástico.

Deixou de haver clubes e passou a haver empresas.

Deixou de haver jogadores e passou a haver activos.

Deixou de haver directores e passou a haver gestores.
Deixou de haver sócios e passou a haver accionistas.

Deixou de haver símbolos e emblemas e passou a haver marcas.
Deixou de haver futebol ao domingo à tarde e passou a haver jogos às 2ªs feiras às 19h30m.

Deixou de haver adeptos (no estádio) e passou a haver sofás e TV´s.

Deixou de haver o povo e passou a haver VIP´s.

Deixou de haver paixão e passou a haver negócio. Puro e duro.

Eu sei que tem sido assim. Mas sou contra, radicalmente contra. Toda essa conversa de "empresas", "gestores", "marcas" e "activos" não tem fascínio nenhum sobre mim. Sou livre! Livre!

Respeito e tenho que aceitar o que cada um pensa ou sente (ou não). Mas como o menos possível desta mistela. E não lhe dou vivas. Acho que nisso, sim, sou ultra, radicalmente. Radicalmente fiel a um símbolo, a um ideal, a uma cor.

Nunca endeusarei nenhum funcionário do clube que amanhã possa estar a jogar contra nós. Respeito-o na exacta medida em que respeite o Belenenses. Sou e serei sempre do Belenenses e não do Jorge Jesus, do Meyong ou do Ruben Amorim.

Com tudo o que isso implica, sou do Belenenses e sou da Fúria. São "os meus", para todos os efeitos. Mas hoje continuo a sentir-me triste. Sei como o Belenenses foi caindo a pique, e não me confundo com uns resultados efémeros quando se pervertem princípios; quando olho à minha volta e, de azul, eramos pouco mais de 2.000 no estádio todo. Triste, preocupante, quase desesperante.

Quanto ao jogo, foi uma vitória fácil, perante um adversário apático. Sem dúvida, a nossa equipa teve mérito. O jogo também foi simples porque o fizemos simples. Boa exibição colectiva mas com destaque para Weldon, Silas, Hugo Alcântara e João Paulo Oliveira. Acho que este merecia ter jogado mais tempo... mesmo assim ,fez dois excelentes golos.

Weldon é um excelente jogador, para mim o nosso melhor avançado desde há muitos anos. Terei pena se não poder ficar na(s) próxima(s) época(s).

Espero que Jorge Jesus fique como treinador. Dentro dos limites em que faz bem. Infelizmente, sei que tem a possibilidade de sair livremente. Veremos.

Por fim, quero dizer que me revejo, isso sim, na motivação que nos levou ao Pavilhão a dar o nosso apoio ao grupo de trabalho de Futsal, que tem passado uns dias mais complicados. Nisto, sim, reconheço o que me faz ser do Belenenses convictamente. Nisto, reconheço "os meus", "os nossos". Registei a reacção de grande afecto de todo o grupo, e as lágrimas nos olhos de dirigentes, treinadores e jogadores. Bem hajam. Até Morrer! Força, Belém!

J.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

HOJE: TODOS AO RESTELO!


(carregue para ampliar)

domingo, 20 de abril de 2008

RESULTADOS DE DOMINGO



ANDEBOL
BELENENSES, 28 - ABC, 27

Com uma grande alma, a equipa e o público mantiveram a invencibilidade no Restelo, derrotaram um poderoso adversário e levaram a decisão para um 3º jogo, que todos acreditamos poder ganhar.

Começámos mal, e o ABC chegou a 6-10. Deu-se então uma formidável reacção do Belenenses, com cerca de 15 minutos verdadeiramente espectaculares, que deram a volta ao resultado e nos permitiram chegar ao Intervalo a ganhao por 16-12.

Na 2ª parte, o Belenenses parecia ter o jogo controlado aos 19-14. Mas verificou-se uma boa reacção do ABC, empatando a 19. Para tal contribuíram também dois daqueles sócios do CFB que não fazem falta nenhuma, provocando confusão por não querer ouvir o tambor e os incentivos da Fúria! Merda de gente! Sim, comodistas da treta, que gostam mais do próprio rabo do que do Belenenses! Lixo!

Bom, e foi necessário sofrer até final. O Belenenses ainda teve vantagem de 2 golos, o ABC de 1 golo, e a partir de certa altura, alternou-se entre 1 golo de vantagem nossa e empate. Foi com um jogador a menos que fizemos 28-27, que se segurou até final.

De registar o regresso, importante, de Bruno Moreira. Fica, Bruno!

Assistiram a este jogo quase 1000 pessoas. Cerca de 80-100, vieram de Braga, incluindo a sua equipa de Juniores, que perdeu connosco por 30-29. Portanto, cercas de 850 adeptos azuis...Podíamos e devíamos ser mais, na nossa opinião, mas fez-se a diferença. A Fúria, com uns 35 elementos, esteve bem, tirando o tal período a meio da 2ª parte, pelos acontecimentos já referidos.

BASQUETEBOL
Belenenses, 63 - F.C.Porto, 86

Mau jogo da nossa equipa que esteve sempre em desvantagem. Ao intervalo havia 25-40.

O F.C.Porto nem sequer jogou bem. Muito mal vai o Basket em Portugal...

É de lamentar a fraca aderência do público: Menos de 200 pessoas. Dessas, 20 eram da Fúria.

E de lamentar é que fiquemos para trás com demérito próprio mas também com a vergonhosa arbitragem de 6ª Feira. Mas nem isso faz reagir o nosso público. Admite-se tudo...

FUTEBOL, Juvenis
Belenenses, 0 - Sporting, 3
Terminaram as hipóteses de apuramento para a 3ª Fase...

AMANHÃ, TODOS AO BELENENSES - V. SETÚBAL

sábado, 19 de abril de 2008

RESULTADOS DE 6ª FEIRA E SÁBADO

RUGBY

BELENENSES, 34 - CDUL, 12
Excelente resultado da nossa equipa, que se coloca assim em excelente posição para, no jogo da 2ª mão, daqui a uma semana, garantir a presença na Final (na outra meia-final: benfica, 13 - Agronomia, 16)

FUTSAL

F. J. ANTUNES, 6 - BELENENSES, 1

Todos têm direito a um dia mau... E, depois de tantas jornadas brilhantes, a nossa equipa merece todo o crédito e todo o nosso carinho.
Frente a um adversário muito forte, o Belenenses até começou bem, com um golo de Diego, logo ios 2m. Pouco depois, o F.J.Antunes empatou. E assim se chegou ao intervalo.
O começo da 2ª parte, esse sim, foi péssimo, e o adversário fez 3 golos em 5 minutos. No tudo por tudo, já com Marcão adiantado, sofremos mais 2 golos.
No entanto, continuamos no 1º lugar, com 4 pontos de avanço sobre o nacional-benfiquismo, que hoje deve ter sorrido.

BASQUETEBOL

BELENENSES, 73 - F.C.PORTO, 74

Num jogo quase sempre comandado pelo Belenenses, que seria justíssimo vencedor, as habilidades descaradas e nojentas da equipa de arbitragem possibilitaram que o F.C.Porto se adiantasse a 8 décimos de segundo do fim, liderando estes 1/4 de Final por 2-1. De reprovar as atitudes porcas e provocatórias de dois dos jogadores portistas.
No Domingo, temos que fazer do Acácio Rosa um inferno para eles! A nossa dignidade assim o exige!

FUTEBOL, JUNIORES

ESTRELA DA AMADRA, 0 - BELENENSES, 2

Terminámos em 4º lugar, com os mesmos pontos do 3º. Boa ponta final da nossa equipa mas que já não foi a tempo...


* * *

Domingo e 2ª Feira, ainda há para ir ver e apoiar o Grande Belém:

Domingo
10h3om, Belenenses - Sporting, em Futebol Juvenis (Se ganharmos, podemos chegar à 3ª Fase, a que decide o Campeão)
18h, Belenenses - ABC, em Andebol
2 1h15m, Belenenses - F.C.Porto, em Basquetebol

2ª Feira
19h45m, Belenenses - Vitória de Setúbal, em Futebol Seniores


sexta-feira, 18 de abril de 2008

ROUBALHEIRA - MAIS UMA


Começou com uma roubalheira o fim-de-semana desportivo.

Foi assim, e só assim, que o F.C.Porto venceu hoje no Restelo, por 74-73, com um lançamento a 1 segundo do fim.

Vergonhosos os gestos provocatórios e mesmo obscenos de dois jogadores portistas.

JOGOS DO FIM DE SEMANA ALARGADO

É um dos fins de semana mais importantes do Belenenses desde há muito tempo. Neste caso, o fim de semana refere-se aos 4 dias de hoje, 6ª feira, até 2ª f, inclusive. As razões porque afirmamos isto estão explicados, esperamos que claramente, nos posts anteriores. Por isso, vamos apenas listar os dias e horas dos jogos mais importantes:

6ª Feira

21h, Belenenses - F. C.Porto, em Basquetebol

Sábado

15h, Fundação J. Antunes - Belenenses, em Futsal
17h, Belenenses - CDUL, em Rugby

Domingo

10h3om, Belenenses - Sporting, em Futebol Juvenis (Se ganharmos, podemos chegar à 3ª Fase, a que decide o Campeão)
18h, Belenenses - ABC, em Andebol
21h15m, Belenenses - F.C.Porto, em Basquetebol

2ª Feira

19h45m, Belenenses - Vitória de Setúbal, em Futebol Seniores


É MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA E APOIO EM TODOS ESTES JOGOS

FORÇA, BELÉM!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

PONTO DA SITUAÇÃO (7): A HORA DO BELENENSES

Concluímos este ponto da situação.
Apesar de em muitos aspectos o Belenenses ter graves problemas a resolver, sem o que os bons momentos serão ligeiros e efémeros, e o futuro cinzento, conjuga-se neste momento uma situação desportivamente agradável.
Podemos mesmo dizer que esta é a hora do Belenenses. Uma hora do Belenenses.

Que muitos não se apercebam disso, que muitos estejam a pontos de ver a oportunidade passar sem sequer darem por isso, que não se tire partido, sequer, das coisas boas que temos, é um dos problemas do Belenenses. Um problema de imagem e de comunicação. Um problema enraízado. Um problema de fundo.

No entanto, algo todos podemos fazer já: estar presentes, apoiar, viver esta hora. Não permitir que Miguéis Sousas Tavares e outros merdas venham dizer que não temos razão de existir, que somos um clube virtual.

Este fim de semana alargado, de 6ª feira a Domingo (ver programa no próximo post) está cheio de oportunidades. Que bom seria se as aproveitássemos todas! É prometedor...vamos deixar escapar por entre os dedos, sem nos mexermos?

Vamos viver esta hora do Belenenses!


J.

PONTO DA SITUAÇÃO (6): FUTEBOL

Deixámos para o fim o Futebol, por ser a modalidade-rainha e razão de ser do Belenenses. Last but no least.

Terminadas, infelizmente bem cedo, as participações na Taça Uefa, Taça de Portugal e Taça da Liga, estamos agora somente a 4 jornadas do fim do Campeonato.

Embora os lugares mais prováveis para terminar o Campeonato estejam entre os 4º e 7º lugares, é matematicamente possível ficarmos entre o 2º e o 11º, pelo que reproduzimos aqui essa zona classificativa:

2. V. Guimarães - 48 p

3. Sporting - 46p

4. Benfica - 45p

5. V. Setúbal - 41

6. Belenenses - 39p

7. Marítimo- 37p
8. Braga - 34p
9. Nacional - 32p
10. Boavista - 32 p
11. Estrela da Amadora - 28p

Nesta altura, não vale a pena fazermos contas com a decisão do interminável caso Meyong. Nesse pressuposto, julgo que podemos tirar daqui: o Nacional, o Boavista, e ainda mais, o Estrela da Amadora, por estarem já muito distantes; o Sporting, porque além dos pontos de vantagem, tem um calendário (aparentemente) muito acessível.

Então, temos à nossa frente o V.Setúbal, a 2 pontos; o Benfica, a 6; o V. Guimarães, a 9.

Atrás de nós, temos o Marítimo, a 2, e o Braga, a 5.

Destaca-se logo a importância da próxima jornada. É absolutamente fundamental ganhar ao V. Setúbal. Se isso acontecesse e se o Benfica perdesse no Porto, então, ficaria assim:

Benfica - 45
Belenenses - 42
V. Setúbal - 41

E na jornada seguinte iríamos à luz. Em caso de ganharmos, estaríamos no 4º lugar. E, a 2 jornadas do fim, decerto não o queríamos perder...

E o Vitória de Guimarães? Não o deveríamos excluir destas contas? Em princípio, sim, mas...

Na próxima jornada, vai a Coimbra, depois recebo o F.C.Porto, depois vem ao Restelo. Teoricamente, os 9 pontos até poderiam ser recuperáveis, embora, reconheçamos, as possibilidades sejam muito reduzidas. Até porque dependemos de 3ºs. Maas dependemos de nós, ao jogarmos com eles no Restelo.

Bom, com dois jogos em Casa (V. Setúbal e V. Guimarães) e um na Luz (na última jornada vamos à Madeira jogar com o Nacional), temos que fazer a nossa parte: grande presença e grande apoio nestes 3 jogos de transcendente importância.


Se ganhássemos os 3... não era preciso olhar para trás...

No entanto, registemos que Marítimo e Braga jogam entre si na próxima jornada (no Funchal). Alguém vai perder pontos...talvez até os dois, o que seria o melhor para nós.

A seguir, o Marítimo vai a casa do Sporting, recebe o U. Leiria e na última jornada vai a Matosinhos, num jogo de vida ou de morte para o Leixões. Se (se...) partíssemos para as 3 últimas jornadas com 4 pontos de vantagem sobre eles (empate no Marítimo-Braga e vitória nossa), só muito dificilmente nos apanhariam.

O Braga, se perder, ou mesmo empatar na Madeira, fica muito distante de nós, se (se...) ganharmos o próximo jogo. Em seguida, recebem o aflito Paços de Ferreira, vão a casa do Boavista e recebem a Académica.

Temos boas hipóteses de sorrir no fim da época, apesar de todas as vicissitudes, mas temos todos que lutar por isso!

PONTO DA SITUAÇÃO (5): VOLEIBOL FEMININO

Após 3 anos de reinício da sua actividade, o Voleibol Feminino conquistou o seu espaço no Belenenses e entre os adeptos.

Foi uma ascensão a pulso, para mais num clube com tantas modalidades, feita à base de persistência, dedicação, vontade de interagir com os sócios e tê-los a seu lado. Prova disso é, nomeadamente, este espaço, cuja visita regular recomendamos: http://belenensesvoleibol.blogspot.com/ . Também agradecemos a atenção que têm tido ao virem aqui postar mensagens/comentários.

Entretanto, os resultados têm surgido. O ano passado, depois de uma tentativa falhada, deu-se a promoção à A2. Nesta época, tem sido sempre a subir. Começando por se fixar entre as primeiras, a equipa do Belenenses foi-se progressivamente afirmando como a melhor, com uma série muito grande de triunfos. Assim, completou a 1ª e a 2ª Fases em 1º lugar. Fica o registo, que nos agrada, de que essas vitórias não foram feitas apenas de qualidade técnica mas, em várias ocasiões, da capacidade da equipa se transcender, devido ao espírito de grupo, à vontade e à garra que demonstrou nos embates.

Nos dias 25 a 27 de Abril, decorrerá no Pavilhão Acácio Rosa a 3ª Fase da A2, que decidirá o Campeão e a subida à divisão principal, a A1 - e é sempre a ganhar títulos e a disputar a divisão maior que o Belenenses tem que estar.


Esta Fase concentrada integra 3 equipas. Além da nossa, estará o Arcozelo e o Praiense (dos Açores). Provavelmente, esta será a adversária mais difícil. As datas dos jogos são as seguintes:

25 de Abril, às 18h, Belenenses - Praiense
27 de Abril, às 17h, Belenenses - Arcozelo

A um grupo que se soube integrar no Belenenses, temos o dever de integrar no âmbito do nosso apoio. A um grupo que tem dignificado o Belenenses, por todo o país, temos o dever de dar o nosso apoio, nestes momentos decisivos. Temos que estar presentes!
No blog do grupo, consta a seguinte mensagem: "Contamos com o apoio de todos os sócios, adeptos e simpatizantes do CF Belenenses! Temos de aproveitar o facto de jogarmos em casa e a vossa presença é muito importante para nós, acreditem que tudo faremos para deixar o título em casa!". Lá estaremos!

J.

PONTO DA SITUAÇÃO (4): RUGBY

A equipa de Rugby do Belenenses teve um começo fraco ou irregular, quer na Taça de Portugal, em que foi eliminado muito cedo, quer no Campeonato.

Mas, a pouco e pouco, as coisas foram melhorando.

Pela positiva, destaque para as 2 vitórias sobre o Benfica, e para o triunfo sobre o Agronomia (1º classificado da Fase Regular) e sobre o Direito.

A Fase Regular terminou e o Belenenses garantiu um lugar na Final Four, em que se decidirá o Campeão.

Facto insólito, não se sabe se o Belenenses ficou em 2º ou 3º lugar na Fase Regular, porque ainda falta a repetição do Belenenses-Direito, que só terá lugar já com a Final Four a decorrer. Enfim, trapalhadas à pior maneira portuguesa.
O mais importante, contudo, é que o Belenenses pode ser Campeão Nacional de Seniores, o que aconteceria pela 7ª vez na sua história. A última vez foi em 2002.

No próximo sábado disputam-se os jogos Belenenses - CDUL e Agronomia-benfica. No sábado seguinte, têm lugar os mesmos jogos mas em casa dos visitantes de Sábado.

Quem ganhar os 2 jogos, ficará qualificado para a Final. Se cada equipa ganhar um jogo, os critérios de desempate são: 1) somatórios de pontos marcados em ambos os jogos; 2) número de ensaios marcados; 3) Classificação na Fase Regular. As informações actualizadas podem ir sendo acompanhadas aqui: http://belenensesrugby.com.sapo.pt/

Ontem, escrevia um elemento do grupo de trabalho do Rugby:

"Seria uma colossal ajuda ter a Fúria no Restelo. Temos equipa para ser campeões! Só lhe falta apoio...só isso!".

Como queremos ser Campeões, e repetir a festa de 2002, vamos apoiar a nossa equipa no Belenenses-CDUL, Sábado, às 17h!

J.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PONTO DA SITUAÇÃO (3): FUTSAL


Acerca do Futsal, tudo tem sido simples e claro até agora: praticamente, têm sido vitórias e mais vitórias, tem sido uma prestação a todos os tipos exemplar, de todo o grupo.

Afinal, é tão fácil ter a postura correcta!
Note-se, aliás, que a informação está sempre actualizada e disponível em http://www.juliofutsalcfb.com/, cuja visita regular recomendamos.

No Campeonato, à 21ª Jornada, o Belenenses está em 1º lugar, destacado, com uma vantagem de 7 pontos sobre o benfica, 11 sobre o Freixieiro, 15 spbre o Sporting, 19 sobre a Fundação J. Antunes. E faltam apenas 5 jornadas para o termo da Fase Regular!

A próxima jornada tem uma difícil deslocação ao terreno da F.J.Antunes. Se saírmos vitoriosos, é quase certo que terminaremos em 1º a Fase Regular.

O Play-off, que decidirá o título, inicia-se a 24 de Maio. Poderão viver-se momentos inesquecíveis para os belenenses, e vamos certamente criar um ambiente extraordinário, nomeadamente no(s) jogo(s) com o Benfica (o da Fase Regular, será no fim de semana de 10/11 de Maio)...

Entretanto, a nossa magnífica equipa também se apurou para o Final Four da Taça de Portugal, a disputar na Guarda, no fim de semana de 3 e 4 de Maio, e onde se espera um grande momento de belenensismo. Sporting, F.J.Antunes e Modicús são os adversários do Belenenses. O sorteio terá lugar na próxima 6ª Feira, às 12h30m.

Estamos orgulhosamente na luta pela conquista 2 troféus, Campeonato e Taça! A nossa equipa merce e vai continuar a ter todo o nosso apoio!

J.

PONTO DA SITUAÇÃO (2): BASQUETEBOL

Numa modalidade que vive uma crise em Portugal, o comportamento do Belenenses, ao longo da época, foi irregular, mas com sinal menos.


Assim, fomos eliminados sem honra nem glória da Taça da Liga e da Taça de Portugal (neste caso por uma equipa da Proliga). Na Fase Regular do Campeonato, quedámo-nos por um 7º lugar entre 8, parecendo haver vontade perder na última jornada, para evitar os custos de uma deslocação à Madeira. De um possível 5º lugar, resvalámos para o penúltimo.

No play-off da Liga Profissional, a equipa do Belenenses surgiu bem. Cabendo-nos defrontar o F.C.Porto nos 1/4 de Final, começamos por disputar 2 jogos em casa do adversário. No 1º jogo, perdemos (apenas) por 77-74, e no 2º jogo levámos de vencida os portistas por 83-77. Os 3º e 4º jogos terão lugar no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, no dia 18 de Abril (6ª feira), às 21h, e no dia 20 de Abril (Domingo), às 21h15m. Se houver necessidade (ou seja, se nenhuma das equipas já tiver 3 vitórias), o 5º jogo será novanente em Matosinhos, no dia 22 de Abril (3ª Feira), às 21h.

Esperemos, contudo, que se resolva o assunto no Restelo, e a favor do Belenenses, o que seria conseguido com 2 vitórias. A presença e o apoio do público belenense seria importante.

Se a equipa for bem sucedida, e passar às meias-finais, garantaria, se não estamos em erro, o direito aparticipar numa prova europeia. E face aos adversário, pode mesmo chegar-se à final da Liga...