quinta-feira, 31 de julho de 2008

ISTO É O MEU BELENENSES!

O sorteio do Campeonato de Futsal ditou um jogo entre os dois finalistas da época recém-terminada, Belenenses - benfica, na última jornada.

Interrogado se o jogo poderia decidir o título, o Director de Futsal do Belenenses respondeu mais menos isto:

"Queremos fazer ainda melhor que o ano passado. Mas tal como o ano passado me senti revoltado quando a Comunicação Social fazia uma simples bipolarização benfica-sporting para o título, não aceito que este ano se ache que os candidatos são apenas Belenenses e benfica. Há outras excelentes equipas, como o Freixieiro, o Sporting, a Fundação, o Fundão...".

Isto é o "meu" Belenenses, digno e enorme!

(Ainda a propósito de causas comuns... e de quem tem legitimidade para as assumir, porque sempre as assumiu!).

YES, WE CAN!

Podem elementos das claques de dois dos maiores clubes Portugueses (maiores a sério, pelos títulos e pelo trabalho feito, e não por basófia!), o Belenenses e o Vitória de Setúbal, conviver antes e depois de um jogo entre as duas equipas, jantar juntos, passear pela Feira de São Tiago até às tantas, conversar sobre os problemas e sonhos dos seus clubes, com amizade e respeito mútuo, sem por isso deixarem de ser ilimitadamente adeptos de cada um dos seus clubes? Como diz o B.O., "Yes, We Can!".


E sabem porquê? Sabem porque é que é que é possível mas com outros clubes não seria possível, mesmo que num momento particular lhes interesse (dê jeito...) falar em causas comuns - às quais, antes, pouco ou nada ligaram?

É porque Belenenses e Vitória não têm nada a provar a ninguém! É porque têm uma história que fala por si! É porque os seus adeptos não surgiram como um coelho tirado da cartola num anos felizes, e sabem, de experiência feito, o que é a longa e constante luta dos seus emblemas, entre glórias e dificuldades, nos bons e nos maus momentos! Sim, porque quando tudo é fácil e risonho, qualquer um é "adepto"; mas outra coisa é ter passado pelos mares encapelados de muitas décadas, de muitas guerras, de muitos problemas também... e, claro, de muitos feitos, de muitos triunfos, de muita projecção no país e não só (e não só, dizemos bem, porque ainda certa gente nem pensava vir ao mundo, e já o Belenenses vencia os Reais Madrids e os Barcelonas, já o Vitória vencia os Inters e os Liverpools...).

E por isso o respeito mútuo e o sentimento de dignidade própria são absolutamente naturais no pessoal da Fúria Azul e do VIII Exército. Neste tipo de relacionamento, causas comuns são muito mais fáceis...

O JOGO DE SETÚBAL

Já tinhamos saudade do Futebol! É verdade que o Futsal nos envolveu, entusiasticamente, até mesmo ao fim de Junho mas, mesmo assim, já lá ia um mês; e, quanto a Futebol, quase dois meses sem ver o Belenenses jogar. Já tinhamos saudades, imensas, de ver a camisola incomparável e de ouvir o mais belo grito do mundo: "Belém! Belém! Belém!".

Ontem, em Setúbal, matámos saudades. Só foi pena a hora do jogo, ainda com bastante calor, o sol a bater nos olhos, e muita gente que poderia ir e não foi. Sinceramente, não percebo porque se insiste em afastar o adepto do estádio. Sábado, é outra vez às 18h na Amadora, 4ª feira, outra vez às 18h em Odivelas, e o jogo de apresentação, com o Espanhol, no Restelo, é às 17h - em pleno Agosto. É capaz de haver uma boa razão mas, sinceramente, ela se nos escapa.

Tirando isso, foi um jogo-treino bastante bem disputado. Com portas abertas, terão estado no Bonfim uns 1.200 adeptos, entre os quais uns 150 "pastéis" e uma vintena de Furiosos. Houve tempo para um agradável convívio com o pessoal 5 estrelas do VIII Exército, antes e depois do jogo. E assistiu-se a um desafio vivo, condimentado com 4 golos (embora todos com certas culpas das defesas), num interessante contraste de estilos: mais directo o do Vitória; mais trabalhado e apoiado o do Belenenses.



Face a um adversário já com mais jogos, incluindo com equipas britânicas e que (como nós) permanece invencível, o Belenenses deixou boas indicações. Nota-se que há um trabalho sério, que há boa preparação física, que há várias soluções (no meio campo, aparentemente, melhorámos muito em opções face à época passada), que há bons jogadores entre os "novos" e que, com um "matador", o Belém pode fazer bastantes estragos.

Maikon, até ser atirado para fora de jogo por uma entrada mais violenta (no entanto, só o Belenenses levou cartões!) impressionou-nos especialmente, e mexeu completamente com o jogo. Mas confirmou-se também a qualidade de China, Carciano, Vinicius (embora a jogar em posição fora da habitual) e Marcelo (a ganhar ritmo e a prometer ser um caso sério. Ontem, ofereceu o golo a Mano, com muita classe). Rodrigo Arroz não fica isento de culpas no 2º golo sadino mas apostamos nele como uma referência. Esperemos que sim, porque é a Defesa o que nos inspira mais cuidados (bastantes...).

Dos que já estavam no Belenenses, gostámos muito de Silas (e não só pelo golo que marcou) e achámos positiva a actuação de Mano (idem). Este apareceu, curiosamente, a interior direito, repetindo a experiência de Mafra. Teoricamente mais defensivo que Cândido Costa (5 estrelas o que disse sobre certo clubezeco e seu presidente... :-)), surgiu em posições bem mais ofensivas. Também gostámos do jovem Assis.


Repare-se que de fora, por problemas físicos, ficaram ainda Gavilán, Roncatto, Evandro Paulista, João Paulo Oliveira, Sérgio Organista e Carlos Alves. Muito boa gente... Ah, e ontem, no onze inicial, havia 6 portugueses. Já muita merdinha que anda a dar piadas ao Belenenses não pode dizer o mesmo!

Casemiro Mior continua a parecer-nos um senhor! Ele que não hesite em interagir mais com os adeptos! Pode ter a certeza que tem o nosso apreço e o nosso respeito!
Resultado final: 2-2. Marcadores pelo Belenenses: Mano (1-1) e Silas (1-2).

J.

Vitória de Setúbal, 2 - BELENENSES, 2

Empatámos a duas bolas, esta tarde, com o Vitória de Setúbal, em jogo efectuado no Bonfim. Pelo Belenenses marcaram Mano e Silas.

Mais tarde faremos mais comentários sobre a forma como vimos esta partida.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Morte aos Traidores!

É preciso ter uma enorme falta de consideração pelo Belenenses e de carácter para se ter uma atitude deste género:

"Meyong está triste e revoltado com as críticas de que foi alvo, ontem, por parte do Belenenses(...) “não traí ninguém...[palavras do próprio FDP]” "

Depois de tudo o que este jogador passou no Restelo, onde na época passada nos prejudicou altamente (não foi o único culpado mas também foi um deles) , depois de ter garantido várias vezes que viria para o Belenenses estando "apenas a tratar da desvinculação com o Levante", da noite para o dia troca o Restelo por Braga (provavelmente a demora na rescisão não seria mais que um desculpa para negociar a sua ida para Braga) não tendo sequer uma palavra para com os dirigentes do belenenses ou para os seus adeptos, em mais uma manobra de bastidores do nosso ex-treinador Jorge Judas.


Meyong como o traidor Jorge Judas tornou-se um alvo a abater, era curioso que na recepção a esse nojento clube minhoto fosse lembrado a estes 2 traidores que no Restelo são considerados pessoas detestáveis!
C.F.

QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO (VI)


O presidente do Belenenses, Fernando Sequeira, confrontado com um possível interesse em Mantorras, garantiu não pretender o empréstimo do avançado, que pode estar de saída do Benfica. "O Belenenses tem uma história grande, é um clube importante no País, e não podemos hipotecar o futuro com empréstimos. Jogadores emprestados, só em condições de muito interesse para o clube. De Mantorras, não sei, e julgo que não será jogador para nós", garantiu Fernando Sequeira ontem à tarde, no dia da apresentação dos novos equipamentos da equipa de futebol.

O Jogo

Como se diz na Fa Alentejo: "e mai nada"!

FUTSAL: SORTEIO DA LIGA

O Sorteio realizou-se ontem e ditou os seguintes jogos:

1ª J, 06.09.2008: NS Tires – Belenenses
2ª J, 13.09.2008: Belenenses – Sassoeiros
3ª J, 25.10.2008: CA Mogadouro – Belenenses
4ª J, 01.11.2008: Belenenses – Sporting
5ª J, 08.11.2008: MODICUS – Belenenses;
6ª J, 15.11.2008: Belenenses – SL Olivais;
7ª J, 22.11.2008: Freixieiro – Belenenses
8ª J, o1.12.2008: Belenenses – Instituto D. João V
9ª J, 06.12.2008: Fundão – Belenenses
10ª J, 08.12.2008: Belenenses – Fundação Jorge Antunes
11ª J, 13.12.2008: Odivelas - Belenenses
12ª J, 20.12.2008: Belenenses – Alpendorada
13ª J, 04.01.2009: Benfica – Belenenses



As datas da 2ª volta, que saibamos, não foram divulgadas. Aliás, quem sabe, podem sempre ser mudadas ao jeito da Federação, da Sagres, da SIC e dos queridos da 2ª circular.

Note-se a interrupção entre a 2ª e a 3ª jornada, por causa da participação da Seleccão Nacional no Mundial. Quem sabe se lá estarão dois jogadores do Belenenses? Ou três? Ou quatro? :-)

É impressionante concentração de jogos nos primeiros dias de Dezembro: quatro jogos em 13 dias.

A nossa visita ao Freixo é no Sábado, dia 22 de Novembro: é uma oportunidade para rever bons amigos e assistir a um espectáculo como deve ser.

Esperamos que o Belenenses vá surgir ainda mais forte que o ano passado. Supomos que sim. Dia 7, aquando da apresentação, ficaremos a saber melhor. No entanto, vamos ser um alvo a abater desde início. Desde logo, com qum luta com outras armas: os clubes da 2ª circular. Num plano bem diferente (em dignidade), há que contar com o outro finalista da verdade do ano passado, o Freixieiro, que perdeu uma peça importante mas decerto surgirá forte como de costume, com a FJAntunes, em renovação, ou mesmo com um Fundão (onde vai alinhar o sempre "nosso" Vinicius).

Depois da brilhante época do ano passado, queremos vitórias e troféus. Mas não esperemos facilidades, favas contadas, goleadas a toto e a direito, impossíveis invencibilidades. O nosso apoio vai ser ainda mais necessário.

terça-feira, 29 de julho de 2008

ANDEBOL: SORTEIO DA TAÇA EHF

No complexo sistema de provas europeias de Andebol (Taça dos Campeões, Taça EHF, Taça Challenge e Taça das Taças), ao Belenenses, por via do seu 3º lugar na última Liga, cabe participar na Taça EHF. (Quase somos levados a desejar que tivéssemos ficado um lugar mais abaixo, participando na bem mais acessível Taça Challenge).


Lembremos que desta vez não se repete a triste situação de há 2 anos, quando renunciámos a idêntica participação, por falta de verbas...

Recordemos também que o Belenenses, como sempre, tem pergaminhos neste âmbito: já venceu equipas poderosas nestas competições, e foi mesmo a 1ª equipa Portuguesa a ganhar fora, bem como a 1ª equipa Feminina do nosso país a participar. Isto pode interessar pouco à malta dos três metralhas ou-de-novos-ricos-enquanto-são-novos-ricos-mas-é-verdade-e-ninguém-nos-pode-tirar.

Falta-nos, porém, ir ainda mais longe. Sempre o preconizámos. Sabemos que este ano (de transição?) será difícil mas a vontade não pode faltar... Não pode, não deve!

E quanto ao sorteio?

Saiu-nos na "rifa" a equipa do HC Berane. O nome pode dizer pouco mas não é grande prenda. É o campeão do Montenegro, país que é uma potência mundial (como ainha há pouco a Selecção Nacional experimenou dolorosamente na pele), com a poderosa ecola da ex-Jugoslávia.

Além do mais, o Berane tem vasta experiência internacional, e cair à primeira é coisa a que está pouco habituado...


Quer dizer que estamos "arrumados"? Longe disso. É verdade que o Beran é o campeão do Montenegro mas vários dos melhores jogadores desse país estão "emigrados". É verdade que tem elementos com muita experiência, até pela idade, mas o Belenenses pode tornear isso com a sua juventude (e maior velocidade), enquadradas pela experiêcia de um Hugo Figueira ou de um Pedro Matias.

E além disso... o primeiro jogo é o Montenegro, a 11 ou 12 de Outubro e o segundo jogo é no Restelo, a 18 ou 19 de Outubro (Sábado ou Domingo). Na 2ª mão, em casa, podemos fazer a diferença, como lembrou o treinador João Florêncio.

(Lembramos, já agora, que o jogo de apresentação aos sócios do Belenenses é já na 4ª feira, dia 6, às 20h30m, no Pavilhão Acácio Rosa. Ou seja, é vir do Futebol em Odivelas e rumar para o Andebol...).

ANDEBOL - CALENDÁRIO DA LIGA

Efectuou-se já há cerca de duas semanas atrás o sorteio da Liga de Andebol, cujos jogos terão início em 30 de Agosto.

O alinhamento das jornadas proporcionou os seguintes resultados relativamente ao Belenenses:

1ª J Águas Santas - Belenenses
2ª J Belenenses - S.Bernardo
3ª J Madeira SAD - Belenenses
4ª J Sporting - Belenenses
5ª J Belenenses - ISAVE*
6ª J FC Porto - Belenenses
7ª J Belenenses - SC Horta
8ª J Benfica - Belenenses
9ª J Belenenses - ABC

10ª J Belenenses - Águas Santas
11ª J S.Bernardo - Belenenses
12ª J Belenenses - Madeira SAD
13ª J Belenenses - Sporting
14ª J ISAVE* - Belenenses
15ª J Belenenses - FC Porto
16ª J SC Horta - Belenenses
17ª J Belenenses - Benfica
18ª J ABC - Belenenses

* A participação do ISAVE está ainda condicionada.


Como se pode ver, a primeira volta reveste-se de bastante dificuldade. Jogamos fora com todos os outros candidatos, à excepção do ABC. Temos 5 jogos fora e só 4 em Casa. Nos 4 primeiros jogos, alinhamos como visitantes em 3.

Deste modo, temos que saber ser pacientes com a nossa jovem equipa. Até porque no fim é que se fazem as contas...

Por estes dias, falaremos dos sorteios da Taça EHF em Andebol (já efectuado) e, também, das Ligas de Futsal e de Basquetebol (que têm ambos lugar hoje à tarde).

PROVA DE DANIELA INÁCIO NOS JOGOS OLÍMPICOS

É às duas horas da manhã (hora portuguesa) de 20 de Agosto.

Todos os sonhos são possiveis! Todos, até os de metais preciosos (que ficam sempre bem sobre azul).

É aproveitar a onda! Força, Daniela!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

FUTEBOL: BREVES REFLEXÕES

Ainda só se disputaram dois jogos de preparação mas aqui ficam umas primeiras considerações.


Muito trabalho esperava (e espera) Casemiro Mior e restante equipa técnica. Um plantel com tanta gente nova é sempre um bico de obra. Neste blog evitam-se considerações de política clubística mas não se pode deixar de pensar que houve muita incúria - se não mesmo, em algum caso, traição -, nomeadamente em Janeiro.

Por isso, reconstituir o plantel, num quadro de dificuldades financeiras, e sem dinheiro do Estado, Regiões Autónomas ou a Câmaras a ser injectado, seria sempre muito difícil.

Parece que vamos ter um meio campo mais forte que a época passada, com bastante mais opções que o ano passado. Vinicius parece craque, Maykon e Edmilson (internacional sub-20 do Brasil) prometem, Sérgio Organista é bem vindo e espera-se que comece a jogar. O defunto Amorim era suplente dele nos sub-21.

A defesa das nossas preocupações, depois de tantas saídas, tem novos valores de qualidade. China, Carciano e Rodrigo Arroz (com a escola do Flamengo, tal como Vinicius) são jogadores seguros. Baiano tem grande margem de progressão e ainda falta ver Vanderley. O seu físico, pelo menos, impõe respeito... Matheus, não comento...

À frente, apesar de se ver que Marcelo é bom jogador - e ainda está sem ritmo -, apesar das promessas de juventude de João Paulo, Roncatto, Evandro Paulista (azarado, novamente) e Júnior Negão, estão agora as nossas maiores preocupações. Falta um "matador". Se ou quando ele vier, oportunidades para facturar não lhe devem faltar...

Os dois próximos jogos, em Setúbal e na Amadora, na apresentação das equipas locais, suscitam-nos bastante expectativa. São equipas já mais fortes, com preparação mais adiantada e que, sobretudo o Vitória, têm dado boas indicações. Além do mais, quererão brilhar ante os seus sócios. O domínio do jogo vai ser mais repartido, a nossa defesa vai ser mais testada, talvez os atacantes tenham mais espaços. Dois bons testes que vêm aí, 4ª feira e Sábado...

Resultados de uma Sondagem

A Pergunta era:

QUE FAZER DEPOIS DE NOS SER DADA RAZÃO NO CASO PEDRO CARY?

Resultados:

1. Pedir Indemnização - 29 votos 56%
2. Impugnar o Campeonato e pedir Indemnização - 18 votos 35%
3. Impugnar o Campeonato - 2 votos 3%
4. Nada
~Sinceramente não sei - 1 voto 2%


PORQUE É QUE NUNCA DIZEM QUE O BELENENSES JÁ GANHOU O TORNEIO DO GUADIANA?

... E que, por acaso, a organização apanhou um grande melão (a festa estava preparada para os lamps)?

...E, talvez por isso, nunca mais pagavam o cachet?

...E, talvez por isso, não mais nos convidaram?


domingo, 27 de julho de 2008

Mafra, 0 - Belenenses, 2

Segundo jogo treino, segunda vitória, se bem que nestes jogos o resultado é o que menos interessa para os técnicos.


Com cerca de mil adeptos do Belenenses presentes em Mafra, entre eles quase 50 Furiosos, a nossa equipa venceu com golos de Maykon, aos 10m e de Baiano aos 70m.



Nestes dois jogos, quase todos os jogadores actuaram algum tempo. Na equipa de ontem, quase toda nova em relação à que iniciou o jogo com o Atlético, estrearam-se Edmilson e Marcelo, ambos com exibições positivas. Devida a lesões ou faltas de ritmo, estão ainda por estrear Roncatto, os reforços Sérgio Organista e Vanderley e, ainda, Carlos Alves (regressado do empréstiomo ao Atlético). O caso deste último é mais complicado. Quanto aos três restantes, espera-se que possam alinhar ao menos em algum dos jogos desta semana que está a entrar.


Em Mafra, a exibição foi agradável, e só faltaram mais golos...

DE REGRESSO

A partir de hoje, o Blog da Fúria Azul Olivais regressa ao ritmo habitual!...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

BELENENSES, 2 - Atlético, 1. A estreia

Em jogo treino disputado ontem à tarde no campo nº2 do Restelo, perante cerca de mil pessoas (o tipo do Record será cegueta, asno, ou quê?), o Belenenses venceu o Atlético por 2-1, com golos de Evandro Paulista e Fredy.

Entre os novos, destaque para Carciano, Vinicius e mesmo Rodrigo Arroz, além do ainda júnior Fredy. Já se sabe que nestes jogos as substituições são mais que muitas mas assim mesmo foi possível ter uma primeira ideia do que poderão vir a valer alguns dos novos jogadores.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

É hoje! BELENENSES - ATLÉTICO

É apenas um jogo treino mas a "fome de bola" torna-o aliciante. Hoje (4ªfeira), às 17h30, no Restelo, dá-se o primeiro jogo da época do nosso Belenenses, com o Atlético (um adversário digno e de respeitável história!).

Com muitos jogadores novos, tanto os que vêm de fora como os que ascenderam dos juniores, é especialmente importante ter à mão a lista dos números constantes das camisolas. Aqui está ela:

1 - Assis
2 - Diego
3- Carciano
4 - Matheus
5 - China
6 - Gabriel Gómez
7 - Edmilson
8 - Maykon
9- João Paulo
10 - Silas
11 - José Pedro
13 - Rodrigo Arroz
14 -Mendonça
15 -Baiano
16 - Tiago Almeida
17 - Marcelo
18 - Mano
19 - Wallacy
20 - Sérgio Organista
21 - Roncatto
22 - Fredy
23 - Alício Julião
24 - Thiago Schmidt
25 - Roncatto
26 - Vinícius
27 - Cândido Costa
28 - Tiago Figueiredo
29 - André Almeida
30 - Romário
33 -Vanderley
37 - Júnior Negão
73 -Costinha
88 - Carlos Alves
99 - Júlio César

E não se esqueçam: a partir das 11h, há arrumaçoes na sede da Fúria Azul!

terça-feira, 22 de julho de 2008

PETIÇÃO

Apelamos a que os adeptos do Belenenses assinem a petição que em baixo se apresenta.

O facto de esta particular iniciativa ter nascido em espaços do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga, não deve, de modo nenhum ser impeditivo. É verdade que alguns adeptos bracarenses têm tido para connosco comportamentos abaixo de nojo (muitos deles nem fraldas tinham quando o Belenenses os ajudava... ex: quando o Vítor Manuel vinha cá pedir o Luís Reina, etc.); mas não podemos tomar o todo pela parte, por significativa que esta seja. E neste pontos, eles partilham das nossas razões (ver, aliás, post anterior). Quanto aos vimanarenses, as boas relações, de respeito mútuo sem complexos, são de quase sempre. Ainda no último jogo no Restelo, os seus adeptos receberam as boas vindas e o nosso aplauso, com a dignidade que sempre nos distinguiu e que só os ignorantes desconhecem.

Para que conste, esta é uma causa querida aos Belenenses. Porque nós não enfrentamos os três clubes de estado em alguns bons anos: temos essa luta há 90 anos, desde a nossa nascença. O Presidente de então do Benfica sentenciou-nos com um mês de vida... Diga-se o que disser, o grande bastião da resistência e do desafio, permanente, foi e é o Belenenses. Sem desprezar ninguém...

Sim, sem desprezar ninguém, porque ainda há 4 ou 5 anos, quando o União de Leiria foi também ignorado no seu trajecto vitorioso na Taça Intertoto, nos blogues azuis de então (não só por isso mas também por isso) organizou-se um movimento que fez chegar centenas e centenas de mails a jornais e televisões, protestando contra esta prepotência oligárquica dos "três da vida airada". A blogsfera ainda não tinha a expansão de hoje mas demos o exemplo. (Lembremos também o Liga 33, que julgamos ter tido dedo de Belém). O Belenenses sempre foi pioneiro... sem que, por isso, devamos cooperar com quem tem as mesmas razões.

E então, aqui fica:
(clique na imagem para assinar a petição )Photobucket


segunda-feira, 21 de julho de 2008

JÁ TRESanda!!!

O Sporting de Braga venceu na Turquia em jogo da Taça Intertoto e colocou-se em muito boa posição para entrar na Taça Uefa.

Este podia ser o pretexto para exprimir novamente a minha tristeza e revolta para os que, dentro do Belenenses, se marimbaram para a Taça Intertoto, preferindo que não fôssemos lá, apresentando, entre argumentos subjectivos e discutíveis, factos truncados: que quando participámos nessa prova fizémos más épocas a seguir. É falso, porque se uma época foi medíocre (9º lugar), a outra foi boa (3º lugar - e não, não foi nos tempos em que um 3º lugar era decepcionante para o grande Belenenses).

Mas a questão é outra.

Os bracarenses representaram-se, antes de tudo, a si mesmos, mas também ao futebol nacional: são uma equipa portuguesa. E, no entanto, nenhuma televisão do nosso país, incluindo a televisão pública, se dignou transmitir o jogo. A mesma RTP, contudo, não deixou de transmitir o "emocionante" Estoril-Benfica, a contar para a "Taça do raio que os parta". E digam lá o que disserem, transmitiria, quer o jogo tivesse sido no Estoril, no Estádio do Algarve, em Madagáscar ou no Suriname.


Isto, aliás, porque tinha que se alinhar os seus queridos "três grandes" (e muito menos, podia faltar o "mais querido" dos três), conforme anúncio repetido até à exaustão. Eu, cidadão contribuinte, gostava muito de saber quem declarou oficialmente se há três grandes, ou dois, ou um, ou quatro, ou cinco, ou dez, ou cinquenta, ou trezentos, ou mil.

QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO (VI)

Roncatto:


"Durante os treinos reparei que, também aqui no Algarve, existem adeptos do Belenenses, estando sempre muitas pessoas assistindo. Para mim isso é muito importante para eles verem o que estamos fazendo e trabalhando".

domingo, 20 de julho de 2008

JOÃO PAULO OLIVEIRA

Por teres sempre respeitado o Belenenses,

por teres muito futebol para dar,
por mereceres muito mais oportunidades,


Estamos contigo, João Paulo! Vamos aos golos!

TESOURINHOS DEPRIMENTES

Empate épico do benfica com o Estoril (segundo o Record)

sábado, 19 de julho de 2008

RUGBY: QUATRO JOGADORES DO BELENENSES SÃO CAMPEÕES EUROPEUS

Vencendo na final o País de Gales por 26-12, depois de já ter ultrapassado Roménia, Espanha, Alemanha, Rússia, Geórgia e Irlanda, a Selecção Nacional de Sevens conquistou o título de Campeã Europeia.


Presentes na Selecção estiveram 4 jogadores do Belenenses: Diogo Mateus (o capitão), David Mateus, Sebastião da Cunha e Pedro Silva.

Lamenta-se que a Comunicação Social, sempre tão pressurosa a referir os clubes dos jogadores, nas selecções das várias modalidades, quando são maioritários os três eucaliptos, passe completamente por alto a predominância do Belenenses nestes campeões europeus.


É assim que se constroiem e destroiem e se impedem de construir reputações... Sejam honestos e não escondam que o Belenenses ainda é uma grande potência desportiva de Portugal!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Honrar o Passado!



Vicente e Matateu em estátua no Restelo
As duas maiores glórias do Belenenses, os irmãos Vicente e Matateu, podem vir a ter uma estátua no Estádio do Restelo. Essa é a intenção do grupo de associados do Belenenses que ontem se juntou na Costa de Caparica num almoço de solidariedade para Vicente. Segundo José Manuel Anes, presidente da mesa da Assembleia Geral "tudo o que se faça pelo Vicente é sempre pouco. Futebolisticamente ele foi um grande jogador, mas como homem é ainda maior", afirmou o dirigente. Sem palavras estava o próprio Vicente, que foi levado por "engano" para o restaurante. "Estou surpreendido, não estava à espera. Agradeço a todos o apoio que me estão a dar, fico muito feliz", confidenciou a O JOGO a antiga glória dos azuis, que espera que o actual plantel faça "melhor que no ano passado".

Um clube deve sempre lembrar e honrar o seu glorioso passado para que a mística e o amor pelo mesmo seja transmitido entre as novas gerações. É por isso que concedemos todo o nosso apoio, aqueles que honraram e suaram as suas camisolas por um amor genuíno ao belenenses e não agiram de forma mercenária como muitos dos "hérois" de hoje. Embora seja díficil avaliar se de facto estes dois irmãos foram os melhores jogadores do belenenses, parece-me uma justa homenagem que todos devemos apoiar.

C.F.
(Foto retirada do Blog http://belematemorrer.blogspot.com/ )

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Modernização

Infelizmente após uns dias de alguma expectativa o site do clube manteve-se no mesmo fraco formato que até aqui tinha tido. Estas e outras pequenas questões que podem facilmente ser resolvidas, não devem nem podem esperar muito mais......(outra é o pagamento de quotas por débito directo em conta, quantos lampiões conheço eu que ainda só são sócios porque não estão para se dar ao trabalho de anular essa forma de pagamento).

C. F.

BELENENSES: A grandeza que se prova em factos!

Quando te disserem que o Belenenses é pequeno, quando te disserem que o Belenenses não é grande, muito grande, nega-o com toda a força e convicção, nunca te fiques, argumenta com provas, factos e números. Não é grande quem inventa que é; é grande...quem é mesmo!

Eis o que de mais importante se passou no Belenenses, ano por ano:


1919

Fundação do Clube.
Primeira Assembleia Geral.
Início da actividade no Futebol.

1920
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol.
Vitórias nos primeiros jogos com Benfica e Sporting.
Conquista da Taça “Mutilados da Guerra” (final, vitória 2-1 sobre o Sporting).

1921
Vitória 2-0 sobre o Sevilha, no 1º jogo internacional de Futebol.
1ª vitória sobre o F.C.Porto (3-0).
Augusto Silva ingressa no Belenenses.
Conquista da Taça Belenenses / Sporting / Porto, em Futebol.
Início de actividade do Atletismo.
Belenenses é determinante na constituição da Associação de Atletismo de Lisboa.
Início de actividade do Ciclismo.

1922
Primeiro jogador do Belenenses (Alberto Rio) na Selecção Nacional de Futebol (no 2º jogo desta).
Conquista da Taça “O Século” em futebol (final, vitória 2-1 sobre Benfica).
Último jogo de Artur José Pereira.

1923
Posse definitiva da imponente Taça “Mutilados da Guerra”, em Futebol.

1924
Conquista da Taça Camões, em Futebol (vitória sobre o Sporting, na final)

1925
Vice Campeão de Lisboa em Futebol.
Início da actividade da Natação.

1926
Campeão de Lisboa, em Futebol.
Vice-Campeão de Portugal, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Futebol.
Início da actividade do Pólo Aquático.
Um dos mais famosos “quartos de hora à Belenenses” (de 1-4 para 5-4 em jogo com Benfica), em Futebol.
Início da actividade do Ciclismo Feminino.
Primeiro praticante do Belenenses (Severo Tiago) a integrar a Selecção Nacional em Atletismo.
Primeiro praticante do Belenenses (Matos Henriques) a bater um Record Nacional de Atletismo.
João da Silva Marques vence Travessia do Tejo, em Natação.
Posse dos Terrenos das Salésias.
Clube tem 1659 sócios.

1927
Campeão de Portugal de Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa, em Futebol.
Pepe marca 2 golos na vitória da selecção nacional sobre a França e é levado em ombros no final.
Início da Actividade do Basquetebol.
Início da Actividade do Ténis de Mesa.
Ciclistas do Belenenses participam na 1ª Volta a Portugal em Bicicleta.
Começo das obras de construção do Estádio nas Salésias.
Nova sede na Rua da Junqueira.
Surgem as 2 primeiras filiais do Belenenses.

1928
O Belenenses é o clube mais representado na Selecção Nacional de Futebol que brilhou nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, com Augusto Silva, Pepe, César de Matos e Alfredo Ramos.
Realiza-se o primeiro jogo nas Salésias.
Vice Campeão de Lisboa de Pólo Aquático.
António Augusto Carvalho ganha Campeonato Nacional de Fundo, em ciclismo.
Primeiro Jogo de Basquetebol.
Início da actividade do Râguebi (1º jogo, vitória 11-0 sobre o Benfica).
Início da Actividade do Hóquei em Campo.

1929
Campeão de Portugal em Futebol.
Campeão de Lisboa em Futebol.
Pepe marca 10 golos num jogo do Campeonato de Lisboa, o que constitui record de todos os Campeonatos.
Primeiro jogo do Belenenses disputado fora de Portugal.
O Belenenses passa a ser o clube com mais jogadores representados na Selecção Nacional de Futebol, o que manterá até 1935.
Augusto Silva torna-se Capitão da Selecção Nacional.
Vice-Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Masculinas.

1930
Campeão de Lisboa em Futebol, com record de golos marcados num só campeonato.
Pepe obtem 36 golos no Campeonato de Lisboa, record de todos os campeonatos.
Semifinalista do Campeonato de Portugal, em Futebol.
Vitória 3-0 sobre o Real Madrid, em Espanha.
Abertura de filial em Paris.

1931
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol.
Inauguração do corpo central de bancadas no Estádio das Salésias.
Abertura de delegação na baixa lisboeta.
Clube atinge 2.000 sócios.
Morte de Pepe, com funeral acompanhado por muitos milhares de pessoas, entre as quais Zamora, e muitas mensagens de vários países.

1932
Campeão de Lisboa em Futebol.
Vice Campeão de Portugal em Futebol (com vitórias por 6-0 e 9-0 sobre o Sporting nos oitavos de final).
Início da actividade do Andebol.
João da Silva Marques apurado para os Jogos Olímpicos, em Natação. Não chega a participar por falta de verbas.
Inauguração do Monumento a Pepe.

1933
Campeão de Portugal em Futebol.
Vice Campeão de Lisboa em Futebol.
Pela 6ª vez consecutiva, melhor ataque do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Râguebi.
Clube torna-se Oficial da Ordem da Benemerência.
O número de filiais e delegações ascende a 27.

1934
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol.
Campeão Infantil (equivalente a actuais Juniores) de Lisboa, em Futebol.
Augusto Silva torna-se o jogador com mais internacionalizações na Selecção de Nacional de Futebol, título que manterá durante 16 anos.
Homenagem do Desporto Nacional a Augusto Silva.
Mariano Amaro estreia-se no Belenenses.
Militão Antunes vence primeiro Lisboa-Porto, em Ciclismo.
Bancadas do Estádio das Salésias são aumentadas.
Construção de Pista de Atletismo nas Salésias, a melhor do país.
Clube torna-se comendador da Ordem Militar de Cristo.
Atinge-se o número de 2.900 sócios.

1935
4º lugar no 1º Campeonato da I Liga de Futebol.
Melhor Goal-Average no Campeonato da I Liga de Futebol.
Melhor Ataque no Campeonato da I Liga de Futebol.
Belenenses continua a ser o clube mais representado na Selecção Nacional de Futebol, desde o início da sua actividade.
Início da actividade do Basquetebol Feminino.
Atinge-se o número de 33 filiais e delegações.

1936
Vice Campeão de Portugal, em Futebol.
Vice Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão de Lisboa, em Basquetebol Feminino.
Campeão de Lisboa de Corta Mato, por Equipas.
João da Silva Marques, recordista Ibérico, em Natação.
Joaquim Manique ganha o Campeonato Nacional de Fundo, em Ciclismo.
Início de actividade do Hóquei em Campo Feminino.
Inauguração da cobertura das bancadas no Estádio das Salésias.
Construção do campo de treinos nas Salésias.
Clube ultrapassa os 4.000 sócios.

1937
2º Lugar no Campeonato da 1ª Liga de Futebol.
Melhor conjunto de pontos nas quatro categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Semifinalista do Campeonato de Portugal, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino.
Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol Masculino.
Vice-Campeão de Lisboa em Pólo Aquático.
Vice-Campeão de Lisboa em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa em Ténis de Mesa.
João da Silva Marques, recordista nacional de 100, 200 e 400 metros bruços.
Lucília Silva, campeã nacional em Basquetebol e Atletismo.
Maria Júlia Silva, campeã nacional em Atletismo e Natação.
Salésias tornam-se 1º campo relvado de Portugal.

1938
Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino.
Início da actividade do Voleibol.
O Belenenses é determinante na fundação da Associação de Voleibol de Lisboa.
Campeão de Lisboa de Ténis de Mesa.
Vice Campeão de Lisboa em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Corta-Mato por Equipas.
Manuel Nogueira, Campeão Nacional de Corta Mato.
Manuel Nogueira, Campeão de Lisboa de Corta Mato.
Manuel Nogueira, Campeão Nacional de 1500 e 5000 metros
Lucília Silva, campeã nacional de Atletismo em três provas.
Atletas do clube detêm 5 records nacionais de Atletismo.
Belenenses ganha a estafeta Cascais-Lisboa em Atletismo.
Joaquim Manique, Campeão Nacional de Fundo, em Ciclismo.
Estádio das Salésias é pela primeira vez palco de jogo da Selecção Nacional de futebol, que ali disputará todos os encontros realizados em Portugal até 1942.

1939
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol.
4º Lugar no primeiro Campeonato Nacional de Futebol.
Campeão de Portugal, em Basquetebol Masculino.
Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol Masculino.
Campeão de Portugal, em Basquetebol Feminino.
Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino (pela terceira vez consecutiva).
Campeão Nacional de Corta-Mato por equipas.
Manuel Nogueira, Campeão Nacional de Corta-Mato.
Estádio das Salésias aumenta capacidade para 21.000 pessoas.
Final da primeira Taça de Portugal disputa-se nas Salésias.
Clube tem 26 filiais e delegações.

1940
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol.
Finalista da Taça de Portugal em Futebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Andebol (de 11).
Vice-Campeão de Lisboa de Hóquei em Campo.
Campeão Nacional e de Lisboa de Corta-Mato por Equipas.
Manuel Nogueira, Campeão Nacional de Corta-Mato.
Manuel Nogueira, Campeão Nacional de 5.000 metros (pela terceira vez) e 10.000 metros (pela segunda vez) em Pista.
Inicia-se publicação de Boletim mensal.
Beneficiação da pista de Atletismo nas Salésias.

1941
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Ataque no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Defesa (2ª vez consecutiva) no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Goal-Average no Campeonato Nacional de Futebol.
Finalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Andebol (de 11).
Vice-Campeão Nacional de Andebol (de 11).
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Corta-Mato, por equipas.
Vice.Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Lucília Silva, Campeã Nacional em quatro diferentes provas de Atletismo.
Iluminação do Campo de Basquetebol nas Salésias.
Clube tem 33 filiais e delegações.
Ultrapassada o número de 400 troféus conquistados.

1942
Vencedor da Taça de Portugal, em Futebol, após terceira presença consecutiva na Final (triunfo por 2-0 sobre o Vitória de Guimarães).
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Campeão de Lisboa em Andebol (terceiro título consecutivo).
Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Vice-Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Festa de homenagem a Artur José Pereira.

1943
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol (4ª presença consecutiva no pódio).
Melhor Ataque no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Goal-Average no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Ataque e melhor Defesa no Campeonato de Lisboa de Futebol.
Melhor conjunto de pontos nas quatro categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Campeão de Lisboa, em Andebol.
Vice Campeão de Portugal, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Râguebi.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
António Pereira, Campeão Nacional de 110 metros barreiras pela terceira vez (segunda consecutiva).
Campeão de Lisboa de Basquetebol Feminino.
Ana Linheiro vence Prova Paço d’Arcos-Cascais, em Natação.
Maria Lopes Mendes vence Travessia do Tejo, em Natação.
Morte de Artur José Pereira, principal fundador do Belenenses.

1944
Campeão de Lisboa, em Futebol.
Melhor conjunto de Pontos nas quatro categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Finalista da Taça de Portugal em Basquetebol.
Campeão de Portugal em Equipas Femininas de Atletismo.
Campeão de Lisboa em Equipas Femininas de Atletismo.
Vice-Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Ana Linheiro bate três records nacionais, em Natação.
Maria Helena Mendes vence Travessia do Tejo, em Natação.
Francelina Moita, Recordista Ibérica de Lançamento do Dardo.
Celebração das Bodas de Prata.
Clube tem 36 filiais e delegações, cerca de 5000 sócios e 500 troféus.

1945
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Maior número de golos marcados num só jogo do Campeonato Nacional de Futebol – 15, record que se mantém.
29 golos marcados em 2 jogos seguidos do Campeonato Nacional de Futebol.
Campeão de Lisboa em Futebol.
Melhor conjunto de Pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Vice Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Empate 2-2 em Espanha e vitória por 1-0 nas Salésias, contra o Real Madrid, em Futebol.
Campeão Nacional de Basquetebol.
Vencedor da Taça de Portugal, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Campeão de Lisboa, em Ténis de Mesa.
Ana Linheiro é Campeã e Recordista Nacional dos 100 metros livres e 100 e 200 metros costas em Natação, e ainda recordista Júnior de 200 metros livres.
Ana Linheiro vence Travessia da Póvoa, em Natação.
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
Primeiro jogo Internacional de Andebol, em Portugal, tem lugar nas Salésias.
Final da Taça de Portugal, em Futebol, disputa-se nas Salésias pela 5ª vez.
Clube atinge 6.800 sócios.

1946
Campeão Nacional de Futebol.
Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol.
Invicto nos jogos em casa do Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor conjunto de Pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
6 jogadores do Belenenses presentes na vitória da selecção nacional de Futebol em jogo contra a França.
Feliciano é considerado “o melhor defesa central da Europa” pela Imprensa francesa.
Campeão de Lisboa em Andebol (de 11).
Finalista da Taça de Portugal em Basquetebol (3ª vez consecutiva).
Campeão de Lisboa em Basquetebol Masculino (2ª vez consecutiva).
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Vice-Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Vice Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
Clube tem cerca de 9.000 sócios.
Atinge-se o número de 39 filiais e delegações.
Notificação de que terá de deixar as Salésias.

1947
Melhor defesa no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor defesa do Campeonato de Lisboa, em Futebol, pela quinta vez consecutiva.
Campeão Nacional de Juniores, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa, em Andebol (de 11).
Vice Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Vice-Campeão de Lisboa em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
O Belenenses é convidado para inaugurar o Estádio do Real Madrid, o clube de Futebol mais bem sucedido de sempre.
Direcção lança campanha para se chegar aos 12.000 sócios.
O clube tem 500 atletas e 580 troféus.

1948
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Melhor Defesa do Campeonato Nacional de Futebol, pela segunda vez consecutiva.
Finalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Melhor conjunto de Pontos nas quatro categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Despedida de Mariano Amaro, vítima de doença.
Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas (ganhando todas as provas).
Campeão Nacional em Andebol (de 11).
Francelina Moita, Recordista Ibérica de Lançamento do Dardo.
Campeão de Lisboa em Andebol de 11, pela quarta vez (segunda consecutiva).
Vice Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Acácio Rosa, primeiro seleccionador e treinador da Selecção Nacional de Andebol, presente no Campeonato do Mundo.
Ginástica tem 256 praticantes.

1949
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Joaquim Branco, detém três Recordes Nacionais e um Ibérico de Atletismo.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Corta-Mato.
Vice-Campeão de Lisboa, em Andebol.
Vice-Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
Construído Ginásio nas Salésias.
Construída pista de Ciclismo nas Salésias, onde se conclui a Volta a Portugal desse ano.
Definição do local (uma pedreira) onde viria a ser construído o Estádio do Restelo.
Jornal passa de mensal a quinzenal.
Clube tem quase 600 praticantes e 43 filiais e delegações.

1950
Augusto Silva ainda é o mais internacional de todos os jogadores portugueses de Futebol.
Vitória por 2-1 sobre o Borússia de Dortmund, em casa deste.
Vitória por 4-1 sobre o Deportivo da Corunha.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Vice-Campeão de Lisboa, em Andebol.
Clube atinge 761 praticantes.
Governo Francês concede medalha de ouro a Acácio Rosa.

1951
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Vic- Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Matateu ingressa no Belenenses, marca 2 golos no seu primeiro jogo oficial (vitória 4-3 sobre Sporting) e é levado em ombros no final (no dia em que o clube completa 32 anos).
O Belenenses é o 2º clube com mais jogadores representados na Selecção Nacional de Futebol desde o início da sua actividade.
Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Masculinas.
Campeão de Lisboa de Corta Mato, em Equipas Seniores Masculinos.
Campeão de Portugal de Corta Mato em Equipas Seniores Masculinos.
Campeão de Portugal de Corta Mato em Equipas Seniores Femininas.
Campeão de Portugal de Corta Mato em Equipas Juniores Masculinos.
Joaquim Branco detém oito recordes nacionais, em Atletismo.
Vice-Campeão de Lisboa em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol (segunda vez consecutiva).
Abertura de delegação na Avenida da Liberdade (Lisboa), com serviços médicos e de secretaria.
O arquitecto Carlos Ramos é contratado para elaborar o projecto do Estádio do Restelo.

1952
Invicto nos jogos em casa do Campeonato Nacional de Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Di Pace ingressa no Belenenses.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol ( terceira vez consecutiva).
Campeão Infantil de Lisboa, em Basquetebol.
Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas (sexto título, e quinto consecutivo).
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Homenagem à atleta Georgete Duarte.
Rui Ramos faz 15,54 no triplo salto, segunda melhor marca europeia e terceira mundial da época, terceira europeia de sempre e record nacional pelo longo período de 14 anos.
Rui Ramos participa nos Jogos Olímpicos, disputando o Triplo Salto (10º lugar).
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
Fundação da Tertúlia do Belenenses, no Porto.

1953
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Matateu é o melhor marcador no Campeonato Nacional de Futebol.
Conquista da Taça “Lisboa” em Futebol, em disputa com Benfica, F.C. do Porto e Sporting.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Em Atletismo, são batidos seis recordes nacionais masculinos e um feminino, por atletas do Belenenses, durante o ano.
Festa de homenagem a Joaquim Branco.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 7).
Vice-Campeão de Lisboa de Andebol (de 7).
Vice-Campeão de Lisboa em Voleibol Feminino.
Começo da construção do Estádio do Restelo.
Morte de Henrique Costa, o sócio nº 1.

1954
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Vice Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Vicente ingressa no Belenenses.
Fernando Riera torna-se treinador principal do Belenenses.
Festa de despedida de Feliciano.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Basquetebol.
Vice-Campeão de Lisboa, em Voleibol Feminino.
Belenenses é sócio fundador da Federação Portuguesa de Badminton.
Fernando Stock e Manuel Palma, Campeões Nacionais e Ibéricos de Motorismo.
Rui Ramos chega à final de Triplo Salto dos Campeonatos Europeus de Atletismo e é considerado o melhor atleta português pelo jornal “World Sports”.
Jornal do clube é semanal, com 16 páginas.
Clube tem 45 filiais.

1955
Segundo lugar no Campeonato Nacional de Futebol (título perdido a 4 minutos do fim).
Matateu é o melhor marcador no Campeonato Nacional de Futebol.
Participação na Taça Latina, com Milão e Real Madrid, e Matateu a ser levado em ombros.
Belenenses vence Vasco da Gama por 2-1.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Festa de Homenagem a Serafim das Neves.
Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Georgete Duarte, Campeã nacional de Salto em Comprimento, pela oitava vez consecutiva.
Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Campeão Nacional, em Basquetebol Feminino.
Campeão de Lisboa, em Basquetebol Feminino.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Lotação das Salésias aumentada em 1.000 lugares para sócios “cativos”. Capacidade total passa a ser de 22.000.
O número de sócios sobe para cerca de 11.000.

1956
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão Nacional de Futebol, em Reservas (Torneio Octogonal da FPF).
Vitória 2-0 sobre Stade de Reims, nesse ano finalista da Taça dos Campeões Europeus, em Futebol (o que repetiria 3 anos depois).
Campeão de Portugal em Râguebi.
Campeão de Lisboa em Râguebi.
Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino (pela segunda vez consecutiva).
Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas (oitavo título e sexto consecutivo).
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas (décimo-segundo título e oitavo consecutivo).
Francelina Moita obtém oitavo título nacional de Atletismo, em três provas diferentes.
Rui Ramos, Campeão Nacional de Triplo Salto, pela terceira vez consecutiva.
Campeão de Lisboa de Badmington.
Último jogo no Estádio das Salésias.
Inauguração do Estádio do Restelo (vitória por 2-1 sobre o Sporting. No 1º jogo oficial, triunfo por 5-1 sobre Vitória de Setúbal).
Estandarte do Clube é condecorado com a “Medalha de Mérito Desportivo”.
Número de troféus ultrapassa os 1.500.
O clube tem 12 modalidades, 700 praticantes e 14.500 sócios.

1957
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Invicto nos jogos em casa no Campeonato Nacional de Futebol.
O Belenenses é o 3º clube mais representado na Selecção Nacional de Futebol, desde o início da sua actividade (desde Abril de 1957 até hoje, mantém o 4º lugar).
Vitórias por 2-1 sobre o Newcastle.
Vitória por 3-1 sobre o Saint’Etienne.
Helénio Herrera contratado para treinador.
Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Finalista da Taça de Portugal, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa, em Basquetebol Feminino.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal, em Ténis de Mesa.
Início da actividade do Hóquei em Patins.
Morte de Octávio Brito.
É lançada campanha para atingir 20.000 sócios.

1958
Vitória sobre a Selecção do México por 3-0.
Vitória sobre o Barcelona por 2-1.
Vitória sobre o Valência por 2-1.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Futebol.
Primeiro jogo de Hóquei em Patins.
Início da actividade do Ténis.
Campeão de Lisboa de Râguebi (quarta vez consecutiva).
Primeiros jogos de Râguebi fora de Portugal.
Campeão de Lisboa de Atletismo em Equipas Femininas (décimo-terceiro título).
Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas (décimo título e quarto consecutivo
Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol.
Campeão Infantil de Lisboa, em Basquetebol.
Vice-Campeão Nacional de Infantis, em Basquetebol.
Vice-Campeão de Lisboa, em Andebol (de 7).
Cidália Nogueira ganha 6 títulos juniores, em Natação.
Despedida de Georgete Duarte: 46 títulos nacionais, recordista e campeã em 10 diferentes provas de Atletismo.
Silvério Pereira, presente no Campeonato Mundial de Xadrez.
Festa de Homenagem a Di Pace.
Há quase 150 praticantes de ginástica.
Abre a Casa do Belenenses de Almada.
Abre a Casa do Belenenses de Queluz e Amadora.
Estádio do Restelo permite 1ª transmissão televisiva de Futebol em Portugal.

1959
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Invicto nos jogos em casa no Campeonato Nacional de Futebol.
Vencedor da Taça de Honra da AFL (vitórias por 1-0 sobre Sporting e Benfica).
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Vencedor da Taça de Portugal, em Basquetebol (vitória sobre o Benfica por 44-42 na Final).
Vice Campeão Nacional de Basquetebol.
Vice Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Vice Campeão Nacional de Basquetebol Feminino.
Campeão Nacional de Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Râguebi (vitória por 8-3 sobre o Benfica na Final).
Campeão Nacional de Ténis de Mesa.
Campeão de Lisboa de Ténis de Mesa.
Vice-Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Estádio do Restelo esgota lotação pela primeira vez.
Primeira transmissão televisiva de um jogo de Futebol em Portugal é feita a partir do Estádio do Restelo.

1960
Vencedor da Taça de Portugal em Futebol (vitória 2-1 sobre Sporting na Final).
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Vencedor da Taça de Honra da AFL (vitórias 5-0 sobre Benfica e 2-0 sobre Atlético).
Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol.
Vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol, em Juniores Masculinos.
Campeão Nacional de Basquetebol, em Seniores Femininos.
Vice-Campeão Nacional de Andebol (de 7).
Vice-Campeão de Lisboa de Andebol (de 11).
Campeão de Lisboa de Aspirantes, em Voleibol.
Cidália Nogueira vence Travessia do Tejo, em Natação.
Cidália Nogueira vence Travessia da Póvoa, em Natação.
José de Freitas vence Travessia do Sado, em Natação.
Carlos Alberto Vieira vence Travessia da Póvoa, em Natação.
José de Freitas bate record de Terreiro do Paço – Cascais, em Natação.
Adelaide Patrício Campeã Nacional de Dardo, Peso e 80 metros barreiras, em Atletismo.
Belenenses organizou primeira corrida de S. Silvestre realizada em Portugal.
Belenenses tem 52 Filiais, Núcleos e Delegações.
Conquistados 200 títulos Nacionais e 385 de Lisboa, em 12 diferentes modalidades.

1961
Estreia nas Competições Europeias, na Taça das Cidades com Feira, antecessora da Taça Uefa, com empate na Escócia, face ao Hibernian, por 3-3.
Semifinalista da Taça de Portugal em Futebol.
Vice Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Voleibol.
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
Maria Astride Moreira ganha título de “Nadadora Completa”.
Primeiro jogo internacional de Hóquei em Patins (vitória 2-0 sobre Boudans Coutas).
“Resgate” do Estádio do Restelo.
Morte de Francisco Soares da Cunha

1962
Semifinalista da Taça de Portugal em Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Futebol, em Juniores.
Na Taça das Cidades com Feira, dois empates com o Barcelona.
Segundo lugar no Torneio de Nova Iorque, em Futebol, tendo como adversários: MTK, Oviedo, Panathinaikos, Wiener, Elfsborg e América).
Campeão Nacional de Juniores em Voleibol.
Campeão de Lisboa, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Honra de Râguebi.
Primeira presença do Hóquei em Patins na 1ª Divisão.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Patins.
José de Freitas torna-se Recordista Mundial da Travessia de Gibraltar, em Natação.
José de Freiras vence Travessia do Tejo, em Natação.
Belenenses vence Travessia do Tejo por Equipas, em Natação.
Morte de Augusto Silva.

1963
Belenenses atinge a 2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira, em Futebol.
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão Nacional de Râguebi.
Campeão Nacional de Juniores, em Voleibol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Voleibol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7).
Campeão Infantil de Lisboa, em Basquetebol.
Alfredo Vaz Pinto, campeão nacional de Ténis.
Belenenses vence Travessia do Tejo por Equipas, em Natação.
Alfredo José Saraiva torna-se o primeiro internacional do Belenenses em Hóquei em Patins.

1964
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol (pela quinta vez consecutiva).
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Vice-Campeão Nacional de Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi (na final, vitória 10-0 sobre Sporting).
Campeão Nacional de Juniores em Andebol (de 11).
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7).
Campeão Nacional de Ténis, em Pares Masculinos.
Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis.
Finalista da Taça de Honra, em Hóquei em Patins.
Festa de Homenagem a Matateu.

1965
Primeira participação na Taça Ibérica de Râguebi.
Vice-Campeão Nacional de Râguebi.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Vice-Campeão Nacional de Andebol (de 11).
Vice-Campeão de Lisboa de Andebol (de 11).
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 11).
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 7).
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7).
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Basquetebol, com mesmos pontos dos 2 primeiros.
Campeão Nacional de Infantis, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Basquetebol.
Campeão Nacional de Ténis, em Pares Masculinos.
Peggy Brixhe, campeã nacional Individual de Ténis.
Festa de Homenagem a Mariano Amaro.

1966
Vicente e José Pereira presentes na selecção nacional que alcançou o 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol.
Vicente, que anulou Pélé com toda a lisura, é considerado o “mais elegante defesa do Mundo” pelo jornal inglês Daily Mail.
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 11).
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 11), pela terceira vez consecutiva.
Campeão Nacional de Ténis, em Pares Masculinos.
Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis.
Silvestre Ribeiro vence Travessia do Tejo, em Natação.
Despedida de Vicente, vítima de brutal acidente de viação.

1967
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 7).
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7).
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol (de 7).
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Vencedor da Taça de Honra de Juniores, em Râguebi.
Campeão Nacional de Ténis, por Equipas.
Alfredo Vaz Pinto Campeão nacional de Ténis.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis
Campeão Nacional de Juvenis de Atletismo, em Equipas Masculinas.
Maria Luísa Flecha Gonçalves, Campeã Nacional de 100 e 200 metros bruços, em Natação.
Festa de Homenagem a Vicente.
Vicente recebe “Medalha de Mérito Desportivo”, concedida pelo Governo.

1968
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol de 7 (terceira vez consecutiva).
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol de 7 (quinta vez consecutiva).
Vitória (30-3) sobre a Selecção de Sevilha, em Râguebi (em jogo disputado em Espanha).
Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis.
Recomeço da Actividade do Atletismo Feminino.

1969
Vitória na Taça de Honra da AFL, em Futebol.
Campeão Nacional de Ténis, por Equipas.
Campeão Nacional de Ténis em Pares Homens e Pares Mistos.
Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis.
Campeão Nacional de Juniores em Andebol (de 11).
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Campeão Nacional de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas.
Recomeço da actividade do Hóquei em Campo Feminino.
Celebração das Bodas de Ouro, com um programa de 6 meses.
Selo e carimbo especial dos CTT evocativo dos 50 anos do Belenenses.
Recuperada a posse do Estádio do Restelo, onde volta a ser hasteada a bandeira do Belenenses.
Reconstrução da Pista de Atletismo.
Inauguração de Sala de Imprensa.
Clube tem cerca de 17.000 sócios.

1970
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Vitória na Taça Tejo, em Futebol.
Campeão Nacional de Ténis, por Equipas.
Alfredo Vaz Pinto Campeão Nacional de Ténis.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis.
Campeão de Lisboa, em Andebol.
Campeão Nacional de Halterofilismo por Equipas.
Vitória na Taça de Portugal, em Luta Greco-Romana.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas.
Clube ultrapassa os 19.000 sócios.

1971
Campeão de Lisboa, em Andebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Finalista da Taça de Portugal em Râguebi.
Campeão Nacional de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas.
Vice Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Halterofilismo.
Campeão Nacional de Ténis, em Equipas Femininas.
Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis.
Maria José Falcão, presente no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.
Clube tem 1.100 praticantes

1972
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Infantis, em Ténis de Mesa.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Ténis de Mesa.
Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Juvenis de Atletismo, em Equipas Masculinas.
Vice-Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Halterofilismo.
Campeão Nacional de Juniores, em Halterofilismo.
Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis (sétimo título, quinto consecutivo).
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis.
Belenenses é convidado pelo Real Madrid para a festa de despedida de Gento (penta-campeão europeu) e de comemoração das Bodas de Prata do Estádio.
Morte de Francisco Mega.
Inaugurada a Sala de Troféus, no Estádio do Restelo.
Reconstruída a Bancada Nascente do Estádio do Restelo.

1973
Segundo lugar no Campeonato Nacional de Futebol.
Belenenses vence o Olympique de Lyon, em França, por 2-0.
Campeão Nacional de Râguebi.
Campeão Nacional de Ténis, por Equipas.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis.
Vencedor da Taça Ibérica de Ténis, por equipas.
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 11).
Campeão Nacional de Juniores, em Ténis de Mesa.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Ténis de Mesa.
Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Ténis de Mesa.
Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.
Maria José Sobral presente na Taça da Europa de Atletismo, em Juniores.
Basquetebol Feminino volta à actividade.
Início da actividade do Andebol Feminino.
Morte de César de Matos, Rodolfo Faroleiro e João Pedro Mendes.
Grande melhoramento da iluminação do Estádio, que se torna uma das melhores da Península Ibérica.

1974
Campeão Nacional de Andebol.
Campeão Metropolitano de Andebol.
Vencedor da Taça de Portugal de Andebol (na final, vitória 17-14 sobre o Benfica).
Estreia na Taça dos Campeões Europeus de Andebol.
Campeão Nacional de Ténis, por equipas.
Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis (décimo terceiro título).
Primeira equipa portuguesa a participar na Taça dos Campeões Europeus de Ténis, atingindo a 2ª eliminatória.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Branca Seabra, Campeã Nacional de Corta-Mato.
Morte do Dr. Silva Rocha, durante longos anos médico do Belenenses e da Selecção Nacional de Futebol.

1975
Vencedor da Taça Intertoto (Série IX), em Futebol.
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Juvenis, em Futebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Iniciados, em Futebol.
Vitória no Torneio de Santander, tendo como adversários Honved e Racing de Santander.
Campeão Nacional de Ténis, por equipas.
Campeão de Lisboa de Andebol Feminino.
Campeão Nacional de Râguebi.
Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Ténis de Mesa.
João Sequeira presente no Campeonato Mundial de Xadrez, em Juniores.
Início das Obras do Pavilhão Gimnodesportivo (actualmente, Pavilhão Acácio Rosa).
Morre Francisco Soares da Cunha.

1976
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Invicto nos jogos em casa.
Segundo lugar de Série na Taça Intertoto, em Futebol.
Vencedor da Taça de Portugal, em Andebol Feminino.
Estreia na Taça das Taças em Andebol Feminino (primeiro clube português em competições europeias femininas).
Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Campeão Nacional de Iniciados de Atletismo, em Equipas Masculinas.

1977
Primeira equipa portuguesa a ganhar fora, e a segunda equipa portuguesa a atingir os oitavos de final em Competições Europeias de Andebol (Taça dos Campeões).
Campeão de Lisboa de Juniores em Atletismo, em Equipas Masculinas.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi.
João Sequeira, Campeão Nacional de Juniores, em Xadrez.
Fernando Sequeira e João Sequeira, presentes nos Campeonatos Mundiais de Xadrez, Juniores.
Inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo (actualmente, Pavilhão Acácio Rosa).

1978
Vencedor da Taça de Portugal em Andebol (triunfo por 33-14 sobre o Oriental, na Final).
Vice-Campeão Nacional de Andebol.
Estreia na Taça das Taças, em Andebol.
Finalista da Taça de Portugal em Râguebi.
Vice-Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Xadrez.
Campeão de Lisboa de Xadrez.
Ginástica ultrapassa 300 participantes.
Maria José Falcão presente no Campeonato Europeu de Ginástica Rítmica.

1979
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol Feminino.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa em Corta-Mato Feminino, nos escalões de Seniores, Juniores e Juvenis.
Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Juniores Masculinos.
Campeão Nacional de Xadrez.
Maria José Falcão, presente no Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica.
Belenenses é convidado para o 80º aniversário do Barcelona.
Morte de Alberto Rio.

1980
Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Juniores Masculinos.
Vencedor da Taça de Portugal de Ténis de Mesa, em Seniores e Juniores Femininos e Juniores Masculinos,.
Campeão Nacional de Xadrez.
José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha.

1981
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão Nacional de Juvenis, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Basquetebol.
Vice-Campeão Nacional de Juvenis, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Vice-Campeão Nacional de Ténis de Mesa.
José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha.
Vencedor da Taça de Portugal de Ginástica, em Equipas Femininas.
Maria José Falcão e Cristina Lebre, presentes no Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica.
Anabela Fernandes, presente no Campeonato Europeu de Ténis de Mesa.

1982
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Futebol.
Campeão da Zona Sul de Juniores, em Futebol.
Vencedor da Taça de Portugal em Andebol (triunfo na final por 26-24, sobre o Benfica).
Campeão de Lisboa de Iniciados, em Andebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Basquetebol.
Campeão Nacional de Juvenis, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Estreia nas Competições Europeias de Hóquei em Patins.
José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha.
Ana Rute Almeida, Campeã Nacional de Patinagem Artística.
Maria José Falcão, Campeã Nacional de Ginástica.
Maria José Falcão, Cristina Lebre e Elsa Lebre, presentes no Campeonato Europeu de Ginástica Rítmica.
José Pinto, presente nos Campeonatos Europeus de Atletismo.
Morte de Mário Duarte, um dos fundadores e primeiro Guarda-Redes do Belenenses.

1983
Campeão Nacional de Juniores, em Hóquei em Patins.
Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Juniores, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi.
José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha.
José Pinto, presente nos Campeonatos do Mundo de Atletismo.
Campeão Nacional de Ginástica Rítmica.
Vencedor da Taça de Portugal de Ginástica Rítmica.
Cristina Lebre, Margarida Carmo, Maria José Falcão e Ana Cristina Peleira, presentes no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.
Recomeço da actividade da Natação.
Recomeço da actividade do Pólo Aquático.

1984
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Futebol.
Vitória no Torneio de Marbella, com a presença de Málaga, Castilla e Leeds.
Belenenses vence Vasco da Gama por 3-1.
Vice-Campeão Nacional de Andebol.
Vencedor da Taça de Portugal, em Andebol (triunfo sobre o Benfica na final, por 20-18).
Vencedor da Supertaça, em Andebol.
Campeão Nacional de Juniores, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol.
Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi.
Vice-Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Juniores Masculinas.
Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Juniores Masculinas.
Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
José Pinto, Campeão Nacional de 20 km Marcha (pela quinta vez consecutiva).
José Pinto bate o seu próprio recorde nacional de 50 km Marcha e obtém segunda melhor marca ibérica.
José Pinto participa nos Jogos Olímpicos em Atletismo, obtendo oitavo lugar nos 50 Km Marcha.
Maria José Falcão e Margarida do Carmo participam nos Jogos Olímpicos, em Ginástica Rítmica.
Vitória na Taça de Portugal de Ginástica Rítmica.
Ginástica tem 400 praticantes.
Georgete Duarte é homenageada pela AAL.
Fundação da claque Fúria Azul.

1985
Campeão Nacional de Andebol.
Vencedor da Supertaça, em Andebol.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol.
Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi.
José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
Vencedor da Taça Ibérica de Veteranos, em Ténis.
Estreia na Taça dos Campeões Europeus de Veteranos, em Ténis.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Hóquei em Campo.
Minervina Tomás, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno.
Acácio Rosa recebe “Medalha de Mérito Desportivo”, concedida pelo Governo.
Início da colocação de cadeiras no Estádio do Restelo.
Lotação do Estádio é de 42.000 pessoas.

1986
Finalista da Taça de Portugal, em Futebol.
José António, Jorge Martins e Sobrinho, entre os 22 jogadores portugueses presentes na Selecção Nacional, no Campeonato Mundial de Futebol, no México.
Vice-Campeão Nacional de Andebol.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol.
Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Hóquei em Campo, em Infantis.
José Pinto, presente nos Campeonatos da Europa de Atletismo.
Abertura do Bingo.

1987
Finalista da Taça de Portugal, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Andebol, em Iniciados.
Campeão de Lisboa de Andebol, em Infantis.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Vencedor do Torneio Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
Minervina Tomás, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno.
Manuel Manteigas, Campeão Nacional de Duatlo.
José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha.
José Pinto, presente nos Campeonatos do Mundo de Atletismo (pela segunda vez).
José Pinto, presente nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta.
José Pinto, presente na Taça do Mundo de Marcha.
António Abrantes, medalha de prata no Campeonato Europeu de Juniores em pista.
Primeiro jogo da Equipa Feminina de Râguebi.
Grande Melhoria na Iluminação do Estádio, que se torna uma das duas melhores de Portugal.
Morte de Mariano Amaro e de Scopelli.

1988
Terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futebol (décima-oitava presença no pódio).
Belenenses elimina o da Taça UEFA Bayer Leverkusen, detentor do Troféu.
Belenenses vence Vasco da Gama por 1-0.
Vice-Campeão de Lisboa de Iniciados.
Finalista da Taça de Portugal, em Andebol.
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Andebol.
Equipa Júnior de Râguebi chega pela 1ª vez à final da Taça Ibérica.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Iniciados, em Andebol.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
Conquista da Taça Ibérica de Ténis, em Veteranos.
Vice-Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Finalista da Taça de Portugal, em Hóquei em Campo.
Estreia do Hóquei em Campo na Taça das Taças.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Hóquei em Patins (de 6).
Campeão Nacional de Marcha em Seniores, Juniores e Juvenis.
José Pinto, Campeão nacional de 50 Km Marcha.
José Pinto participa nos Jogos Olímpicos em Atletismo (Marcha).
Teresa Ramos, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno.
Teresa Ramos participa nos Campeonatos Europeus de Pentatlo Moderno
Início da actividade do Triatlo.
Ginástica tem cerca de 800 praticantes.

1989
Vencedor da Taça de Portugal, em Futebol (vitória por 2-1 sobre o Benfica, na final).
Vencedor da Taça de Honra da AFL (vitória por 2-1 sobre o Sporting, na final).
Estreia na Taça das Taças, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Iniciados, em Futebol.
Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi ( pela terceira vez consecutiva).
Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Equipa Júnior de Râguebi chega pela segunda vez consecutiva à final da Taça Ibérica.
Vice-Campeão Nacional de Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Finalista da Taça de Portugal, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Vice-Campeão Nacional de Juvenis, em Hóquei em Campo.
Vice-Campeão de Lisboa de Juvenis, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Iniciados, em Andebol.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
Teresa Ramos, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno.
Teresa Ramos participa nos Campeonatos do Mundo de Pentatlo Moderno.
Campeão Nacional de Marcha, por equipas.
José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha.
José Pinto participa na Taça do Mundo de Marcha, pela segunda vez.

1990
Invicto em Casa no Campeonato Nacional de Futebol.
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
Campeão Nacional de Estrada, em Marcha Atlética.
José Pinto, Campeão nacional de 20 Km Marcha (pela sexta vez).
José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha.
José Pinto, presente nos Campeonatos da Europa de Atletismo (pela terceira vez consecutiva).

1991
Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo.
Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha (pela quinta vez e terceira consecutiva).
Clube tem 18.000 sócios.

1992
Campeão Nacional de Juniores, em Pólo Aquático.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos.
José Pinto, presente nos Jogos Olímpicos pela terceira vez
Inaugurada a segunda fase da Sala de Troféus.
Clube ultrapassa os 5.000 troféus.

1993
Vencedor da Taça de Honra da AFL, em Futebol.
Vice-Campeão Europeu de Triatlo, por equipas.
José Mariz, Campeão Europeu de Triatlo.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Vencedor da Supertaça de Juniores, em Râguebi.
Vitória na Taça Ibérica de Râguebi, em Juniores.
Estreia na Taça da Europa de Bilhar às Três Tabelas.
Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos ( pela sétima vez consecutiva).
Campeão Nacional de Patinagem Artística, por Equipas.
Rita Falcão, Campeã Nacional de Patinagem Livre.
José Pedroso, Vice-Campeão Europeu de Lançamento do Martelo, em Veteranos.
Joana Serpa, presente nos Campeonatos do Mundo de Ginástica Rítmica.
Inauguração das Piscinas.
Natação tem mais de 1.000 praticantes.
Clube tem 46 Delegações, Filiais e Núcleos.

1994
Campeão Nacional de Andebol.
Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Segunda vitória consecutiva na Taça Ibérica de Râguebi, em Juniores.
Vice Campeão Nacional de Juniores, em Corta Mato.

1995
Finalista da Taça de Portugal em Andebol
Morte de Acácio Rosa.

1996
Clube tem 5.000 praticantes.
Morte de Coelho da Fonseca.

1997
Vencedor da Taça Federação, em Basquetebol.
Aprovação da constituição da SAD para o Futebol.
Clube tem 20.370 sócios.

1998
Vice-Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi.
Finalista da Taça de Portugal de Pólo Aquático, em Equipas Femininas.
Vice-Campeão de Lisboa de Pólo aquático, em Equipas Femininas.
Vice-Campeão de Lisboa de Pólo Aquático, em Juniores Femininos.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Andebol.
Teresa Albuquerque, Campeã nacional de Pentatlo Moderno.
Teresa Albuquerque participa na Taça do Mundo de Pentatlo Moderno.
Liliana Andrade, presente nos Campeonatos Mundiais de Juniores, em Patinagem Artística.
Liliana Andrade, presente nos Campeonatos Europeus de Juniores, em Patinagem Artística.
Francis Obikwelu, Medalha de Ouro nos Campeonatos Mundiais de Juniores, em Atletismo.

1999
Equipa Júnior de Râguebi vence a Taça Ibérica pela terceira vez.
Campeões Nacionais de Juniores, em Râguebi.
Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi.
Vice-Campeões Nacionais de Juvenis, em Râguebi.
Vice-Campeão Nacional de Polo Aquático, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Pólo Aquático, em Juniores Femininos.
Campeão de Lisboa de Hóquei de Sala, Em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Masculinas.
Miguel Casimiro, Campeão Nacional de Triatlo.
Carlos Campos, Campeão da Europa de Juvenis, em Pentatlo Moderno.
Liliana Andrade, presente nos Campeonatos Europeus de Patinagem Artística.
Constituição da SAD para o Futebol.
Inaugurada terceira fase da Sala de Troféus.

2000
Vice-Campeão Nacional de Pólo Aquático, em Equipas Femininas.
Vice-Campeão de Lisboa de Pólo Aquático, em Equipas Femininas.
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Equipas Masculinas.
Campeão Nacional de Pólo Aquático, em Juniores Femininos.
Campeão de Lisboa de Pólo Aquático, em Juniores Femininos.
Vice-Campeão Nacional de Hóquei em Campo.
Campeão Nacional de Hóquei de Sala, em Equipas Femininas.
Campeão de Lisboa de Hóquei de Sala, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Duatlo, em Equipas Femininas.
Inês Gonçalves, Campeã Nacional de Triatlo.
Gabriel Potra conquista a medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Sidney.
Paulo Coelho conquista a medalha de ouro dos 1500 m nos Jogos Paraolímpicos de Sydney.
Morte de Matateu (cinzas transferidas do Canadá para Lisboa).
Ginástica tem 1350 praticantes.
Triatlo tem 250 praticantes.
Clube tem 54 Delegações, Filiais e Núcleos.

2001
Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi.
Vencedor da Supertaça, em Râguebi.
Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi.
Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno.
Carlos Campos, Campeão Europeu de Juniores, em Pentatlo Moderno.
Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Femininas

2002
Vencedor da Supertaça em Râguebi.
Paulo Antunes, Campeão Nacional em título de Triatlo.
Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Masculinas.
Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Duatlo, em Equipas Femininas.
Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno
Carlos Campos, presente no Campeonato Europeu de Pentatlo Moderno.
Carlos Campos, presente no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno.
Carlos Campos vence Grupo A da Taça do Mundo de Pentatlo Moderno.
Morte de Gouveia da Veiga.

2003
Vitória 2-0 sobre o Espanhol.
Campeão Nacional de Râguebi.
Vencedor da Supertaça, em Râguebi.
Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi.
Paulo Coelho, Campeão Europeu de 5000m e Vice Campeão Europeu de 1500m de Atletismo – invisuais.
Sarah Verget Moniz, Vice-Campeã Europeia de Juniores Femininos, em Triatlo.
Campeão Nacional Absoluto e em Seniores de Triatlo, em Equipas Masculinas.
Campeão Nacional Absoluto e em Seniores de Triatlo, em Equipas Femininas.
Campeão Nacional de Juniores de Triatlo, em Equipas Masculinas.
Paulo Antunes, medalha de bronze nos Campeonatos Ibero-Americanos de Triatlo.
Carlos Campos, Campeão nacional de Pentatlo Moderno (pela terceira vez consecutiva)
Carlos Campos, presente nos Campeonatos Mundiais de Pentatlo Moderno.
Ana Rita Santos ganha títulos e bate Records nacionais dos 200 metros bruços e 400 metros estilos, de Natação em piscina curta.
Gabriel Potra, três Medalhas de Ouro em Atletismo, nos Campeonatos Europeus de Desporto Adaptado.
Paulo Coelho, uma Medalha de Ouro e uma Medalha de Prata em Atletismo, nos Campeonatos Europeus de Desporto Adaptado.
Colocação de cobertura no Topo Norte do Estádio.
Remodelação de Bancada Poente do Estádio.
Inauguração de Pista Sintética de Atletismo.
Entra on-line o Portal do Clube.

2004
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Juvenis, em Râguebi.
Vencedor da Supertaça de Juvenis, em Râguebi.
Finalista da Taça de Portugal em Andebol.
Bruno Pais, Campeão europeu de sub-23, em Triatlo.
Bruno Pais, Campeão Nacional de Triatlo.
Paulo Coelho presente nos Jogos Para-Olímpicos.
Estreia na Taça FIBA Europa, em Basquetebol.
Nadadoras do Belenenses detêm três recordes nacionais absolutos.
Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno
Carlos Campos, presente no Campeonato da Europa de Pentatlo Moderno.
Recomeço da Actividade do Basquetebol Feminino.
Recomeço da Actividade do Voleibol (Feminino).
Inaugurado o segundo piso da Sala de Troféus.
Remodelação da Bancada Nascente do Estádio.
Piscinas têm 3.500 utentes regulares.
Belenenses atinge 25.000 sócios e 7.000 praticantes.
Ultrapassados os 10.000 troféus.
Belenenses tem 59 filiais, delegações e núcleos.

2005
Vitória 2-1 sobre o Mónaco, em França.
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol.
Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Campeão Nacional de Seven, em Râguebi
Finalista da Taça de Portugal em Râguebi.
Vencedor da Supertaça, em Râguebi.
Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Juvenis, em Râguebi.
Vencedor da Supertaça de Juvenis, em Râguebi.
Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Iniciados, em Râguebi.
Sebastião Cunha e Diogo Mateus presentes na Selecção Nacional que se sagrou Campeã Europeia de Sevens, em Râguebi.
Futsal estreia-se na 1ª Divisão, ao cabo de dois anos de actividade e duas subidas consecutivas.
Campeão de Lisboa de Iniciados de Atletismo, em Equipas Masculinas.
Campeão de Lisboa de Iniciados de Atletismo, em Equipas Femininas.
Daniela Inácio Campeã Nacional de Aquatlo.
Daniela Inácio presente nos Campeonatos Europeus de Juniores, em Natação.
Carlos Campos Campeão nacional de Pentatlo Moderno pela 5ª vez consecutiva.
Carlos Campos presente no Campeonato da Europa de Pentatlo Moderno.
Bruno Pais, Campeão Nacional de Triatlo.
Anais Moniz Campeã individual do Mundo de Juniores, em Triatlo.
João Cavaleiro, Bruno Pais e Sarah Moniz presentes no Campeonato do Mundo, em Triatlo.
Sarah Moniz, Anaís Moniz, Bruno Pais e João Cavaleiro presentes na Taça do Mundo, em Triatlo. Bruno Pais, João Cavaleiro e Sarah Moniz, presentes no Campeonato da Europa de Elite, em Triatlo.
Sarah Moniz e Anais Moniz integram o trio da Selecção Nacional que obtém medalha de bronze no Campeonato Europeu de Juniores, em Triatlo.
Sarah Moniz e Anais Moniz presentes no Campeonato Europeu de Juniores, em Duatlo.
Bruno Pais conquista medalha de prata no Triatlo Internacional de Makuhari.
2º Lugar na Taça Lisboa (Belenenses – Benfica - Sporting), vencendo em Basquetebol, Pólo Aquático e Râguebi.

2006
Vencedor da Taça da Liga, em Andebol.
Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Andebol.
Vice Campeão Nacional de Râguebi.
Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Juvenis, em Râguebi
Vencedor da Supertaça de Juvenis, em Râguebi.
Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi.
Diogo Mateus, David Mateus e João Mirra presentes na Selecção Nacional que se sagrou Campeã Europeia de Sevens, em Râguebi.
Campeão de Lisboa de Juniores Masculinos, em Basquetebol.
Campeão de Lisboa de Iniciados de Atletismo, em Equipas Masculinas.
Campeão Nacional Absoluto em Seniores de Triatlo, em Equipas Masculinas.
Campeão Nacional Absoluto em Seniores de Triatlo, em Equipas Femininas.
Bruno Pais Campeăo Nacional de Triatlo pela 3ª vez consecutiva.
Anais Moniz Campeã individual da Europa de Juniores, em Triatlo.
João Silva, medalha de bronze no Campeonato Mundial de Juniores, em Triatlo.
Bruno Pais, presente no Campeonato Mundial de Triatlo.
João Cavaleiro, presente no Campeonato Mundial de sub-23, em Triatlo.
Anais Moniz, José Estrangeiro e Miguel Arraiolos, presentes no Campeonato Mundial de Juniores, em Triatlo.
Bruno Pais, medalhas de prata e de bronze na Taça do Mundo de Triatlo.
Anais Moniz, Bruno Pais e João Cavaleiro presentes na Taça do Mundo de Triatlo.
Bruno Pais e João Cavaleiro (Belenenses) presentes no Campeonato da Europa de Élites, em Triatlo.
João Silva, Miguel Arraiolos e Vasco Pessoa presentes no Campeonato da Europa de Juniores, em Triatlo.
João Cavaleiro, Vasco Pessoa e Anaís Moniz, presentes no Campeonato Ibero-Americano de Triatlo.
Anaís Moniz, 2ª classificada no Campeonato Ibero-Americano de Triatlo.
João Silva, vice-campeão europeu de Juniores, em Duatlo.
José Estrangeiro e Miguel Arraiolos, presentes no Campeonato Europeu de Juniores, em Duatlo.
João Silva e Sérgio Silva integram o trio da Selecção Portuguesa de Duatlo, Campeã Europeia.
Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno, pela 6ª vez consecutiva.
Carlos Campos, presente na Taça do Mundo de Pentatlo Moderno
Anais Moniz presente nos Campeonatos Europeus de Ciclismo.

2007
Finalista da Taça de Portugal, em Futebol.
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol.
Campeão de Lisboa de Infantis, em Andebol.
Finalista da Taça de Portugal, em Basquetebol.
Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi.
Vencedor da Taça de Portugal de Juvenis, em Râguebi.
Vencedor da Supertaça de Juvenis (sub-18), em Râguebi (4ª vez consecutiva).
5 jogadores do Belenenes na Selecção Nacional participante no Campeonato Mundial de Râguebi.
Vencedor da Taça da Associção de Lisboa, em Voleibol Feminino.
Anaís Moniz, medalha de prata no Villarica ITU Triathlon Pan-American Cup.
Anaís Moniz, presente na Taça do Mundo de Triatlo.
Anaís Moniz, presente na Taça da Europa de Triatlo.
Pedro Oliveira presente nos Campeonatos da Europa de Juniores, em Natação.
Daniela Inácio, Campeã Nacional de Águas Abertas de 5km e de 10 km.
Daniela Inácio, presente na Taça do Mundo, de Águas Abertas.
Daniela Inácio, presente na Taça da Europa, de Águas Abertas.
Daniela Inácio, presente nos Campeonatos da Europa de Juniores, de Águas Abertas.
Artur Quaresma é o mais antigo futebolista internacional Português.
Paulo Simão, basquetebolista português com mais internacionalizações de sempre.

2008
Campeão Nacional de Râguebi.
Campeão Nacional de “Sevens”, em Râguebi.
Campeão Nacional de Râguebi, em sub-20 (Juniores)
Campeão Nacional de Râguebi em sub-16 (Iniciados)
Campeão Nacional de Râguebi em sub-14 (Infantis).
Campeão Nacional de “Sevens” sub-16, em Râguebi.
Vice Campeão Nacional de Futsal.
Voleibol Feminino garante acesso à A1 (divisão principal).
Vencedor da Taça da Associção de Lisboa, em Voleibol Feminino (2ª vez consecutiva).
Anais Moniz, medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Juniores, em Triatlo.
Anaíz Moniz, medalha de Prata em Estafetas, Campeonato da Europa de Juniores, em Triatlo.
Anaís Moniz, presente no Campeonato do Mundo de Juniores, em Triatlo.
Anaís Moniz presente na Taça do Mundo de Élites, em Triatlo.
Daniela Inácio, Campeã Nacional de Águas Abertas de 10km.
Daniela Inácio presente nos Jogos Olímpicos, em Natação de Águas Abertas.
Daniela Inácio presente na Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas (6º lugar).
Pedro Oliveira presente nos Campeonatos da Europa de Juniores, em Natação.