sábado, 31 de janeiro de 2009

RESULTADOS DE HOJE

Futebol Juniores

Estrela da Amadora, 0 - Belenenses, 2

Após a 20ª jornada, a Classificação está assim:

1º Belenenses - 47p
2º Sporting - 46p
3º Benfica - 46p
4º Nacional - 42p
5º Vit. Setúbal - 40p

Voleibol Feminino

Belenenses, 2 - Clube K, 3 (19-25/29-27/17-25/25-21/13-15)

Faltou um nadinha para ganharmos. No 1º set, depois de um excelente começo, a partir dos 14-10, a nossa equipa deixou de funcionar, quando parecia embalada para a vitória. O 2º set também começou muito bem (7-1...) mas o cenário parecia ir-se repetir. o Belenenses chegou a estar a perder 21-22. Então, as nossas jogadoras voltaram ao melhor nível e venceram muito meritoriamente por 29-27. O terceiro set foi o mais desinteressante: o adversário esteve sempre na frente. No 4º set, tudo parecia correr mal, aos 2-8. No entanto, veio uma recupreração espectacular, que permitiu à nossa equipa fazer o 2-2 em sets. No set decisivo, a balança podia ter pendido para os 2 lados. Infelizmente, não foi para o nosso lado. Seja como for, fica o nosso incentivo e apreço para toda a equipa e, por razões que eles saberão, em especial para o técnico Afonso Seixas e a Solange Rodrigues (e também a Susana).



Futsal

Belenenses, 6 - Freixieiro, 1

Um dos melhores jogos de Futsal que já vimos! Duas grandes equipas, de nível semelhante, jogo aberto, lances espectaculares, emoção total, muito desportivismo entre adeptos, jogadores e responsáveis, uma verdadeira festa.

O 6-1 é enganador. O Belenenses venceu bem mas uma diferença de um ou dois golos seria bem mais justa. O Freixieiro manteve a emoção quase até ao fim (com 2-1) e, tal como o Belenenses, desperdicou várias oportunidades.

O Belenenses está assim, com muito mérito, nos 1/4 de Final da Taça de Portugal - e desta vez, temos que ganhar. Marcão, Pedro Cary, Diego, Renato, Caio Japa, Renato, Paulinho, todos eles foram magníficos, e quase não se sentiu a falta de Jardel e Drula. O Freixieiro fica fora da prova mas continua no campeonato, e uma equpa com a sua qualidade é certamente um candidato ao título. A sua estela será o Cardinal, mas tem vários outros argumentos.

Ao intervalo foi apresentado Paulo Henrique, o novo reforço da nossa equipa.


J.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

DOMINGO, TODOS AO RESTELO!


Cartaz retirado do blog da Fúria Azul Alentejo: http://furia-azul-alentejo.blogspot.com/

ASSISTÊNCIAS

Muitas vezes temos afirmado que as assistências aos jogos não dependem linearmente dos resultados. Tal como, aliás, não dependem linearmente do número de adeptos que cada clube tem, dependendo da motivação, da região e local do Estádio, da maior ou menor dispersão geográfica dos adeptos (nisso sendo beneficiados os clubes de cidade/vila ou região), etc - se assim não fosse, teríamos que concluir que o Sporting tem menos do dobro dos adeptos do V. Guimarães ou que tem 80% dos adeptos do Benfica, o que em ambos os casos se choca com a evidência.

O regresso dos muitos adeptos belenenses afastados da ida aos estádios só será possível compreendendo estas coisas.

O Diário de Notícias publicou hoje uma tabela comparativa da média de assistências da 1ª volta da presente época, e da época passada.

O clube que mais desceu foi o Braga (menos 3 760). Ora, os "arsenalistas", além de uma excelente campanha nas Taças Intertoto e Uefa, têm feito um bom campeonato, que até poderia ser melhor não fossem umas duas péssimas arbitragens. São motivos para mobilizar, não para o contrário.

A seguir, em descidas, vem o Sporting (menos 2 959). E no entanto, está colado à liderança, quando o ano passado estava a 12 pontos, e passou a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ou seja, em ambos os casos, bons resultados... descidas de assistências.

Mesmo a 3ª maior descida, a da Académica (menos 1 989), não corresponde a piores resultados - são idênticos aos da época passada.

E quem subiu mais? Curiosamente, apesar de não ir além de um triste 8º posto, e apesar do cenário ser bem triste para o que o clube foi e deve ser (e com uma aparência ampliada pelas características do Restelo), a maior subida é a do Belenenses: mais 2 588 (e com o jogo com o Benfica, tal como vai suceder domingo com o Porto, a ser penalizado pelo mau tempo). E, no entanto, os resultados têm sido muito desmotivadores, apesar de alguns sinais de recuperação.

Já agora, a 2ª maior subida é a do Vitória de Guimarães (mais 1323), também ele a fazer um campeonato muito aquém do que realizou o ano passado.

Pense-se nisto...

J.

Silas



Sai no fim da época
ou renova por mais um ou dois anos?

FUTSAL REFORÇA-SE

O Belenenses anunciou hoje o brasileiro Paulo Henrique como reforço da equipa, até final da temporada. O atleta, de 27 anos, chega do Santa Fé de São Paulo, e joga na posição de fixo.

Tem uma vasta experiência na Liga Nacional do Brasil e já representou emblemas importantes como o Ulbra, Umuaram ou Atlântico. Paulo Henrique tinha convites de Espanha, Itália e Rússia, mas optou pelo actual líder da 1ª Divisão Nacional.



Em declarações ao site oficial, o brasileiro manifestou toda a sua alegria por este novo desafio na sua carreira. “Estou muito contente por ingressar no futsal europeu, e logo num grande clube de Portugal. Já tinha conhecimento do que o Belenenses vem fazendo. É uma equipa boa, forte, e eu espero ser apenas mais um elemento desta grande família, para que, todos juntos, possamos atingir o objectivo de sermos campeões. Sei que a torcida acarinha e apoia muito os jogadores e eu tudo farei para merecer o apoio de todos”, afirmou o novo camisola 7 dos azuis de Belém.


Esta contratação, num período de contenção de despesas, apenas foi possível face ao empenho e apoio que os patrocinadores do Belenenses demonstraram nesta operação, salientando-se neste particular a empresa espanhola ElPozo Alimentacion.


Tanto quanto sabemos, Paulo Henrique é um jogador de grande categoria, que em muito pode fortalecer o Belenenses na luta pelos seus objectivos.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

JOÃO PAULO OLIVEIRA EMPRESTADO AO OLHANENSE

Depois do empréstimo de Thiago Schmidt ao Feirense, há uma ou duas semanas atrás, dá-se agora o empréstimo de João Paulo Oliveira ao Olhanense.


Embora nos pareça que o nosso sector avançado está desguarnecido, este empréstimo pode dar maior rodagem e hábito de jogar ao João Paulo, que vai ter um bom desafio em ajudar o Olhanense (clube com que simpatizamos) a subir à 1ª divisão.

Desejamos-lhe as maiores felicidades!
J.

A LER...

CAMADAS JOVENS DO FUTEBOL EM GRANDE

A nossa formação parece estar em grande.Este ano, são vários os futebolistas que começam a aparecer na equipa sénior (Pelé, André Almeida, Paiva, Tiago Figueiredo, Tiago Almeida, Freddy) e vários outros parecem revelar grandes qualidades para o futuro - e ainda bem que se está a apostar na sua continuidade.

Este é um caminho que precisa indubitavelmente de ser seguido. E tem que se reconhecer que, ao menos neste aspecto, se lançaram boas sementes.


Os resultados em Juniores, Juvenis e Iniciados são também muito positivos:

Em Juniores, na Zona Sul, onde temos como adversários o Benfica e o Sporting, mais o Vitória de Setúbal, Nacional, o Marítimo e o Estrela da Amadora, entre outros, estamos em 1º lugar, embora só com um ponto de avanço sobre os clubes da 2ª circular. Passam dois à fase seguinte. Sábado, às 15 horas, temos um jogo sempre difícil na Amadora (Complexo Desportivo Monte da Galega), e esperemos que alguns Furiosos e outros adeptos compareçam para apoiar em força. A nossa equipa merece e precisa!

Em Juvenis, estamos destacados no 1º lugar da Zona D, só com 3 empates, e, passando 3 à fase seguinte, o apuramento só fugiria com um autêntico terramoto.

Nos iniciados, estamos em 3º lugar o que, segundo supomos (a informação é escassa e em termos de Belenenses nula), permite também passar à fase seguinte.

J.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

FUTSAL

Sábado, 31 de Janeiro, às 18 horas, Belenenses - Freixieiro, para a Taça de Portugal


ANDEBOL

Domingo, dia 1 de Fevereiro, às 14h, Belenenses- Fafe, para a Taça de Portugal

BELENENSES EM ANGOLA

O Belenenses partiu ontem de Luanda, depois de vencer por 5-2 a equipa do Kabuscorp, com 2-2 ao intervalo. Os golos foram marcados por Zé Pedro, João Paulo Oliveira, Marcelo e Roncatto, tendo este bisado.


O jogo foi presenciado por mais de 20 mil pessoas, que lotaram completamente, e fizeram transbordar o Estádio dos Coqueiros. Esta visita do Belenenses despertou grande entusiasmo em Luanda.



Além dos contactos com os dirigentes do Kabuscorp e do governo angolano, a comitiva azul reforçou ainda laços com a filial do Belenenses em Angola.

J.

HOJE HÁ ASSEMBLEIA-GERAL DO BELENENSES

Hoje, às 20h30m, no Pavilhão do Restelo, tem lugar uma Assembleia-Geral extraordinária do Belenenses, para aprovação de alteração dos estatutos do clube.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SÁBADO (NÃO) HÁ (SÓ) FUTSAL

Sábado, às 18h, disputa-se um jogo de Futsal de elevado interesse no Pavilhão Acácio Rosa: Belenenses - Freixieiro, para a Taça de Portugal.

Numa prova que temos a ambição de vencer, encontramos pela frente um opositor com as mesmas ambições. Frente a frente, estarão duas belas equipas, que vão certamente proporcionar um belo espectáculo, de resultado ímprevisível.

É um jogo a não perder, até por se defrontarem dois clubes e adeptos adversários mas amigos, cujo relacionamento é exemplar.

Mas não só no Futsal há motivos de interesse.


Às 15h, na Amadora, o Belenenses vai defrontar o Estrela em jogo do Campeonato Nacional de Futebol Juniores. O Belenenses lidera a Zona Sul, com um ponto de avanço sobre o Sporting. O apoio dos adeptops azuis, e particularmente da Fúria Azul poderá ser um tónico importante para ultrapassar este difícil obstáculo. Dá para ir seguidamente para o Futsal, que é só às 18h.

Entretanto, quem preferir ir mais cedo directamente para o Restelo, tem às 15h o Belenenses - Clube K em Voleibol Feminino. Trata-se de um jogo de máxima importância - uma vitória pode ser decisiva para a manutenção - e é importante que funcione o factor "Casa".
J.

Salgueiros


Um dia destes, temos que ir ver o Salgueiros!


A raça de um clube vê-se nas adversidades...

Esperemos que este clube, nobre como poucos (esqueça-se um ou outro mau dirigente, que há em todo o lado), e os amigos da Alma Salgueirista tenham muitas alegrias!

J.


Daniela Inácio em 9º na Taça do Mundo


Decorreu este fim de semana na Baía de Santos, Brasil, a 1ª etapa da Taça do Mundo de Maratonas (àguas Abertas) de 10km. A Daniela Inácio, nadadora olímpica do Belenenses,terminou a prova em 9º lugar (20 participantes), com 2.10,16, a escassos 27s da 1ª, a brasileira Ana Marcela Cunha, que terminou com 2.09,49.

Com esta classificação a Daniela amealhou 4 pts para a classificação geral da Taça do Mundo. Esperemos que ela continua a ter ambição, pois há umas coisas para conquistar nos próximos 3/4 anos...
J.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BELENENSES EM ANGOLA


















Eis que o Belenenses está em Luanda para celebrar um acordo de parceria com o Kabuscorp do Palanca, que, segundo alguma imprensa, inaugura um novo paradigma de protocolos celebrados entre dois clubes.

Em primeiro lugar, porque esse acordo abrange todas as áreas e todas as modalidades (Além do Futebol, o Kabuscorp tem excelentes equipas de Atletismo e de Andebol, nesta última modalidade sendo vice-campeão de África). Em segundo lugar, porque é o primeiro passo para a entrada de capital angolano na SAD. Em curso, uma operação que deverá permitir um investimento de 1.26 milhões de euros na aquisição de 23.46 por cento do capital da SAD. Esperamos mais elementos acerca disto, porque sobre assunto tão importante, toda a infoormação e toda a cautela é pouca, embora saibamos que a SAD precisa de um (grande) reforço financeiro.


O acordo será celebrado ao final desta tarde e até poderá ser testemunhado pelo primeiro ministro angolano, Paulo Kassoma (na foto), que é adepto ferveroso do Belenenses (também nisto se vê a grandeza do nosso clube). Mas antes disso, uma delegação do Belenenses estará às 11.30 horas na embaixada de Portugal em Luanda, apresentando cumprimentos ao embaixador. Depois do almoço, Jaime Pacheco será convidado de honra nas jornadas desportivas que estão a ser organizadas pela Kabuscorp. Também Fonseca e Costa, treinador de atletismo do Belenenses, terá intervenções de destaque em organização promovida pelo clube anfitrião, que é presidido pelo General Bento Kangamba.

Amanhã à tarde, disputar-se-á um jogo de Futebol entre o Kabuscorp e o Belenenses. Seguiram para Luanda 17 jogadores, neles não se incluindo os três mais recentes reforços, por falta de tempo para obter os vistos.

J.

JOÃO FLORÊNCIO

Lutando com tantas e tão diferentes dificuldades, João Florêncio, o nosso treinador de Andebol, tem vindo a fazer um trabalho verdadeiramente notável.


A ele, prestamos a nossa homenagem!

domingo, 25 de janeiro de 2009

ANDEBOL: BELENENSES, 36 - SPORTING, 34


Assistência: cerca de 650 pessoas.

Classificação após esta vitória:

1º F.C.Porto - 33p
2º Benfica - 27p
3º Belenenses - 25p
4º Madeira SAD - 24p
5º Sporting - 23p

HOJE HÁ ANDEBOL

16h05m, Belenenses - Sporting

VINICIUS

Já fez falta contra o Benfica. Mas seria bastante mais desagradável se, como se teme, Vinicius não pudesse jogar mais esta época. Seria uma grande diminuição do nosso potencial atacante.

Resta-nos esperar que os piores cenários não se confirmem...
J.

sábado, 24 de janeiro de 2009

SÁBADO QUASE PERFEITO

Ganhámos 5-2 ao Mogadouro em Futsal, e voltámos ao 1º lugar.


Ganhámos 41-6 ao Técnico em Rugby e recuperámos o 3º lugar (mas queremos ser Campeões, como o ano passado).

Ganhámos 1-0 em Juniores, no Campo do Oeiras, e continuamos na posição de apuramento - vamos ver se dessa zona fica o Benfica ou o Sporting.

Só não correu bem em Voleibol Feminino: derrota 1-3 com o Leixões. Mas se ganharmos para a semana ao Clube K, a manutenção fica muito mais perto. A equipa contiuua a merecer apoio!


Força, Belém!

RECORD DE NOJOS

De nojo a reportagem do Record sobre o Belenenses - Benfica.

Primeiro, põem um número de espectadores que é inferior a metade dos números oficiais - ontem à meia noite até já estavam no site oficial da Liga.

Pensarão que oRestelo leva 10 mil pessoas? Não terão olhado para as bancadas desde 10m antes do jogo começar? Não terão reparado que até meio da 1ª parte foi entrando gente? Ou é pura vontade de deitar abaixo.? Curioso, num jornal, os números do Benfica-Olhanense foram mais do dobro dos oficiais. Nuns casos, a wishful visions dos jornaleiros amplia, nos outros encurta. Para metade. É obra!



Em segundo lugar, o Nuno Farinha devia estar muito consternado por o seu prognóstico de vitória lampiã (edição de 5ª feira) ter saído furado. A crónica é só Benfica. Já agora, ó Farinha, o Benfica jogou mesmo com quem? Não se consegue retirar do que escreveste!



Terceiro, falam numa falta sobre o Suazo não marcada. A falta, como até se vê na foto, foi à entrada da meia-lua, logo, e sem dúvida, fora da área. Mas os gajos, manhosa e porcamente, põe à entrada da área, para deixar a dúvida que foi dentro. Não foi à entrada, ó palhaços, foi à aproximação! E o penalty sobre o Porta? E a porrada no Maykon que nem amarelo teve? Chega de nojeiras!


J.

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados 22 jogos oficiais, a classificação dos jogadores, resultantes da soma das notas que temos vindo a atribuir aos jogadores, é agora a seguinte:

1º Júlio César - 67 pontos
2º Silas– 56 pontos
3º Carciano - 52 pontos
4ºs Cândido Costa e Zé Pedro - 46 pontos
6º Mano - 45 pontos
7ºs Gabriel Gómez e Vinicius - 43 pontos
9º Wender - 42 pontos
10º China - 34 pontos
11º Alex - 31 pontos
12º Marcelo - 28 pontos
13º Roncatto - 27 pontos
14ºs Maikon e Porta - 24 pontos
16º João Paulo Oliveira - 23 pontos
17ºs Baiano e Rodrigo Arroz - 20 pontos
19º Sérgio Organista - 19 pontos
20º Diakité - 12 pontos
21º Matheus e Tininho- 9 pontos
23º Pelé - 6 pontos
24º André Almeida - 2 pontos
25ºs Evandro Paulista e Vanderley – 1 pontos


BELENENSES, 0 - BENFICA, 0


Num jogo que qualquer das equipas podia ter ganho, o empate acabou por ser mais ou menos natural.

Jogo muito intenso, emotivo, um verdadeiro derby e um verdadeiro clássico. O nosso sentimento de rivalidade à flor da pele.

A nossa equipa está muito melhor, deixando-nos muito mais optimistas para o futuro. E ainda há 3 reforços a estrear...

Quanto aos sócios que aplaudiram o Ruben Amorim, eu gostava de perceber. Ou antes, até tenho medo de perceber. Cúmplices do nosso enfranquecimento, significaram que merece palmas quem saiu a custo zero para o clube que mais detestamos. Shame on you! (http://belemprasempre.blogspot.com/)



Notas do Jogadores, com alguns comentários:

Júlio César - 4 (Mas um mau passe aos 3m podia ter sido fatal...)
Baiano - 3
Carciano - 4 (Muito seguro. Não deitem abaixo o homem. Além do mais, é respeitoso para com os sócios)
Rodrigo Arroz - 4 (Bem, mais ainda com o peso de um amarelo a condicionar-lhe toda a 2ª parte)
Tininho - 3 (Algo retraído a sair para o ataque. Bem defensivamente).
Diakité - 4 (Grande reforço. Quase 5).
Mano - 3
Silas - 4 (Só falta rematar mais. Muito lutador ultimamente)
Zé Pedro - 3
Wender - 2
Marcelo - 4 (Só não damos 5 porque teve o golo à sua mercê e preferiu passar. Ganhou bolas atrás de bolas. Portentoso!


Cândido Costa - 3
Maikon - 1 (Azarado, lesionou-se, o que talvez o tenha impedido de marcar em excelente lance, e o deixou em muitas dificuldades)
Porta - 1 (Pode ter havido falta para penalty sobre ele... mas porque não rematou antes?)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

BELENENSES - F.C.PORTO É DOMINGO, 1 DE FEVEREIRO, ÀS 18H

Onde gostamos de vê-lo. No Restelo!

QUE EQUIPA PARA LOGO?

É uma incógnita e mais um motivo de interesse para este Belenenses - Benfica. Os 20 convocados vieram atiçar as dúvidas.


Imaginemos que Zarabi já podia jogar. Será que o Jaime Pacheco não estará a pensar numa coisa assim:

Júlio César; Baiano (Cândido Costa?), Zarabi, Diakité e Tininho; Mano e Pelé; Vinicius, Silas e Zé Pedro, Marcelo?

Ou, numa versão mais cautelosa, pôr um central (Arroz ou Carciano), avançando Diakité para trinco e Mano para o lugar de um dos três médios atacantes? Ou ainda, pôr esse central e colocar Diakité em vez de Pelé, libertando-o para o jodo de Juniores? Ou...

Vamos ver às 20h45m.
J.

Alma Azul

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

VENHAM AO RESTELO C********!



O tempo não ajuda mas não é desculpa, amanhã todos aqueles que ainda sentem o belenenses e podem fazê-lo, venham ao Restelo! Amanhã defrontamos o mais nojento, e de facto, o nosso maior inimigo, pois é aquele que melhor (e da pior maneira) representa o nosso verdadeiro inimigo : o sistema corrupto (a nível político, económico, de arbitragem, de comunicação social, etc.) que sistematicamente nos rouba e nos impede de crescer e regressar a glórias passadas.

Pelos roubos que temos sofrido às mãos desse clube nas diversas modalidades (não esquecer o futsal o ano passado).

Pelo nojo que são os adeptos desse clube, sempre arrogantes e com a mania que são os melhores do mundo.

Pela forma de como são levados ao colo por tudo e por todos (Estado, Comunicação Social, etc.)...

Amanhã venham dar uma pedrada no charco, SEJAM DO BELENENSES E APAREÇAM NO RESTELO!

C.F.

FUTSAL - AQUI HÁ GATO! (De como na "secretaria" quem é lixado é o Belenenses!)

Recebemos e passamos a publicar um texto que nos foi remetido por mail e cujo autor prefere assinar como "Ultra Conquistador". Denuncia situações que, a confirmar-se, são gravíssimas.


"Ponto prévio para dizer que sou um confesso apaixonado por futsal. E junto essa condição, à maior das minhas paixões, o Clube de futebol “Os Belenenses”. Quando no Acácio Rosa, ou pelos pavilhões por esse país fora assisto a jogos dos Conquistadores, faço-o com dupla alegria. E se por final alimentar na minha alma a sede de vitórias que a minha condição de adepto exige, então pode dizer-se que o amor é correspondido.

Pela primeira das minhas paixões, o futsal, desbarato quase por completo o meu tempo livre, vagueando em sites e blogs da internet, assistindo a jogos gravados em Portugal e não só, alinhavando biografias de clubes e jogadores, procurando estar a par de todas as novidades e inovações que esta bela modalidade tem dia após dia.

Por isso admirava já alguns jogadores que hoje são Conquistadores, e também alguns que jogam noutras equipas nacionais, como o César Paulo, o Café, o Alex, o Davi.

É neste parágrafo que resolvo parar sobre a dissertação acerca das minhas paixões e analisar mais em pormenor aquilo que considero uma verdadeira aberração. O próximo adversário dos nossos Conquistadores, o Mogadouro, tem ao seu serviço 13 (sim leram bem, treze) jogadores brasileiros: Walace e Douglas (Guarda Redes), Marquinhos, Maçarico e Ciro (fixos), Eli e Digo (universais), Leandro Mosquito, Ricardinho, Mancuso e Neyzinho (alas), Boi e Tuquinha (pivot).
E aquilo que chamo de aberração nada tem a ver com factores xenófobos, uma vez que a minha namorada é brasileira, os meus futuros sogros também o são e durante grande parte da minha vida muitos dos meus colegas de trabalho foram de nacionalidade brasileira. Tenho por este povo um respeito que se confunde com admiração.

Aberração é para mim um plantel ter 13 jogadores brasileiros quando apenas podem jogar 7 em cada partida. E se considerarmos um jogador brasileiro uma maior valia em termos de qualidade também o temos que imaginar enquanto maior valia em termos de custos financeiros. Logo me leva a considerar que o poderio financeiro do Académico de Mogadouro será algo que não poderemos igualar. Especulação do senso comum.

E alguns deles são sobejamente conhecidos, para quem como eu acompanha o futsal no Brasil. Douglas veio do Macaé mas tinha sido um jogador emblemático no Petropolis, uma das maiores equipas do rio de Janeiro, de onde saiu o Café para os Sporting; O Eli foi muito prejudicado por uma doença que conseguiu vencer, e que quase lhe destruía a carreira que o levou a clubes como a Malwee, o Atlantico de Erechim, e o Cabo Frio do rio de Janeiro; o Digo era um emblema do Cabo Frio, duas vezes campeão carioca; e o Maçarico era o capitão do Teresópolis, uma equipa fortíssima que disputava a liga nacional do Brasil.

Temível adversário, o Mogadouro!

Mas a especulação do senso comum que falei há pouco começou a andar de boca em boca, perguntando eu a mim próprio o que leva estes atletas a vir jogar para Portugal para um Clube estreante na 1ª divisão. Muitas respostas surgem, mas a que se repete tem a ver com óptimas remunerações, pois eles decerto não vieram para trabalhar nas obras e jogar futsal nas horas vagas. Os dirigentes transmontanos não julgam que seremos todos em Portugal ingénuos ao ponto de nisso acreditar. Mas a ambição dos mesmos dirigentes é legítima.

Não será tão legitima a forma como os mesmos começam a jogar em Portugal.

Numa investigação que me demorou algumas noites a fazer, em pesquisas na internet, pude descobrir que a forma como esses jogadores são inscritos na FPF é, em parte, fraudulenta.
Vejamos então. Para jogar em Portugal, qualquer um desses jogadores necessita de ver emitido pela Federação Portuguesa de Portugal (FPF) um numero de licença. A FPF só o faz depois de lhe ser enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o certificado internacional de cada um dos jogadores. Embora seja o interlocutor da FPF no Brasil, a CBF não tutela o futsal, nem tem registo dos atletas de futsal, cabendo esse trabalho á Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). É esta que autoriza a CBF a enviar o certificado internacional de jogadores de futsal. Sem o qual não podem jogar, porque a FPF não emite licença.

Consultado no site da CBFS o registo de saídas e entradas de jogadores no Brasil, não encontro nenhum registo recente (ultimo mês) nem nenhuma emissão de certificado internacional para os jogadores que vieram para o Mogadouro. E fui mais longe e também não encontrei para os que vieram no verão. Mas eles estão a jogar!!! E os que vieram mais recentemente também já jogaram…

Então onde está o gato?

Depois de muito matutar a cabeça, resolvi mover algumas influências, conversar com alguns dos meus amigos que são alguém no mundo do futsal e tirei as minhas conclusões.

E, quanto a mim, o processo tem este andamento:

1 – Quando se dá entrada da inscrição do jogador na Associação Distrital não se refere (o Clube ou a Associação quando manda para a FPF) que o jogador é de futsal;
2 – Não sabendo deste pormenor (ou por incúria) a FPF quando consulta a CFB também não o faz, porque se o fizesse esta enviaria a mesma consulta para a CBFS;
3 – Não encontrando registo algum em futebol, a CBF informa a FPF que o jogador em questão nunca foi inscrito;
4 – A FPF emite a licença do jogador, que é inscrito como 1ª inscrição.

E onde está o mal de tudo isto? Sim, onde está a falcatrua? Qual é o problema, perguntarão os mais desatentos.

O problema é que o custo de uma 1ª inscrição não chega a 100 euros e se estivermos a tratar de uma inscrição com transferência internacional, estaremos a falar de aproximadamente 2000 euros. Já perceberam? Uma poupança de 2000 euros vezes 13 jogadores, dá 26000 euros de verba poupada indevidamente.

Está a ser lesada a FPF porque não está a ser paga a devida verba. Estão a ser lesados os Clubes, “Os Belenenses” incluído, porque se trata de concorrência desleal.

E continuam a perguntar os mais incrédulos: “então mas os jogadores estão mal inscritos, e podem jogar?” E eu respondo que pelos vistos podem.

E realço que esta é a mesma FPF que decidiu abrir um processo ao nosso Conquistador Pedro Cary por eventual má inscrição na época passada, o castigou com um mês de suspensão que o afastou de jogos importantes e lhe retirou o ritmo para o resto campeonato, retirou 3 pontos ao Belenenses, e que mais tarde veio a anular o castigo. Já era tarde. O campeonato já tinha acabado. É esta mesma FPF, por incrível que pareça.
E tudo continua impune.
O Académico de Mogadouro continua a utilizar os seus jogadores, que por serem bons vão ajudando a fazer bons resultados, e outros clubes olham uns para os outros incrédulos em como é possível a uma Equipa do interior do país conseguir suportar um plantel destes. Nada tenho contra o Mogadouro, a não ser o facto de ser longe para caramba e não conseguir lá ir ver o meu Belenenses.
Mas o que me chateia mesmo é que ao Belenenses se exige tudo, tendo sido ao longo dos anos prejudicado por interpretações á letra dos regulamentos e leis, e quando se trata de julgar outros casos, o facilitismo a incompetência, o conluio e os cozinhados impedem de atribuir castigos a quem verdadeiramente prevarica.

Até quando vão existir 2 pesos e 2 medidas?

Até quando vai o meu Belenenses ser impedido de conseguir ter uma luta com armas iguais com os seus adversários?

Até quando?

Ultra Conquistador

PS: abaixo são indicados links credíveis (site da CBFS) que comprovam os clubes por onde passaram as estrelas dos Mogadouro.

Walace e Douglas (Guarda Redes), Marquinhos, Maçarico e Ciro (fixos), Eli e Digo (universais), Leandro Mosquito, Ricardinho, Mancuso e Neyzinho (alas), Boi e Tuquinha (pivot).

http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=11193
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=10509
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=10371
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=10208
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=8698
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=7303
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=4931
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=3124
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=2973
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=digo&cod=2432
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=maçarico&cod=6849
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=maçarico&cod=6822
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=maçarico&cod=6793
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=maçarico&cod=5049
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=goleiro%20douglas&cod=8860
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=goleiro%20douglas&cod=8519
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=goleiro%20douglas&cod=6517
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=goleiro%20douglas&cod=3883
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=ala%20eli&cod=4452
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=ala%20eli&cod=4423
http://www.cbfs.com.br/new/noticia.asp?nome=ala%20eli&cod=3937

ANDEBOL - QUE JOGOS?

Esperemos que seja esclarecida a seguinte dúvida:


Em Andebol, já foram indicados para este fim de semana;

Para sábado, dia 24, Belenenses - Fafe para a Taça de Portugal. Não se sabe a que horas...

Para domingo, dia 25, Belenenses - Sporting, para o Campeonato, às 16h

Em que ficamos? Jogamos com o Fafe, com o Sporting, ou com os dois?

Esperemos que no jogo com o Sporting se dê o regresso do Tiago Fonseca, que bem falta nos faz!

EM CEM TEMOS SETE

Ávalos

O argentino Ávalos assinou contrato com o Belenenses até final da temporada e disse hoje que regressa a Portugal para "jogar num clube grande e com historial" e para ajudá-lo a melhorar a posição na Liga portuguesa de futebol.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

6ª FEIRA, TODOS AO RESTELO


ÀS 20.45, BELENENSES - BENFICA

ALGUMAS ACTUAÇÕES DE ELMANO SANTOS

http://belenenses.blogspot.com/2004/10/el-mano-del-papa.html



China ou Baiano: qual deles é central?

Segundo A Bola de hoje, China e Baiano estão recuperados, pelo que se pode contar com o central e o médio.


Central?! Médio?!

Cambada de putos ignorantes que só pensam nos 3 metralhas, estes putos jornalistas!

J.

Impensável, sim, é tanta ignorância e sabujice lampiã!

IMPORTA-SE DE REPETIR?

O V. Guimarães é um clube que regra geral merece a simpatia do Belenenses porque a maioria da sua massa associativa e adepta costuma respeitar-nos (coisa que, por exemplo, os novos ricos de Braga não sabem fazer... por isso, evita o Pedrinho ou outro gajo de Braga ver pôr comentários idiotas).


Mas ao nível de alguns dirigentes, parece que há alguma perturbação, quiçá fruto da recente aliança ou convergência com o Benfica (que nos parece bem ao arrepio dos gostos dos seus dedicados adeptos, tanto mais que o VG continua a ser "roubado" nos jogos com os lampiões.

Vasco Santos, representante do V. Guimarães no sorteio das meias-finais da Taça da Liga, desvaloriza o eventual pedido de impugnação do Belenenses, argumentando que «os regulamentos são claros».

«Não temo absolutamente nada. Há situações que são evidentes e esta é uma delas. Terei apenas que lamentar que possa haver deturpações, pois os regulamentos são claros», disse Vasco Santos.

Claros? Serão, talvez. E é justamente por isso que não devia haver deturpações.

Ou seja, haver bom senso. Só que o bom senso, para o ranço do Hermínio Loureiro, o Vítor Pereira, a irmã do F. Couto, etc, é lixar o Belenenses a todo o vapor. O VG nada tem a ver com isto, e nada nos move contra o clube.

MESQUITA MACHADO (NÃO) DEVIA TER FALADO

A propósito do evidente e descarado gamanço de que o Sp.Braga foi vítima na Luz (mais uma de tantas e tantas vítimas do sistema lampião), Mesquita Machado, ex-Presidente dos bracarenses, Presidente da Câmara Municipal de Braga e Presidente da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, veio a terreiro atacar a arbitragem e questionar o processo de nomeação.


Rigorosamente, devia ter estado calado, pois o cargo que desempenha na Federação lhe impõe a imparcialidade e a discrição.

Mas com os revoltantes branqueamentos, as palermadas do Vítor Pereira, os mesmos sempre a ser beneficiados... sinceramente, tenho que compreender que o MM não se contenha!


J.

VÍTOR PEREIRA JÁ ESCOLHEU A ENCOMENDA

O anti-Belenenses contumaz Vítor Pereira escolheu outro anti-Belenenses de longa data, Elmano Santos, para o jogo de 6ª feira com o Benfica.


É fácil de prever que, se for necessário, ele vai lixar-nos neste jogo; e que vai fazer o possível para nos impedir jogadores para o encontro seguinte, com o F.C.Porto.

Pelos vistos, vão continuar a querer gozar connosco!
Há algum belenenses que possa acreditar na honestidade do Elmano?!


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

GRANDE POST!

Comunicado da SAD

Comunicado publicado hoje às 13h no site oficial:


"A SAD de Os Belenenses vem por este meio informar o seguinte:

1) A SAD entregou na Liga de Futebol, antes do início do sorteio de hoje das meias-finais da Taça da Liga, um recurso contencioso e de anulação da decisão relativa à classificação da 3.ª fase da Taça da Liga e consequente exclusão do Belenenses do sorteio das meias-finais.

2) O recurso requer efeito suspensivo da decisão".

MAIL DA LIGA

Eis o mail dos porcalhões da Liga, que passam a vida a lixar-nos, desde a arbitragem, ás repetidas decisões, passando pelo total desrespeito:


J.

APURAVA???!!!

A capa do Record de hoje lá dá um espaçozito à bronca da Taça da Liga.


"Falha no Regulamento apurava Belenenses para as meias.

Guimarães apurado".


Fazendo breve nota da orientação tendenciosa anti-Belenenses, perguntamos:

Apurava? O regulamento apurava? Apurava quando?! Apurava é passado. Então já não aprova? Foi o regulamento alterado? Como, quando e por quem?

Já agora quem é que decidiu pôr o vergonhoso pseudo-esclarecimento no site da Liga?

A Liga fez borrada? Arranje-se. Mas não nos comam por parvos. Encolham os tentáculos e sentem-se no banco dos réus.

(Penso que o VG está equivocado e o problema não é entre o Belenenses e a Liga mas entre a VG e a Liga, por esta, esquecendo o que aprovou, ter criado falsas expectativas nos vimanarenses. E então a Liga que indemnize o VG).

J.

Conversas com a Naval

"Mesmo sabendo que havia um processo de rescisão consumado, o Belenenses fez questão de falar, no último sábado, com o presidente da Naval, Aprígio Santos, antes de avançar para negociações directas para a contratação de Saulo. Uma medida de cortesia que foi bem recebida".
A Bola


Lembremos que foi um protesto da Naval que levou à perda de 6 pontos a época passada, pondo-nos fora da Taça Uefa. Em vez das arruaças de outros, o Belenenses, embora tenha apresentado os seus argumentos (mais uma vez a Liga e a Federação lavando as mãos e, como sempre, pressupondo que havemos de ser lixados), acatou com urbanidade a decisão (e houve decisão, ao contrário das insinuações alarves de alguns, e ao contrário de tantos outros casos). Não começou uma guerra civil.

Mostra assim o Belenenses, e reafirma com esta atitude, a sua natureza diferente, de clube civilizado. Na linha de resto do que acontecera quando jogámos na Figueira da Foz este ano, para o Campeonato. Tendo um grupo de sócios, entre os que ali se deslocaram, manifestado o seu descontentamento no fim do jogo, e querendo mostrá-lo à saída da nossa equipa e equipa técnica, foi preocupação de elementos da CG que se respeitasse casa alheia, mesmo quando o adversário não estava a ser visado.

J.

A LER

http://belenenses.blogspot.com/2009/01/canto-do-manel-uma-viagem-aos-andaimes.html

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A NÃO PERDER

6ª FEIRA, BELENENSES - BENFICA

Já punham os preços dos bilhetes e condições de acesso, não?

Para os lamps, carreguem neles!

Fazem cá uma falta!...
J.

BELENENSES INSCREVE-SE NA TAÇA INTERTOTO


O Belenenses apresentou na Federação Portuguesa de Futebol o processo de candidatura à participação na próxima edição da Taça Intertoto, uma via alternativa de qualificação para a Taça UEFA.


Portugal pode inscrever na Taça Intertoto um representante com entrada directa na terceira e última eliminatória da prova, disputada a duas "mãos", após a qual os clubes vencedores qualificam-se para a pré-eliminatória da Taça UEFA. Para participar na prova, com início em Julho, o Belenenses terá de classificar-se na Liga portuguesa de futebol imediatamente a seguir às equipas qualificadas para a Liga dos Campeões e para a Taça UEFA e até ao 12.º lugar, caso não exista outro clube português que se tenha inscrito e obtido melhor classificação.

(Note-se que o Belenemses ganhou esta prova (Série) em 75/76).

APLAUDIMOS COM ENTUSIASMO ESTA DECISÃO DA COMISSÃO DE GESTÃO!
(Espero, porém, contestações idiotas a esta decisão, que só mostra ambição).


J.

domingo, 18 de janeiro de 2009

A LER

http://ultrasfuriaazul1984.blogspot.com/2009/01/ladres-e-palhaos.html

http://belemlivre.blogspot.com/2009/01/tvi-informao-benfica-vence-belenenses-e.html

COMUNICADO DA SAD


A propósito do jogo Benfica-Belenenses, referente à Taça da Liga (Carlsberg Cup), e nomeadamente em relação à arbitragem do sr. Bruno Paixão, vem a SAD de Os Belenenses informar:

1) Será que vale a pena solicitar reuniões com as entidades responsáveis e competentes do futebol e em particular da arbitragem?
2) Por que razão o Belenenses, nesta época desportiva, como é público e notório, tem sido sucessivamente prejudicado, face a erros que, inclusive, acarretam danos patrimoniais para esta SAD?
3) Por que razão a Carlsberg Cup - prova a que a Liga pretende dar credibilidade, visibilidade e na qual aposta forte em termos de implantação no calendário nacional futebolístico - não tem observadores dos árbitros presentes nos seus jogos?

Lisboa, 18 de Janeiro 2009
Administração da SAD

Benfica - Belenenses: o homem do jogo

Escuta, Caixão,
és um grande ladrão!

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão 21 jogos oficiais, a classificação dos jogadores, resultantes da soma das notas que temos vindo a atribuir aos jogadores, é agora a seguinte:

1º Júlio César - 63 pontos
2º Silas– 52 pontos
3º Carciano - 48 pontos
4ºs Cândido Costa, Gabriel Gómez, Vinicius e Zé Pedro - 43 pontos
8º Mano - 42 pontos
9º Wender - 40 pontos
10º China - 34 pontos
11º Alex - 31 pontos
12º Roncatto - 27 pontos
13ºs Maikon, Marcelo e Porta - 24 pontos
16º João Paulo Oliveira - 23 pontos
17º Sérgio Organista - 19 pontos
18º Baiano - 17 pontos
19º Rodrigo Arroz - 16 pontos
20º Matheus - 9 pontos
21º Diakité - 8 pontos
22ºs Pelé e Tininho- 6 pontos
24º André Almeida - 2 pontos
25ºs Evandro Paulista e Vanderley – 1 pontos


sábado, 17 de janeiro de 2009

MAIS UMA ROUBALHEIRA MAS ESTÁ TUDO BEM!

O Benfica ganhou.

O Diakité casou.

O Belenenses não passou (salvo uma combinação muito favorável de resultados).

O Bruno Caixão roubou (ao Belenenses, evidentemente: anulado um golo limpo, deixado por marcar um penalty a nosso favor, entrada a matar sobre Baiano, que até teve que ser substituído, deixada em claro, quando o autor, David Luíz, devia ter sido expulso).


Mas está tudo bem. Para pôr o país mais feliz, lá temos a final de Andebol Benfica-Sporting, graças à prestimosa ajuda do F.C.Porto.

Enoja! E, com este sábado negro, não tenho paciência para mais comentários, pelo que passo às notas dos jogadores.

Júlio César - 3 (Podia ter feito mais no golo?)
Baiano - 4 (por ele estava a fluir muito bem o nosso Futebol. Foi agredido, teve que sair, nem cartão amarelo houve)

Rodrigo Arroz 2 (Até esteve em bom plano mas borrou a pintura no golo)
Carciano - 3 (esforçado e sem cabeça; bem a ir lá à frente)

Tininho - 3

Pelé - 4 (Pode ir longe)

Mano - 3
Silas - 4 (apesar do estoiro mais para a 2ª parte)

Maikon - 2

Marcelo - 4 (além do golo limpo, teria marcado um outro espectacular mas, no caso, estava por um triz fora de jogo. Fartou-se de ganhar bola).

Wender - 2

*

Vinicius - 2 (Tantas vezes tem sido o melhor - que se passou hoje?)

China - 2

Porta - 1 (só valeu por estar no golo...que não deixaram que fosse).


O HOMEM DO JOGO: BRUNO CAIXÃO. %$$%$%$&%$%$!

J.

(P.S. - No Belenenses, 0 - Benfica, 0 em Juniores, também houve roubalheira, acabando o nosso treinador expulso).