segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados 3 jogos oficiais a classificação dos jogadores, como resultado da soma das notas que lhes temos vindo a atribuir (de 0 a 5), é a seguinte:

1ºs Nelson e Yontcha - 12 pontos
3º Fredy - 10, 5 pontos
4ºs Barge, Gabriel Gómez, José Pedro e Mano - 8,5 pontos
8ºDiakité - 8 pontos
9ºs André Pirese Rodrigo Arroz - 6,5 pontos
11ºs Celestino e Felipe Bastos - 6 pontos
13º Pelé - 4,5 pontos
14º Ivan - 3 pontos
15º André Almeida - 1 ponto

DERROTA (i)MERECIDA

Esta é a apreciação possível do jogo que vomos "mais ou menos" no Municipal de Braga, também conhecido por (x)AXa - cúmulo da lata. Na verdade, dureante 80 minutos levámos impiedosamente com o Sol nos olhos, dificultando a visão. Estádio bonito à noite, e se calhar pensado para jogos nocturnos, tem este conta à tarde. Como cidadão contribuinte e pagante do mesmo, aqui fica o requerimento para ver se dão um jeito naquilo, já agora.




E adiante. Sem dúvida a equipa do Braga, com um excelente meio campo, criou mais jogo e mais ocasiões e o resultado espelha adequadamente o que se passou nos 90m (friso, nos 90m, porque antes e depois disso vai um mar de coisas). Nesse aspecto, nada a dizer, excepto que só com uma boa dose de sorte o Belenenses teria pontuado ontem.

No entanto, os jogos ganham-se com as bolas que entram ou não. Clube habitualmente beneficiado, o Braga teve o ano passado dois jogos claramente prejudicado com Benfica e Porto. Pagou pela 1ª vez o preço que nós pagamos dezenas de vezes durante dezenas de anos: incomodar os donos do futebol português. Mas, a ignorância histórica dos seus adeptos ( e não só dos seus, claro, porque o mal é geral e em Belém está presente) fez-lhes redobrar a histeria de matriz tipicamente lampiã e inverter tudo.

Assim, queixaram-se do árbitro antes do jogo (apesar do dito ser o escolhdo pelo Orelhas para as meias finais da Taça contra nós), protestaram o jogo todo, chamaram-lhe gatuno no nosso golo, alegando fora de jogo no nosso golo. Não houve nenhum fora de jogo. A influência do árbitro foi, sim, toda contra nós: o 2º golo nasce de livre inexistente; aos 88m, fica um penalty por marcar contra o Braga. Que o árbitro viu. Que o árbitro não quis marcar.

Repito, porém: face ao jogo jogado, uma vitória ou empate nossos cairiam do céu.

Não é que o Belenenses tenha feito tudo mal. Este jogo mostrou as nossas luzes e sombras, trabalho feito e por fazer, pontos fortes e fragilidades. Sobretudo, o modo como "reagimos" ao nosso golo, quase desaparecendo do jogo, foi mau. Depois a entrada, pressionada pela CS, acolitada por beléns coloridos ou indescernidos, do F. Bastos (que ataca razoavelmente bem mas quase não defende), fez com que Barge fosse desterrado para a esquerda, e com que ninguém marcasse do lado direito no meio campo, tendo o Mano que se haver com 2/3 jogadores. Depois, 3 substituições foram feitas para remendar esse desequilíbrio.

Nota final para as exibições de Nelson, a boa entrada de Pelé e a confirmação da qualidade de Yoncha, que veio festejar efusivamente o golo juntos do pessoal da Fúria Azul.

Notas dos Jogadores:

Nelson - 4
Mano - 2
Rodrigo Arroz - 1,5
Diakité - 2 (fez auto-golo mas esteve no que marcámos...)
André Pires - 1,5
Gabriel Gómez - 3
Felipe Bastos - 2
Barge - 3
Zé Pedro -2,5
Fredy - 2,5 (teve duas oportunidades de inaugurar o marcador)
Yoncha - 4
Celestino - 1 (entrou no jogo e mudou tudo, pois marcámos logo... Mas não esteve bem)
Pelé - 2,5
André Almeida - 1 (não tem mais por ter estado pouco tempo em campo).


align="justify">

J.

domingo, 30 de agosto de 2009

SUPERTAÇA DE FUTSAL

Domingo, dia 6 de Setembro, em Portimão


Benfica - Belenenses

O "Onze" para hoje: Porque não Pelé?

O mais provável é o João Carlos Pereira manter o mesmo onze que contra a Naval:

Nelson; Mano, Rodrigo Arroz, Diakité e André Pires; Gabriel Gómez; Barge, Zé Pedro e Celestino; Fredy e Yoncha.

Mas... porque não Pelé no lugar de Barge ou Celestino?

sábado, 29 de agosto de 2009

BETO E TIAGO GOMES FORA DA CONVOCATÓRIA

Os convocados para Braga são exactamente os mesmos que para o jogo com o Naval.


A verdade é que continuam de fora Tiago Gomes e Beto (com quem se contaria para melhorar a defesa).

No caso de Beto, talvez ainda não tenha chegado o certificado, o que parece estranho.


O árbitro será João Ferreira. O tal que o Orelhas quis para arbitrar uma meia-final da Taça Benfica-Belenenses. Um habitual **** para o Belenenses (como aliás são quase todos, pois apanhamos quer da órbita Benfica, quer da órbitra Porto).

Futsal, Golden Cup: Belenenses, 4 - Toyota Angola, 1

Todos os golos aconteceram no 1º tempo.


Os do Belenenses foram marcados por Vinicius (2), Dura e Pedro Cary.

Andebol: Sp. Horta, 29 - Belenenses, 31

O Belenenses venceu por 31-29 o Sp. da Horta, na cidade açoreana, em jogo-treino ontem à noite disputado.

Recorde-se que a partida de ontem não terminou, uma vez que ambas as equipas concordaram em interromper o mesmo, depois da lesão sofrida por Elledy Semedo. Nesse momento, o Sp. Horta vencia por 23-22.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Futsal, Golden Cup: Belenenses, 2 - Lobelle Santiago, 4

O Belenenses disputou hoje o seu 1º jogo na Golden Cup, a decorrer na Guarda, perdendo com o Lobelle Santiago por 4-2.


O resultado, porém, não deslustra, até porque o adversário ficou em 4º lugar no fortíssimo Campeonato Espanhol. É uma equipa de grande qualidade.

Adicionalmente, o Belenenses fez uma exibição bastante postiva. Entrámos mal no jogo, e os espanhós rapidamente chegaram a 2-0. Reagimos, passando o Belenenses a assediar a baliza adversária, sofrendo contudo o 0-3 numa jogada infeliz. Mesmo assim, continua a equipa azul a porfiar, reduzindo para 3-1 por intermédio de Côco, e atirando uma bola à trave.

Na 2ª parte, o Belenenses surgiu ainda melhor, teve a ascendência do jogo e desperdiçou oportunidades criadas em boas jogadas. Aos 34m, Vinicius Santos (na foto) reduziu para 3-2, na recarga a remate de Ângelo ao poste. http://www.osbelenensesfutsal.com/

Tudo estava em aberto, e o Belenenses teve oportunidade de chegar ao empate. Não o conseguiu e, no último minuto, com o nosso GR avançado, o Lobelle fez o 4-2 final.

O Belenenses continua a sibir de forma nesta pré-época, tendo em vista aparecer em condições de ganhar a Supertaça, que disputaremos com o Benfica no dia 6 de Setembro, em Portimão.

Amanhã, às 8h30m, nesta Golden Cup, defrontamos a equipa do Toyota Angola, às 9h30m. Pode acompanhar o jogo em directo no site oficial do Futsal do Belenenses: http://www.osbelenensesfutsal.com/

A LER

http://belenensescasual.blogspot.com/2009/08/o-essencial-de-um-clube-sao-as-suas.html

DESLOCAÇÃO A BRAGA


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O PRÓXIMO JOGO

Domingo, o Belenenses vai a Braga disputar o seu jogo da 3ª Jornada do Campeonato.


É uma partida que se avizinha bastante difícil. Neste momento, o Braga tem claramente melhor plantel que nós, pelo menos em teoria. Aliás, tem um quadro de jogadores de bastante qualidade. Coisa diferente, como se sabe, é ter uma boa equipa. Mas o resultdo de Alvalade deixa antever que sim. Acresce, naturalmente, a moralização desse mesmo resultado e o facto de jogarem em casa (casa dada de mão beijada, como se sabe, e como em quase todos os outros clubes, de Sul a Norte, e incluindo ilhas) mas isso é outra história.

A equipa do Belenenses estará animicamente bem. O resultado de 2ª feira para tal contribui. Depois, há uma descompressão, depois do que ocorreu o ano passado, e que só não foi pior devido a um golpe de sorte. Nesse aspecto, nestes últimos 3/4 anos, ficámos quase quites com o passado (os golpes de azar do campeonato perdido a 3m do fim, a morte de Pepe, as lesões/doenças de Amaro, Vicente, Carlos Serafim, Seba, as datas de começo das competições europeias, etc.). Mas é também uma equipa muito jovem, com oscilações naturais.

Do que vi (e pouco no caso do adversário), parecem-me equipas talhadas mais para jogar na expectativa do que para assumir o jogo. No entanto, os "minhotos" jogam em casa. Portanto, é de esperar maior iniciativa atacante do Sporting de Braga.

E aqui, entram pontos de expectativa quanto à constituição da equipa azul. Estrear-se-ão Tiago Gomes e/ou Beto? Se sim, com que acertos? Para variar, no caso do Beto, o certificado ainda não chegou, e não sabemos se chegará a tempo. Uma dupla dúvida, portanto.

Outra questão, é como reagiremos se nos encontrarmos em desvantagem o que ainda não aconteceu neste campeonato. Esperemos, é claro, que não aconteça neste jogo, que só venha a suceder o mais para a frente possível. Porque, aí, para já, as alternativas na frente de ataque parecem não ser muitas.

FUTSAL: GOLDEN CUP (NA GUARDA)
















A equipa de futsal do Belenenses participa, entre 28 e 30 de Agosto, na edição deste ano da Golden Cup que se realiza na cidade da Guarda.

Os azuis terão como adversários no Grupo A a equipa espanhola do Lobbelle Santiago e os angolanos do Toyota Angola.

No outro grupo defrontam-se o Sporting, o GD Lameirinhas e o MNK Nacional Zagreb

Grupo A

CF "OS BELENENSES"
LOBELLE SANTIAGO FS
TOYOTA ANGOLA

Grupo B
SPORTING CP
GDR LAMEIRINHASMNK
NACIONAL ZAGREB

Calendário dos Jogos:

2009.08.28 (6ª feira)
Grupo A 20:00 - CF "OS BELENENSES" - LOBELLE SANTIAGO FS
Grupo B 22:00 - SPORTING CP - GDR LAMEIRINHAS

2009.08.29 (Sábado)
Grupo A 09:30 - TOYOTA ANGOLA - CF "OS BELENENSES"
Grupo B 11:30 - GDR LAMEIRINHAS - MNK NACIONAL ZAGREB
Grupo A 20:00 - LOBELLE SANTIAGO FS - TOYOTA ANGOLA
Grupo B 22:00 - MNK NACIONAL ZAGREB - SPORTING

2009.08.30 (Domingo)
10:30 - Play-off 6º / 5º: 3º Grupo A - 3º Grupo B
16:00 Play-off 4º / 3º: 2º Grupo A - 2º Grupo B
18:00 - Play-off FINAL - 1º Grupo A - 1º Grupo B

ANDEBOL: BELENENSES, 25 - BENFICA, 31 (Jogo de apresentação)

A equipa de Andebol do Belenenses para a nova época, fez hoje a sua apresentação aos sócios, cuja bancada estava bem composta, atendendo ao dia e natureza do jogo (no total, estiveram cerca de 500 pessoas). Houve bastante juventude presente.

Antes do jogo principal, a nossa equipa de Juniores, actual Campeã Nacional, derrotou os seniores do Passos Manuel por 38-23, com 16-10 ao intervalo. Depois, os jogadores do plantel Sénior foram apresentados um a um com algum aparato cenográfico e sonoro.
A nossa equipa ressentiu-se naturalmente das saídas de jogadores como Pedro Spínola e Hugo Figueira e da lesão do jogador emblemático que é o Nelson Pina, que foi operado e ainda vai estar umas semanas parado.


Deste modo, o Benfica controlou grande parte do jogo e acabou por ganhar por 31-25, com 15-10 ao intervalo, apesar da reacção do Belenenses em outras partes.

Hoje, os nossos guarda-redes não "engataram" (e como isso é importante em GR de Andebol...) e houve precipitação em alguns passses e remates. Além das típicas coisas lampiãs.

No entanto, a juventude de grande parte do nossso plantel acabará por frutificar no futuro.

A médio prazo, depois de uma semi-travessia do deserto, podemos vir a dar cartas. Esta época, vamos ter paciência com esta equipa. Os jovens vão crescer, o Nelson Pina vai voltar, os recém-chegados vão-se entrosar...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SOLIDARIEDADE

É isso que faz um grupo.


Quando isso não existe, desagrega-se, tende a desaparecer.
Fazer (não fazer, dizer...) o que "me dá na moina" é apenas uma forma de egoísmo e de ditadura. destrutiva.

A LER

HOJE, 4ª FEIRA, APRESENTAÇÃO DO ANDEBOL


terça-feira, 25 de agosto de 2009

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados 2 jogos oficiais a classificação dos jogadores, como resultado da soma das notas que lhes atribuimos (de 0 a 5), é a seguinte:




1ºs Fredy, Nelson e Yontcha - 8 pontos
4º Mano - 6,5
5ºs Diakité e José Pedro - 6 pontos
7ºs Barge e Gabriel Gómez - 5,5 pontos
9ºs André Pires, Celestino e Rodrigo Arroz - 5 pontos
12º Felipe Bastos - 4 pontos
13º Ivan - 3 pontos
14º Pelé - 2 pontos

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

BELENENSES, 2 - NAVAL, 0. Três pontos preciosos

Acho que o jogo foi muito na linha do que aqui havíamos perspectivado. Felizmente, embora com alguns desacertos, não sofremos golos. E, felizmente, soubemos esperar pela oportunidade e tivémos o talento para marcar dois belos golos (por Yoncha aos 60m e Iván aos 90m) .

São sem dúvidas três pontos muito importantes para estabilizar a equipa e aumentar os níveis de confiança - até os nossos. E, valha a verdade, que desta vez foi melhor o resultado que a exibição. O empate até poderia ser justo. Mas ganhámos e ainda bem.

Uma palavra de apreço para o espírito lutador de todos os jogadores e para o trabalho discreto mas eficiente do treinador João Carlos Pereira.



Notas dos jogadores

Nelson - 3,5
Mano - 3,5
Rodrigo Arroz, 1,5
Diakité - 4
André Pires - 1,5
Gabriel Gómez - 2,5
Barge - 2
Celestino - 2
José Pedro - 3
Fredy - 4
Yontcha - 5

Felipe Bastos - 2
Ivan - 2
Pelé - 1,5

Cosme Machado foi, como habitualmente, tendencioso contra nós.

Assistências: cerca de 3.000 pessoas.

DESLOCAÇÃO A BRAGA


HOJE, BELENENSES - NAVAL


Encaro este jogo sem excessos de optimismo.

É muito importante ganhar, pois vêm aí jogos teoricamente bastante difíceis; mas a verdade é que temos alguma escassez de soluções atacantes. Aparentemente...

Reforçada a defesa, com o meio campo "sobreolotado" - não havia mesmo necessidade... - o sector atacante parece agora o menos guarnecido. Temos Fredy e Yontcha. Igor ainda é uma incógnita. Pode ter qualidade mas precisa de tempo. Romário (que foi convocado) e Tiago Almeida são jovens promissores. Talvez ainda venha mais alguém. Mas hoje, vamos jogar com o que temos.

Por isso, num jogo que temos a obrigação de ganhar, a vitória talvez deva começar na segurança defensiva. É preciso não sofrer golos. Depois...

Quanto ao público, não espero grande coisa. Incluindo a FA. Gostava de estar enganado. Mas se até dar uma resposta custa muito trabalho...

domingo, 23 de agosto de 2009

Belenenses perde final da FutSeixal Cup

O Belenenses deixou hoje escapar a vitória da FutSeixal Cul, ao perder com o Instituto D. João V, no desempate por penalties (4-5).

No fim dos 40m, havia 3-3 e no fim do prolongamento 4-4. Os golos do Belenenses foram de Marcelinho, Nelson, Vinicius e Ângelo.

Três notas:

1) Pedro Cary e Jardel nãoi jogaram, por lesões.

2) A arbitragem foi muito má para nós, começando logo na invenção do penalty que fez o 1-1.

3) Temos que ganhar o próximo torneio. Quanto a este...parabéns ao Instituto.



AMANHÃ: BELENENSES - NAVAL

A equipa de futebol de «Os Belenenses» recebe na próxima segunda-feira, dia 24 pelas 20h15, a formação figueirense da Naval 1º de Maio, num jogo que assinalará a estreia dos pupilos de João Carlos Pereira em jogos oficiais em casa.

Depois da auspiciosa estreia na I Liga 2009/2010 no Estádio do Mar, frente ao Leixões, será o momento de procurar a conquista dos três pontos em casa. Para isso, é fundamental o apoio de sócios e adeptos que façam sentir que a equipa azul actua em sua própria casa!

Vamos tornar-nos o décimo segundo jogador que fará desequilibrar a balança em favor da equipa azul nos momentos em que seja necessário todo o apoio.

Vamos compensar a imaturidade de alguns jogadores com incentivos à sua prestação, principalmente nos momentos em que menos bem seja a sua actuação.

Vamos prestar tributo positivo aos mais experientes que neste grupo de trabalho já demonstraram a sua enorme importância e entrega.

À juventude irreverente uns e à experiencia de outros, é necessário somar o apoio de TODOS!

Venha ao Estádio do Restelo na próxima segunda-feira pelas 20h15!

Nota: Retirado do site oficial. "Auspiciosa" é um bocado exagerado, não?

sábado, 22 de agosto de 2009

Futsal: Belenenses na Final da FutSeixal Cup



O Belenenses venceu hoje o Onze Unidos (novo primodivisionário) por 5-1, com golos de Dura, Nelson (na foto), Coco ( na 2ª foto) e Diego (2). Ao intervalo, havia 3-0.

Amanhã, Domingo, às 21h, no Pavilhão do Seixal, disputamos a final.

QUATRO EMPRESTADOS AO ESTRELA DA AMADORA


Quatro jogadores do Belenenses - Zazá (na foto), Abel Camará, Wallacy e o guarda-redes júnior Tiago - foram emprestados ao Estrela da Amadora.

Atendendo ao que se passou recentemente, tal facto deixa-me contente.

J.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Juniores: Belenenses, 0 - Sporting, 0

No 1º jogo do Campeonato Nacional de Juniores, Belenenses e Sporting empataram a zero.

Foi um encontro bem disputado, que decorreu no campo nº 2 do Restelo, com excelente número de espectadores, atendendo ao dia e hora.

BETO É O MAIS RECENTE REFORÇO

Com perto de 50 sócios presentes, foi hoje apresentado o central Beto, internacional Português, que envergará a camisola 33 do Belenenses.



Em princípio, com esta contratação, fica completo o nosso quadro defensivo. Ficará a faltar um avançado (o Saulo podia ter ficado...)

Futsal: Supertaça 2008/2009

Já existe local e data para a Supertaça. O jogo está marcado para Portimão, para o próximo dia 6 de Setembro às 16h. O Belenenses disputa a supertaça frente ao Benfica no arranque oficial da temporada.


A Secção irá organizar autocarros para levar os Sócios e Adeptos Belenenses. Espera-se que os adeptos do clube marquem presença em grande número a exemplo do que sucedeu no passado recente.

Apresentação de Beto

Decorreu na Sala de Imprensa, com uns 40 a 50 presentes.

Hoje: Belenenses - Sporting (Juniores, Futebol)

Hoje, às 17h, no Restelo, disputa-se o 1º jogo do Campeonato Nacional de Juniores (Zona Sul). Frente a frente, vão estar Belenenses e Sporting.

Jogo-treino: Belenenses empata em Mafra

Num jogo treino ontem à tarde disputado em Mafra, o Belenenses empatou 2-2 com a equipa local.


Os golos do Belenenses foram marcados por Fausto (o avançado português que está à experiência) e por Ivan.

Os titulares do 1º jogo do Campeonato só jogaram os últimos 20 minutos. Nelson não chegou a jogar.

Nota preocupante: André Almeida está ser desperdiçado. Ao que parece jogou a lateral. É para isto que veio cá rodar o Bastos?!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

RAUL SOLNADO (1929-2009)


2ª FEIRA: BELENENSES - NAVAL

É já na próxima 2ª feira às 20:15 o primeiro jogo oficial de 2009/10 no Restelo.

Venha apoiar o BELENENSES!!!

Bancada Poente:
Sócios Contribuinte: 6€,
Sócio Reformado/Estudante: 3€,
Não Sócios (acompanhante): 10€

Bancada Nascente:
Superior Central: 15€,
Superior Lateral: 10€,
Inferior: 7,50€

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Futsal: Belenenses, 1 - Dínamo de Moscovo, 3

Neste último jogo da Prestuge Cup, o Belenenses perdeu com o Dínamo de Moscovo, por 1-3, com 0-0 ao intervalo.


Diego foi o autor do golo da equipa azul.

O nosso adversário de hoje foi Campeão Europeu em 2007. Com apenas uma semana de trabalho, o Belenenses fez o que pôde - e o resultado teria sido outro, não fossem as muitas oportunidades desperdiçadas.


SE AINDA HOUVER CURA...

1. Reconhecer a(s) doença(s).


2. Querer mesmo regenerar-se.

3. Aplicar o(s) tratamento(s) adequados.

4. Não desleixar nenhuma oportunidade, dar valor a tudo o que possa trazer melhoras (No more "caga nisso").

Queiramos ou não, até os entes queridos podem morrer...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

OS PRÓXIMOS JOGOS

Belenenses - Naval, 2ª Feira, 24 de Agosto, às 20h15m


Braga - Belenenses, Domingo, 30 de Agosto, às 18h


(Não deixa, realmente de ser curioso, o Cosme Machado, que já tem mau historial connosco e é da Associação de Braga, ser o nomeado para o jogo da Naval..Mas "prontos"...)

SORTEIO DO CAMPEONATO DE FUTSAL

Aqui estão os nossos jogos:


1ª Jornada (12.09.2009): UTAD - Belenenses;
2ª Jornada (19.09.2009): Belenenses - GRC Onze Unidos;
3ª Jornada (26.09.2009): SL Olivais - Belenenses;
4ª Jornada (03.10.2009): Belenenses - AR Freixieiro;
5ªJornada (10.10.2009): GD Boticas - Belenenses;
6ª Jornada (17.10.2009): Belenenses - Benfica;
7ª Jornada (24.10.2009): Belenenses - CA Mogadouro;
8ª Jornada (31.10.2009): SC Vila Verde - Belenenses;
9ª Jornada (07.11.2009): Belenenses - FC Alpendorada;
10ª Jornada (21.11.2009): Fundação Jorge Antunes - Belenenses;
11ª Jornada (28.11.2009): Belenenses - Sporting;
12ª Jornada (01.12.2009): AD Fundão - Belenenses;
13ª Jornada (05.12.2009): Belenenses - Instituto D. João V.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Futsal: derrota pesada...que não quer dizer nada

No 1º jogo da Prestige Cup, hoje disputado no Pavilhão de Minde, concelho de Alcanena, o Belenenses perdeu por 5-1 com o Sporting.

Obviamente, não vamos falar em vitórias morais mas o resultado é bastante enganador.


A 1ª parte foi quase totalmente dominada pelo Belenenses, em tudo o que diz respeito à construção de jogo. Na eficácia, sim, fomos inferiores: falhámos oportunidades em série, sofremos dois golos muito mal sofridos. Enquanto isso, o Sporting, ao 4º remate tinha 3 golos; e guarda-redes inspiradíssimos.

A 2ª parte começou da mesma maneira, com o Belenenses falhar 2 oportunidades flagrantes. Numa delas, Jardel, que finalmente voltou a jogar uns minutos depois da lesão no 2º jogo da Final do Campeonato, atirou ao poste. A pouco e pouco, começou a ser nítida a melhor condição física do Sporting, natural, por ter mais dias de treinos (acabou a época anterior mais cedo, e mais cedo começou a presente), que foi então melhor. Chegou ao 4-0, novamente mal consentido, e ao 5-0. Só nos últimos 5 minutos, o Belenenses recuperou o "controlo" do jogo, reduzindo para 5-1 (golo de Dura).


A verdade é que o Belenenses mostrou qualidade no mínimo idêntica à dos dois anos anteriores. Estamos convictos que vai de novo lutar pelos títulos. E gostámos de todos (mesmo) os reforços, embora seja evidente o escasso enquadramento, pois houve... 4 dias de treinos. Claro que os jornais vão falar de um super-Sporting e começar as comparações com o super-Benfica, como se os outros não existisssem. Mas "talvez se lixem". O que vi hoje, apesar do resultado, apesar dos super-reforços do Sporting (e do Benfica), faz-me crer que sim.

Nas bancadas, havia uns 15 "pastéis" e uns 40-50 "lagartos".

Quarta-feira, às 20h30m, no mesmo local, jogamos com o Dínamo de Moscovo.

PRÉMIOS ARTUR JOSÉ PEREIRA

A Fúria Azul divulga esta iniciativa que se encontra inserida nos 90 anos do nosso clube e que visa não só homenagear a memória daquele que foi o nosso principal fundador - o grande Artur José Pereira - , como também distinguir anualmente aqueles que, na actualidade, continuam a engrandecer o prestígio do nosso Clube nas mais diversas áreas de actuação.


Contamos com a tua colaboração na nomeação dos melhores de 2008/2009. Os prémios serão atribuidos pelo clube na gala do nonagésimo aniversário do CFB.
Participa!

Em 2009, com referência a 2008, as categorias premiáveis são as seguintes:

SÓCIO do ano

FUTEBOLISTA do ano

ATLETA do ano

TREINADOR do ano

EQUIPA DE FORMAÇÃO do ano

DIRIGENTE do ano

DEDICAÇÃO E MÉRITO

REVELAÇÃO do ano

EQUIPA SÉNIOR do ano

FILIAL do ano

Neste primeiro ano, a proposição dos candidatos pode ser feita por qualquer Sócio devidamente identificado, com as quotas em dia e no pleno gozo dos seus direitos, através do e-mail premiosajp@osbelenenses.com especificamente criado para o efeito.Quem preferir poderá apresentar proposta em carta fechada dirigida à Direcção (Clube de Futebol «Os Belenenses» / Estádio do Restelo / 1449-015 Lisboa).

As propostas devem ser devidamente fundamentadas para poderem ser aceites.

Cada Sócio só pode apresentar uma proposta por cada categoria.

A Direcção do clube está impedida de apresentar propostas.

A deliberação compete à Direcção, que apreciará com objectividade e isenção o mérito das diversas propostas recebidas e os respectivos fundamentos.As deliberações são tomadas por maioria e têm carácter definitivo e irrecorrível, devendo as mesmas ser lavradas em acta da Direcção.Poderá não ser outorgado num dado ano algum ou alguns dos prémios, por inexistência de propostas ou por falta de mérito das mesmas.

Em 2009, a apresentação das propostas poderá ser feita até ao dia 21 de Agosto, inclusive.

domingo, 16 de agosto de 2009

FUTSAL: UM BOM TORNEIO PARA COMEÇAR


Depois de ontem, no 1º jogo, após 4 dias de trabalho, ter vencido o UTAD por 1-0 em Baião, o Belenenses vai esta semana, de 2ª a 4ª feira, participar num torneio de relevo.

Trata-se da Prestige CUP, a decorrer em Alcanena (cerca de uma hora de Lisboa), no seu Pavilhão Municipal. Além do Belenenses, estarão presentes o Sporting e o Dínamo de Moscovo (que foi campeão europeu há dois anos).

Defrontaremos o Sporting amanhã, às 20h30m; e o Dínamo de Moscovo, na 4ª feira, também às 20h30m. Na 3ª feira, as duas outras equipas jogarão entre si.

Vale a pena estar presente!

sábado, 15 de agosto de 2009

MAIS ALGUMAS NOTAS SOBRE O LEIXÕES - BELENENSES

1 - Aqui há umas 3 semanas, depois do Belenenses - Estoril, dissemos que a equipa estava pior que na época passada na mesma altura. Face ao que vimos, era verdade (para nós). Hoje, na mesma comparação (com o Belenenses - Covilhã da Taça da Liga do ano passado), temos que dizer algo diferente: face ao que vimos, a verdade (para nós) é que a equipa está melhor. Não, não engolimos nada do que dissémos porque: queremos sempre que o Belenenses esteja muito bem; tanto o optimismo como o pessimismo são puras subjectividades, que pouco ou nada interessam.

2- Desconfio que a grande parte dos que dizem "é preciso é apoiar" não foram a Matosinhos.

3 - Os jornaleiros só viram o Felipe Bastos, apesar da exibição mediana (começou com 2 perdas de bola...). Mas já sabemos que esse é o seu papel oficioso. Que nós nos punhamos a jeito é que é mau.

4 - Também por isso, tive pena que o André Almeida não jogasse. Oxalá não façamos dele um novo Eliseu ou G. Brandão.

5 - O Zé Pedro tem que jogar ao meio, não à esquerda.

6 - O Barge é melhor que eu esperava. O André Pires mostrou uma segurança a defender que não esperava (a atacar, já tinha visto qualidades). Nelson dá mais segurança que Júlio César, embora seja menos espectacular. Ontem, foi o melhor, seguido do Fredy. Na nossa opinião, claro.

7 - Há trabalho e fio de jogo. Agora, treinadores e jogadores precisam de mais audácia.

COMEÇOU O CAMPEONATO: LEIXÕES, 0 - BELENENSES, 0

Cerca de 150 adeptos do Belenenses estiveram esta noite no Estádio do Mar, assistindo à estreia do Belenenses no Campeonato.

O encontro terminou com um empate, justo, sem golos, após 90m razoavelmente bem jogados.

Meio cheia ou meio vazia? Fica ao critério, às expectativas, às ambições de cada um. Pontuámos fora; perdemos dois pontos.

Seja como for, viu-se um Belenenses com boa disposição no terreno, boas movimentações, compensações e trocas de bola. Faltou, só, um pouco mais de agressividade, no bom sentido. Tudo parece corresponder ao perfil do treinador João Carlos Pereira. E, claro, falta um central e um avançado. Em resumo, diríamos que não foi brilhante mas foi positivo dadas as circunstâncias conhecidas.

O Belenenses alinhou assim:

Nelson; Mano, Rodrigo Arroz, Diakité e André Pires; Gabriel Gómez (Ivan, 79m); Barge (Pelé, 86m), José Pedro e Celestino (Fellipe Bastos, 63m) ; Fredy e Yontcha.

Suplentes Não Utilizados: Assis, Devic, Igor e Romário.

Eis as notas que atribuímos aos jogadores com alguns breves comentários:



Nelson - 4,5 Seguríssimo, com 3 intervenções muito boas
Barge - 3,5 Ficámos agradavelmente surpreendidos. Bem a defender, e bem a ir lá à frente, criando desequilíbrios.
Rodrigo Arroz - 3,5 Esteve seguro e eficiente. Merece mais crédito dos adeptos.
Diakité - 2 Ainda sem a rotina de defesa (ele que é excelente trinco) teve 3 falhas que podiam ter feito danos
André Pires - 3,5 Exibição bastante positiva, e até além do esperado a defender
Gabriel Gómez - 3 A certa altura, baixou a boa qualidade que estava a mostrar
Mano - 3 Esforçado como sempre. Boas trocas com Barge
Celestino - 3 Tem qualidade e a condição física vai melhorando... e quando estiver a 100% esperam-se muito boas exibições.
Zé Pedro - 3 Esteve bem mas perdeu 2 boas oportunidades em investidas pelo lado direito. Perdeu-se algo quando passou do centro para a esquerda. Faltou "aquele" remate de longe.
Fredy - 4 Confirmou tudo o que de bom dele se tem dito. Pode e deve ir muito longe. Assim tenha cabeça e o saibamos aproveitar e valorizar devidamente.
Yoncha - 3 Gostámos francamente. Mostrou qualidade. Pena não surgir mais outro jogador na área.

Felipe Bastos - 2 Tentarei ser imparcial. Entrou muito mal. Mas, entretanto, fez um excelente remate de livre directo, criando fisson. Melhorou, então, coincidindo com a passagem da esquerda para o centro, fazendo mais uma boa jogada. Mas a equipa perdeu com o reposicionamento inverso de Zé Pedro.
Ivan - 1 Pouco tempo e pouco jogo.
Pelé - 0,5 5 minutos em campo, tempo apenas para um corte e um despacho.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A MEIO GÁS

Ao contrário de outros, que tentam calar qualquer crítica, seja a que direcção fôr, com o velho e revelho "é preciso é apoiar", mas que depois, apoiam "pela televisão" ou pela "net", lá vou a Matosinhos, ao Estádio do Mar, apoiar o Belenenses. Apoiar mesmo, e não apenas ver. São coisas diferentes. Sentado, caladinho, sem nada de azul, sem sequer umas palmas - peço desculpa mas não é apoiar.

Mas vou sem entusiasmo (ainda bem, para não destoar, que os entusiasmos são coisa mal vista por muitos...)

Cada vez me identifico menos com este Belenenses. Depois, a presença de um emprestado dos "3" será para mim uma ferida aberta toda a temporada. Os seus defensores não podem imaginar quanto dói aqueles de nós que não vendem os princípios de 90 anos a 45m bem jogados. Não, não o vou assobiar, como tão pouco o vou aplaudir. Na soma de tudo, pouco resta do que foi o Belenenses.

Em todo o caso, venham lá os 3 pontos...

NOTAS DOS JOGADORES 2008-2009 (CONCLUSÃO)

O ano passado, fomos atribuindo notas individuais aos jogadores do Belenenses em todos os jogos oficiais (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga), chegando-se, com a soma, à classificação final. Apesar de nos traírem com o Bastos, o que nos tira muito da vontade de tudo, talvez façamos o mesmo este ano.


Para além dda subjectividade das nossas apreciações, acresce o facto de não termos indicado os jogos que cada jogador realizou. Naturalmente, um jogador mais utilizado pode ter superior pontuação, mas uma média mais baixa que um jogador menos usado (desde logo, os que entraram a meio da época).

E naturalmente, os jogadores com mais pontuação acumulada foram os mais utilizados.

Para matizar um pouco as coisas, vamos repetir a classificação mas acrescentando os minutos de utilização de cada jogador - mas só no Campeonato, pois não reunimos dados da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Tenha-se este último factor em conta, pois jogadores como o Vinicius, o Roncatto ou o Porta, tiveram mais revelância nas Taças que no Campeonato.


1º Júlio César - 112 pontos 2700m
2º Silas – 93 pontos 2523m
3º Zé Pedro - 88 pontos 2400m
4º Mano - 80 pontos 1998m
5º Wender - 69 pontos 1364m
6º Vinicius - 67 pontos 981m
7º Carciano - 61 pontos 1442m
8ºs Cândido Costa e Gabriel Gómez - 59 pontos 1603m; 1487m
10ºs Diakité e Marcelo – 55 pontos 1530m; 1061m
12º Roncatto - 44 pontos 1073m
13º Tininho - 36 pontos 1099m
14º Ávalos - 35 pontos 1320m
15º China - 34 pontos 805m
16º Saulo - 33 pontos 915m
17º Alex – 31 pontos 863m
18º Baiano – 30 pontos 631m
19º Rodrigo Arroz - 29 pontos 896m
20º Maikon - 27 pontos 386m
21º Porta - 25 pontos 377m
22º João Paulo Oliveira - 23 pontos 307m
23º Sérgio Organista - 19 pontos 366m
24º Fredy - 11 pontos 99m
25ºs Pelé e Zarabi - 10 pontos 154m; 429m
27º Matheus - 9 pontos 438m
28º André Pires - 6 pontos 180m
29º André Almeida - 5 pontos 99m
30ºs Evandro Paulista, Tiago Almeida e Vanderley – 1 pontos 11m; 3m; 32m

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

NUMERAÇÃO DOS JOGADORES

Guarda Redes

1 - Assis; 3 - Nelson; 92 - Adolfo Leite

Defesas
2 - Diego; 5 - Filipe Paiva; 13 - Rodrigo Arroz; 15 - Devic; 21 - André Pires; 80 - Diakité (Foi hoje anunciada a contratação do lateral esquerdo Tiago Gomes mas ainda não sabemos qual será o número da sua camisola).

Médios
4 - Barge; 6 - Gabriel Gomez; 7 - Mano; 10 - Celestino; 11 - José Pedro; 14 - André Almeida; 20 - Felipe Bastos; 26 - Ivan; 27 - Cândido Costa; 56 - Pelé

Avançados
9 - Yoncha; 16 - Tiago Almeida; 17 - Igor; 22 - Fredy; 89 - Romário

ANDEBOL BELENENSES 2009-2010

http://www.osbelenenses.com/portal/belenenses/_specific/public/allbrowsers/files/pdf/dossier%20apresentação%202009%202010.pdf

Nota: Aos jogadores referidos no documento, juntou-se entretanto o regressado Francisco Bacalhau.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AGORA QUE O CAMPEONATO VAI COMEÇAR...

(clicar para ver melhor)



Só por curiosidade, o Belenenses tem mais lugares no pódio que todos os outros pseudo-4º grandes juntos...

De resto, todos esses tem diferença de golos negativa (contra os nossos 700 positivos), menos 500 a 1000 golos marcados, menos 200, 500, 900 pontos.

E bom, se aqui se metessem os Campeonatos de Portugal, onde fomos 3 vezes campeões, a coisa seria bem mais luminosa para nós.

Tal como, não os ignoremos, seria bem mais desagradável se considerássemos os últimos anos...

RESUMO DA PRÉ-ÉPOCA

Eis o resumo da pré-época:


O treinador escolhido foi João Carlos Pereira.

Foram contratados:

1 Guarda-Redes (mas a compensar a "venda" de Júlio César)
1 Defesa
4 Médios
2 Avançados

Saíram:
2 Guarda Redes
6 Defesas
4 Médios
6 Avançados


Disputaram-se 9 jogos, 3 no Restelo, 3 em casa dos adversários, 3 em campo neutro. Os resultados foram 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, com 11 golos marcados e 9 golos sofridos.

Os marcadores dos golos foram: Fredy - 3; Yoncha - 2; Diakité - 2; Zé Pedro - 1; Marcelo - 1; Romário - 1; Barge - 1.
O campeonato começa depois de amanhã.


Apresentação do Futsal Belenenses 2009-2010

"A primeira nota, em termos sintéticos, é que a apresentação foi de bastante qualidade, mostrando uma vez mais a excelência, e em progresso, da maneira como se trabalha na Secção de Futsal. Também se deve registar que a sala estava completamente cheia.

A intervenção inicial foi do Director da modalidade, Nuno R. Lopes, que com bastante noção de comunicação, agradeceu o apoio que os sócios têm dado, frisando que é para eles que se trabalha, e realçando a grandeza e a coragem que é preciso ter para ser do Belenenses. Mostrando-se satisfeito com o grupo reunido para a nova época, e com as empresas que apoiam o Futsal Azul, afirmou que o Belenenses continuará a ser uma equipa ambiciosa, procurando dar alegrias aos sócios. Lembrou que somos umas das duas equipas nacionais que estarão este ano a disputar 3 títulos, apontando já para a Supertaça, que terá lugar no dia 6 de Setembro, e onde se espera um grande apoio dos sóciosd azuis. Nas suas palavras, transpareceu a determinação de lutar de forma mais contundente e desassombrada contra todos os adversários, incluindo os factos anómalos bem conhecidos, com que o Belenenses tem que se defrontar.

Em seguida, como representante da Direcção, falou o Sr. Carlos Moutinho, que numa breve mas bem elaborada e muito clara intervenção, se pronunciou em idêntico sentido, manifestando apreço pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

A apresentação do novo site do Futsal do Belenenses, agora página oficial (http://www.futsal.osbelenenses.com/) ficando o Júlio Futsal como espaço de apoio, esteve a cargo do Director de Comunicação, Luís Silva. Depois, apresentou todo o plantel, equipa técnica e staff de apoio. Dos novos jogadores, destacam-se, desde logo, Coco, ex-Alpendorada, jogador de craveira; o goleador Vinicius, ex- UTAD; e um jogador de que se espera muito, Ângelo, que veio do Brasil. Acrescem o experiente Guarda Redes Nuno Moita (ex-Vila verde) e dois jogadores que se espera que venham a ser revelações (a exemplo de Pedro Cary e Paulinho): Dura (ex-Portela) e Nelson Figueiredo (ex-Sassoeiros). Gostámos francamente da postura dos jogadores. Dos que permanecem, e face à saída de Drula, o capitão e o vice-capitão passarão a ser, respectivamente, Jardel e Diego. Transitam ainda do ano passado Marcão, Marco Mateus, Marcelinho, Paulo Henrique, Paulinho e Pedro Cary. Ao nível de adjuntos e fisioterapeutas, face à investida do Sporting (que até o roupeiro tentou levar, embora, no caso, em vão), são várias as mexidas.




Por fim, interveio o treinador Alípio Matos. Também ele se dirigiu com muito afecto aos associados azuis e, apesar de, como fez notar, a CS funcionar como se só existissem duas super-equipas (Benfica e Sporting), nada restando para os outros, garantiu que o Belenenses quer repetir uma boa época. Frisou mesmo que ter sido vice-campeão não satisfez, embora não deixando de denunciar todas as forças que impediram a conquista do título. Como referiu, citando terceiros "é um problema a coisa não ser só repartida entre Benfica e Sporting, surgindo agora o Belenenses", causando engulhos a muita gente.


Os jornais desportivos primaram pela completa ausência de perguntas. Já o Notícias Belenenses colocou 2 perguntas:


1) Pode o Belenenses este ano superar as situações de arbitragens escandalosamentre pró-Benfica e anti-Belenenses, dirigentes federativos a rirem-se quando sofremos golos na final, pisos da Final Four da Taça mudados ao gosto do Sporting, etc?


Alípio Matos respondeu que é preciso muita determinação, muito carácter, muita alma e que para ganhar é preciso ser não só melhor, mas muito melhor que os adversários, objectivos para os quais se trabalhará afincadamente.



2) Não é desmotivante ver a imprensa a fazer a constante promoção do Sporting e do Benfica, minorizando os feitos do Belenenses, pondo a foto do Ricardinho em 95% das notícias, mesmo quando são os jogadores do Belenenses a exibirem-se a grande altura? Não é difícil lidar com isto?


Alípio mostrou a sua indignação com tais situações e rematou, de forma lapidar: "Se mesmo assim, não nos dão o devido valor, não podemos deixar de ser fortes, porque, então, é que nos ignorariam por completo": E reafirmou a determinação de trabalhar cada vez melhor.



Quanto aos jogos da pré-época, o primeiro terá lugar já no dia 15, em Baião, frente ao UTAD. Em seguida, destaque para o importante troféu Prestige, em Alcanena, dias 17 a 19, no qual teremos como adversários o Sporting e o Dínamo de Moscovo, que é nem mais nem menos do que o campeão europeu".