quinta-feira, 30 de setembro de 2010

COMUNICADO DA DIRECÇÃO

A Direcção do CF osBelenenses, ontem reunida, emitiu o comunicado que a seguir se publica.

A Direcção do Clube de Futebol “os Belenenses”, reunida ontem, dia 29 de Setembro, analisou a situação do clube e tomou várias decisões, consideradas inevitáveis, atenta a gravíssima situação financeira e as suas implicações actuais.

No início do mandato, foram estabelecidas, por esta Direcção, as prioridades de pagamento de compromissos com o Estado e com os trabalhadores, e só depois a restante actividade do clube. Acontece que, o volume das dívidas acumuladas tem gerado um aumento substancial de processos executivos que consomem grande parte dos recursos financeiros existentes. No quadro das prioridades estabelecidas, tem sido com grande dificuldade que têm sido cumpridas as obrigações para com o Estado e, lamentavelmente, não tem sido possível assegurar o integral pagamento das retribuições a todos os funcionários. Neste contexto, não tem sequer havido oportunidade para considerar a restante actividade do clube.

Assim sendo, e considerando a situação dos trabalhadores do clube a principal preocupação do momento, a Direcção deliberou várias medidas de emergência destinadas a libertar a tesouraria e permitir o cumprimento das obrigações do clube para com os funcionários:
Foi aprovado:

1) Encerrar as restantes piscinas do clube, a partir do dia 4 de Outubro de 2010: Apesar do esforço para as manter abertas, depois do encerramento da piscina olímpica, verificou-se que a exploração mensal das mesmas continua a ser profundamente deficitária. Todos os associados que hajam entretanto efectuado pagamentos para os próximos meses poderão solicitar o respectivo reembolso, na Secretaria do clube, a partir do dia 6 de Outubro.

2) Encerrar a lavandaria do clube: A actividade da mesma tem custos que o clube, de momento, não pode suportar, quer ao nível dos consumos de energia, quer da aquisição dos produtos utilizados. Cada modalidade deverá encontrar a solução mais adequada para colmatar este encerramento, sendo que o clube não dispõe de recursos para assumir qualquer custo.

3) Encerrar o posto médico do Pavilhão Acácio Rosa: É mais uma unidade com custos incomportáveis na actual conjuntura.

4) Acelerar e aprofundar o processo de reestruturação do quadro de recursos humanos do clube: Será procurada a melhor solução para cada caso, numa lógica de diálogo com os trabalhadores e os seus representantes sindicais.

5) Avaliar o cumprimento regular de todos os contratos de arrendamento e cedências de exploração, referentes ao Complexo do Restelo: Em caso de incumprimento ou cumprimento irregular, o Clube eliminará imediatamente, todos os custos que daí possam advir.

6) Revogar quaisquer direitos a utilização de meios de comunicação móveis, por funcionários ou directores: Quaisquer custos futuros são da inteira responsabilidade dos seus autores, devendo os mesmos entregar os aparelhos que lhes estão confiados.

7) Proibir a realização de quaisquer despesas reembolsáveis, sem prévia autorização do Vice-Presidente do Pelouro: Se tal se verificar, a despesa será da responsabilidade do seu autor.

8) Intensificar a procura de parcerias que permitam a sustentabilidade dos vários sectores do clube, no sentido de o poder revitalizar, tão depressa quanto possível.

Foi ainda deliberado o cancelamento do jantar e gala de aniversário, previstos para o próximo dia 1 de Outubro. Num contexto de dificuldade dos trabalhadores do clube e de medidas difíceis a executar, não parece adequado desenvolver um evento com as características do que estava previsto. Todos os associados que tiverem adquirido o respectivo bilhete poderão ser reembolsados na secretaria do clube ou na Loja Azul.

A todos, especialmente aos trabalhadores do clube, a Direcção pede compreensão para a situação actual, bem como a confiança nas medidas agora tomadas. Tomámo-las com sentido de responsabilidade e intenção de, tão rápido quanto possível, melhorar a situação do clube, dos seus trabalhadores e respectivas famílias.

A Direcção do Clube de Futebol “os Belenenses”