sexta-feira, 29 de outubro de 2010

UM BOCADO DE VERDADE

Hoje no jornal Record, num daqueles muitos artigos em que adeptos dos três metralhas escrevem o que lhes apetece, finalmente revelam-se algumas verdades omitidas, embora se continuem a omitir outras.

E bom, claro que não se fala nisto, mas aqui é que está a verdadeira secretaria... e os verdadeiros escândalos.

Lembremos que os Belenenses fez e pagou os seus estádios (que até lhe foram tirados) e paga a sua conservação até hoje.

E noutros casos?

A Briosa não fez o seu estádio, etc, mas tem que pagar a sua manutenção: 450 mil euros ano. Pois é, dava para pagar um ou dois craques por ano...

Já os inchados do Braga, a quem já se tinha oferecido o estádio 28 de Maio - o tal construído para celebrar a instauração do regime anterior; data em que o F.C.Porto anti-salazarista (lol), inaugurou as Antas, uns anos depois de por duas vezes se alargar ao Campeonato para ficar na 1ª divisão; mesmo assim, menos 3 vezes que as alterações para o Braga se manter -, beneficiam agora do estádio pelo qual foram pagos pelos contribuintes 130 milhões (!!!). A Câmara (contribuintes...) aguenta com custos anuais de 6 milhões (!!!) - quase um terço do gasto por todas as Câmaras do Euro 2004!!! O Braga não paga a manutenção, recebe não sei quanto por um nome naquilo que não é seu nem pagou... e como contrapartida de tudo isto, paga a épica quantia de 500 (exacto: quinhentos) euros por mês (6 mil por ano) à Câmara, que lhes está a construir as piscinas, ao que se há-de seguir um centro de estágio.

Mas o Braga é bestial e a Académica )no dizer dos adeptos do primeiro) tem uma "equipinha que só sabe defender".

Mas tudo isto é apenas uma ponta do iceberque de todos os clubes sustentados a pão de ló por Câmaras e Governos Regionais: estádios, metade dos capitais das SAD, treinadores a receber directamente nas autarquias - é fartar vilanagem... Curiosamente, isto não é considerado "secretaria". Nem as escutas dos apitos... Nem as trafulhices nas Finanças...

Também curiosamente, o Sr, Daniel Oliveira, assumido sportinguista,tão expedito quando se aludem clubes de média dimensão, não fala da escandaleira inenarrável que foi os apoios para o novo estádio do Benfica - até mete o recebimento de pretensos luvros de urbanizações que nunca foram feitas... Não é estranho não aproveitar para dar uma bicada num clube pretensamente rival? Parece... só que para isso, teria que falar dos escândalos, embora menores, que nos mesmos âmbitos envolvem o Sporting... Curiosamente, e vá lá saber-se por que razão, Pinto da Costa também nunca falou muito do assunto... Bem, também são muito rivais, mas o Benfica tem o centro de estágios Caixa Geral de Depósitos e o Porto tem o Pavilhão Caixa (Geral de Depósitos).



Clicar para ampliar