terça-feira, 31 de agosto de 2010

A LER

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SUPERTAÇA DE FUTSAL

domingo, 29 de agosto de 2010

Notas dos Jogadores: Classificação

Ao fim de 4 jogos oficiais:

Fredy - 8
Abel - 7,5
Celestino - 7,5
André Pires - 7
Barge - 7
Luís Carlos - 7
Pelé - 6
André Almeida - 5,5
Semmler - 5
Fábio Marques - 4,5
André Martins - 4
Miguel Rosa - 3,5
Devic - 3
Duarte Machado - 2,5
Tiago Almeida - 2,5
Néné - 1,5
Rodrigo Arroz - 1,5
Gabriel Gómez - 1
Purovic - 1
Dani - 0,5
Tiago Gomes - 0,5


BELENENSES, 1 - AVES, 1

Melhor a exibição que o resultado.

Perderam-se dois pontos mas talvez se esteja a ganhar uma equipa.

Talvez...

sábado, 28 de agosto de 2010

C.F. "Os Galveenses"

Como prometido aqui fica uma "proto-história" de uma filial do nosso clube entretanto extinta, o C.F. "Os Galveenses", com sede na pequena vila de Galveias, concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre.


Fundado em 1933 por um natural de Galveias, Bernardo Lobato, então estudante de medicina na Universidade de Coimbra, equipava à "Belenenses", como se pode verificar na fotografia, com camisola azul, calção branco e de Cruz de Cristo ao peito. Com o rápido declínio da vila e do nosso clube, esta filial acaba por se fundir com a Sociedade Filarmónica Galveense embora, se tivesse mantido alguma ligação com a "casa-mãe", até finais dos anos 80, quando a Sociedade Filarmónica Galveense deixou de receber o período do nosso clube.

Devido a esta ligação ainda hoje existem alguns habitantes do Belenenses, infelizmente cada vez menos devido à sua avançada idade e também à desertificação da vila que teria 3000 habitantes quando a nossa filial foi fundada, e actualmente conta com aproxidamente metade (1429 segundo previsão do INE para 2008). Também esta ligação este por detrás da vinda de Matateu a Galveias, já de saída do Belenenses em 1963.

Muitos adeptos teve o nosso clube no Distrito de Portalegre, comprovados por duas filiais activas C.F. "Os Elvenses" (Elvas) e C.F. "Os Avisenses" (Avis), uma extinta C.F. "Os Galveenses" (Galveias), e possivelmente outra activa que procuraremos descobrir se possuiu origem azul, C.F. "Os Gavioneses" (Gavião). Esperemos que um dia voltemos a ter adeptos nesta região com a mesma expressão de outros tempos, embora tenha poucas esperanças nisso.

Agradecemos ao Senhor Vitório, que se encontra na fotografia com o Matateu, as fotografias, as informações e a sua disponibilidade total. Este Galveense, apesar da sua filiação num rival de Lisboa (presidente do Núcleo Sportinguista de Galveias), guardou com carinho todas estas recordações (onde se inclui uma camisola oficial do Belenenses dos anos 60) e tendo-as expostas no referido núcleo.

C.F.

AMANHÃ


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A LER

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

BLUE CARD







UM NOVO PLANTEL

Não sabemos se o plantel já está fechado. Pensamos que talvez venha mais algum jogador para o meio campo. De qualquer modo, há 6 novos jogadores que entretanto foram chegando e qure ainda não jogaram:


Dois centrais: Baggio e Célio Santos
Um médio defensivo: Diego Lima
Um extremo: Calé
Dois avançados: Purovic e Elton.

Só temos algum conhecimento de dois deles: Calé (que nos agrada) e Purovic (detesto emprestados de clubes de cá, mas este é dos empréstimos que engulo melhor). Os outros, esperemos que acrescentem qualidadfe e consistência à equipa.

Contra o Aves, suponho que só Baggio, Elton e, mais dificilmente, Diego Lima têm possibilidades de jogar, por causa dos certificados internacionais.

Mas se - sublinho: SE - todos os 6 se tornarem titulares, é meia equipa totalmente nova.

Ficamos na expectativa, com alguma esperança...
J.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Domingo, às 11h15m, Belenenses - Desp. Aves

Vem apoiar o BELENENSES!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A LER

SÓ POR CURIOSIDADE...

Entre os 14 jogadores que o Belenenses utilizou contra o Arouca, 12 são portugueses e nos 11 iniciais, 7 vieram da nossa formação.

Coisas que os jornais nunca dizem, claro...

domingo, 22 de agosto de 2010

TARDE NO RESTELO

Não percebo os meus consócios, cada vez mais sinto que estou mundos de distância.

Não percebo o babanço sabujo com dois jogadores vulgares, só porque são emprestados pelos clubes da 2ª circular.

Não percebo as palavras que ouvi um consócio dirigir ao Diego Sol, a pôr o Benfica nos picos da Lua.

Não percebo a ausência do pessoal da Fúria no Futebol e/ou no Futsal. No Futsal, era o 1º jogo: é assim, face a tantos novos jogadores, que esperamos respeito.


Não percebo os que gozam com quem apoia o Belenenses, para quem nem umas palminhas têm, as quais vão só para os adversários (acho bem que se dê, também o fiz e faço sempre que me merecem respeito) mais o Vice-Presidente da AFL (!!!).

E já agora, já não devo perceber nada de Futebol...

E vamos ao Futebol

Belenenses, 1 - Arouca, 1

Aos 9m, já perdíamos 1-0, com os centrais uma vez mais a dormir (pergunto-me, também, se há ali suficiente treino de automatismos). Nem isso sacudiu a equipa. A 1ª parte foi má. Na 2ª parte, agora com o vento favor, e a defesa e meio campo mais subidos, lá melhorámos. O empate chegou num grande golo de Celestino. Ainda se admitiu a vitória mas não deu.

Notas dos jogadores:

Semmler - 1,5. Tarde ingrata. Teve pouco trabalho mas sofreu um golo. Uma coisa boa: é comunicativo com os colegas da defesa.
Barge - 1,5
Devic - 0,5
Fábio Marques - 1 (gostámos mais quando o vimos a nº 6)
André Pires - 2
Celestino - 2,5 (Começou bem, passou a medíocre, mas fez um golão)
Pelé - 1 (Não percebo porque se põe naquela posição, que não me parece a sua)
André Almeida - 1,5 (começou mal, timorato. Melhorou a partir da meia hora mas foi substituído. Tem que acreditar mais em si próprio)
Fredy - 2,5 (muitas vezes inconsequente mas ao menos sacudiu o jogo)
Abel Camará - 2 (muito lutador )
Tiago Almeida - 1 (outro a jogar em posição estranha)

Luís Carlos - 2 (mexeu com a equipa. Perdeu boa ocasião)
Miguel Rosa - 2 (Remate forte. Mexido. Passes precipitados).
André Martins - 1 (vítima de entrada assassina)

Depois, veio o Futsal

Belenenses, 4 - Dínamo de Moscovo, 5.

Excelente espectáculo, com cerca de 600 pessoas presentes. Os russos são uma grande equipa e já têm mês e meio de preparação contra os 12 dias do Belenenses. Chegaram com surpreendente fascilidade o 2-0. A partir daí, com a reacção azul, o jogo foi equilibrado. Atacámos bem mas oferecemos golos, que o adversário, categorizado, não desperdiçou. Não estamos a pôr em causa a vitória do Dínamo de Moscovo, que a mereceu. Mas podíamos ter empatado. Sobretudo, no que mais interessa num jogo destes e nesta altura, demos excelente indicações. O plantel tem qualidade e várias soluções. E, começando nos responsáveis, há um projecto desportivo, há vontade, há garra, há ambição. Há um sentido de clube. Tudo isso que, no resto, fomos perdendo...

MARCÃO

HOJE, PODE-SE ADQUIRIR O BLUECARD

Devido aos muitos pedidos de compra que o Blue Card está a ter e às naturais dúvidas de quem quer comprar, a secretaria está aberta excepcionalmente no próximo domingo e funcionará nas Relações Publicas, junto à Loja Azul.

sábado, 21 de agosto de 2010

AMANHÃ

16h, Futebol, Belenenses - Arouca


18h, Futsal, Belenenses - Dínamo de Moscovo

A LER

http://www.futsalportugal.net/belenenses/index.php?option=com_content&view=article&id=607:tem-a-palavra--luis-silvaq&catid=39:esquerda

http://www.futsalportugal.net/belenenses/index.php?option=com_content&view=article&id=608:tem-a-palavra--nuno-lopesq&catid=40:direita

SUPERTAÇA DE FUTSAL


As inscrições começam já no Domingo, aquando do jogo Belenenses - Dínamo de Moscovo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

JOGOS DO FIM DE SEMANA

DOMINGO


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PRECISAMOS DE UM CAPITÃO...

Com a saída - compreensível - de Gabriel Gómez, ficámos, a meu ver, sem o único jogador com prefil para ser capitão de equipa.


Nada temos contra o Barge, é um jogador esforçado, lutador mas cada um tem as características que tem... e Barge, além de ter pouco tempo de Belenenses, parece demasiado "tímido" e interventivo para puxar pelos colegas, (re)agrupar a equipa, ter uma voz de comando...

Acho que esta questão devia ser pensado nas contratações de jogadores...
J.

(foto de Mariano Amaro, o capitão por excelência, do tempo de campeões e inaugurarmos o Santiago Bernabéu, de sermos a base da selecção; Mariano Amaro, uma das maiores fuguras de sempre do Belenenses e uma grande figura do Futebol Português. Nunca o vi jogar, claro, mas ainda me lembro que era o jogador que o meu Pai mais tinha admirado no Belenenses)

VAI... (PENSEM O PIOR)!

Joaquim Evangelista

SUPERTAÇA DE FUTSAL

Depois de se ter anunciado Odivelas e Almada, agora parece que é definitivo:


A Supertaça de Futsal
(Belenenses x Sporting)
terá lugar no Entroncamento,
dia 4 de Setembro, Sábado, às 18h


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

C.F. "Os Galveenses"

Ao reler a compilação de factos e números presentes nos livros de Acácio Rosa, descobri que em tempos existiu uma filial do Belenenses nas Galveias, freguesia do Concelho de Ponte de Sor, onde agora resido.

Contactei um amigo meu aí residente, presidente da assembleia de freguesia local, conhecedor das gentes desta pequeníssima vila norte-alentejana, actualmente com cerca de 1500 habitantes, que me informou que na Casa do Povo ainda poderão existir fotos dessa filial e de uma alegada vinda do Matateu e de alguns elementos da equipa principal até Galveias, onde realizou um jogo contra a filial local.

Em breve espero trazer mais informações, desta história que mais uma vez prova a grandeza que em tempos este clube teve.

OBRIGADO, MARCÃO!

O dinheiro ainda não compra tudo (todos)!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

BLUE CARD







(Boas) Palavras de João Almeida

"Uma derrota como a de hoje [Domingo] é inaceitável. Não tem nada a ver com reestruturação ou sustentabilidade. É uma vergonha em qualquer circunstância. Assumo-o com a responsabilidade de quem tem de mudar as coisas"

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Notas dos Jogadores: Classificação

Barge - 3
Celestino - 3
Luís Carlos - 3
Abel - 2,5
Duarte Machado - 2,5
Fredy - 2,5
Pelé - 2,5
André Marques - 2
André Pires - 2
Devic - 1,5
Néné - 1,5
Rodrigo Arroz - 1,5
André Almeida - 1
Gabriel Gómez - 1
Tiago Almeida - 1
Dani - 0,5
Semmler - 0,5
Tiago Gomes - 0,5


domingo, 15 de agosto de 2010

UMA DAS MAIORES VERGONHAS DE SEMPRE...TALVEZ MESMO A MAIOR!

Freamunde, 5 - Belenenses, 1 !!!

Sim, foi o resultado final.

E não, não há nenhum engano.

Eliminados da Taça da Liga. Em 2 jogos, 2 derrotas, 2 golos marcados e 8 sofridos.

Que podemos dizer?

ENTREVISTA DE JOÃO ALMEIDA AO RECORD

Vale a pena ler a entrevista de João Almeida ao Record.


Dou nota positiva às respostas.

E bom, se estes espaços, para falar aos adeptos e opinião pública, são o preço a pagar pelo estar nos prognósticos (o que me desgostou)..., não concordo, mas enfim, seja!

sábado, 14 de agosto de 2010

Futebol Juniores

Na 1ª jornada do Campeonato Nacional, hoje disputada, o Belenenses recebeu e bateu o Marítimo por 2-0, realizando uma exibição bastante agradável e promissora.

O proximo jogo é já na 4ª feira, em Massamá.

Amanhã, às 16h, Freamunde - Belenenses

Disputa-se amanhã, às 16h, o 2º jogo do Belenenses na Taça da Liga, em casa do Freamunde (equipa com a qual nunca jogámos até agora).

O treinador Rui Gregório convocou os seguintes jogadores:

Guarda-Redes: Christoph Semmler e Nené
Defesas: Duarte Machado, Devic, Rodrigo Arroz, Tiago Gomes, André Pires e Fábio Marques
Médios: Celestino, Pelé, Barge, André Martins e André Almeida
Avançados: Fredy, Abel Camará, Tiago Almeida, Dani, Luís Carlos.

Em relação à semana passada, saíram (obviamente...) Assis e Gabriel Gómez, além de Felipe Paiva; e entraram Cristoph Plummer (já chegou o certificado), André Almeida (regressado dos sub-21) e Dani. Os reforços chegados esta semana ainda não podem jogar.

Eu poria esta equipa:

Semmler;
Tiago Machado, Arroz, Pelé e André Pires;
Barge, Celistino e André Almeida;
Luís Carlos, Abel e Freddy



J.

Escola de Futebol Jovem Matateu

Escola de Futebol Jovem Matateu
Já estão abertas no Departamento de Futebol de Formação as inscrições para a nova época desportiva da Escola de Futebol Jovem Matateu.
Por apenas 40€ por mês e dois treinos por semana em horários flexíveis o sonho do seu filho em ser um bom futebolista está muito perto ... no Restelo.


Realize o sonho do seu Filho ... e (confesse) o seu também.

O Futebol é um desporto completo. Porque estimula o espírito colectivo. Ajuda a crescer saudavelmente. Combate o sedentarismo e a obesidade infantil. Dá mais qualidade aos tempos livres. Favorece a interacção social. Ajuda a melhorar o desempenho escolar e o comportamento das crianças.

E é uma grande oportunidade para os mais talentosos!

O aliciante da Formação infantil-juvenil em Futebol reside em dois binómios importantes: Desporto e Saúde + Sonho e Oportunidade.

Quem sabe se no seu Filho existe aquele talento muito especial que fará dele um grande “craque” na próxima década?

De facto, a história recente apresenta muitos casos de sucesso, em que o sonho começado aos 6 anos, na Formação, acaba por ser uma realidade.

Isso só é possível na Escola de um grande Clube como Os Belenenses. Uma Escola de Futebol-Formação que leva o nome de um dos maiores e mais famosos jogadores de todos os tempos: o grande Matateu!

Tudo isto beneficiando da Imagem do Clube de Futebol Os Belenenses, um dos maiores, mais antigos e mais prestigiados Clubes Portugueses.

No belíssimo complexo desportivo do Estádio do Restelo. Formação em campo de relva, com Treinadores licenciados apoiados por jovens Monitores: apenas pessoal especializado na interacção com os mais novos.

Grupos restritos, para uma mais fácil e mais rápida aprendizagem da Modalidade de que o seu Filho gosta!.

O Complexo Desportivo do Estádio do Restelo está localizado na melhor zona de Lisboa e tem estacionamento fácil.

Agora já não precisa de ir para a Margem Sul para “dar” a modalidade Futebol ao seu Filho. Venha para o Restelo, na melhor zona de Lisboa.

Aceitamos jovens atletas nascidos entre 1993 e 2002.

Mas tem de decidir depressa, porque as vagas são limitadas, sobretudo em certos escalões etários (consulte “Horários Treinos” neste site).

Garante já o teu lugar. Vagas limitadas. Só 40 € / mês!

O PRÓXIMO CRAQUE PODES SER TU!


(retirado do site oficial)

...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MEXIDAS NO PLANTEL

Nos últimos dias, têrm havido as já esperadas movimentações no plantel azul.


Assim, de saída, está o internacional panamiano Gabriel Gómez, que chegou ao Belenenses em 2007. O Orçamento da SAD fica assim aliviado dos custos inerentes a um dos jogadores mais bem pagos do plantel - mas aparentemente "só" isso. Noutros tempos perderam-se oportunidades bem mais interessantes: quando o Belenenses esteve no Teresa Herrera, faz agora três anos, falou-se numa saída para Itália por 3 milhões de euros.

De acordo com o texto publicado no site oficial do CFB, na hora da despedida, Gabriel Gomez fez questão de se dirigir aos Sócios e Adeptos do Clube:

Ao terminar estes anos maravilhosos que passei no Belenenses, ainda que os resultados dentro de campo não fossem sempre os melhores, não quero deixar de agradecer a todos os Adeptos, Funcionários e Dirigentes a forma como sempre me trataram e o gosto que me fizeram ter por este Clube, ao ponto de vos garantir que serei sempre mais um a torcer pelo Belenenses onde quer que estiver.

Gostava também de dizer que saio com a certeza que o Belenenses tem este ano um excelente grupo de trabalho e que com o apoio de todos este ano os objectivos podem ser atingidos. Por último, gostava de enaltecer a forma séria e transparente com que a nova administração da SAD está a trabalhar e acredito que com esta postura honesta o Belenenses voltará rapidamente ao lugar que lhe pertence.

Muchas Gracias a todos"

Boa sorte, Gavilán! Serás lembrado entre nós com respeito!

No sentido inverso, registam-se as entradas do defesa central Baggio e do avancado Elton Souza.

Proveniente do Atlético de Sorocaba, pela mão do nosso grande ex-jogador que foi Zé Mário (que saudades!), Maicon Baggio (ver foto abaixo) volta à Europa onde jogou em 2007 e 2008 nas equipas espanholas do Pontevedra e Albacete. Forte fisicamente o defesa central é destro e tem na marcação e no jogo aéreo os seu pontos fortes.

A propósito da sua vinda para o Restelo o atleta disse: "Estou feliz por estar no Belenenses. Era meu desejo voltar à Europa e o Belenenses está a abrir-me as portas. Agradeço muito esta oportunidade que um clube com a dimensão e historial do Belenenses me está a dar e estou certo que não vou desapontar os Adeptos".


Quanto ao avançado Elton, de 25 anos, esta será a sua terceira aventura europeia, depois de ter jogado na Polónia e na Bulgária. Esperemos que venha de pontaria afinada!

JOGOS DO FIM DE SEMANA

BLUE CARD







quinta-feira, 12 de agosto de 2010

É O DINHEIRO?

Não, a nossa maior falta não é a de dinheiro.

Há décadas que oiço essa conversa, e a todo o momento os factos a desmentem.

É uma falsidade conveniente, aceite por adeptos passivos e desinteressados...

O que vale é que somos poupadinhos e racionais e não "pensamos com o coração"


Caso contrário, arriscávamo-nos a ficar com Pauletas ou com o Bebé, que deixámos escapar, foi para Guimarães, ao fim de um mês foi disputado pelo Real Madrid e pelo Manchester United e foi comprado por estes por 9 milhões.

Isto, sim, seriam as tais loucuras de que se fala no Belenenses, mas que nunca vi (quais os grandes craques que fomos buscar), a não ser que por loucura se queira dizer inacção e não comprar por 10, para mais tarde comprar pior por 100...

E cá ficamos a marcar passo...de caranguejo...

ANDEBOL RECOMEÇA A MEXER


A pouco e pouco, o Andebol Sénior recomeça a dar sinais de vida para a época que se aproxima - de hoje a um mês começa o Campeonato.


Contratado o treinador Luís Monteiro (em tempos, seleccionador dos Juniores), sabe-se agora da vinda de José Lopes (ex-Sporting e ex-GR da Selecção de sub-21) e do primeira linha Tiago Miranda, vindo do Águas Santas.

Mas, entretanto, saíram Nelson Pina, António Campos, António Areia, Carlos Siqueira e não sei se mais...


Esperemos mais novidades...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Plebeus...

Não faço parte do núcleo monárquico no Belenenses, não tem nada a ver com isso, é uma simples imagem, mas ainda me faz confusão como fomos descendo desde a "alta nobreza" até aos plebeus que somos hoje por hoje...


Mas pronto, temos que nos ir reerguendo...

J.

ALÍPIO MATOS DIXIT

Em alusão às muitas saídas para os rivais Benfica (Diego Sol) e Sporting (Pedro Cary, Marcelinho e Paulinho):


“Costumo dizer na brincadeira que quando pensam que nós estamos mortos, ressuscitamos. Tragam o camião, venham buscá-los que nós voltamos com outro camião com mais jogadores

Palavras notáveis, corajosas e notáveis de um grande Homem! Obrigado mestre Alípio!

HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE TRABALHA

O Site ZeroZero tem agora, todos os jogos internacionais do Belenenses (excepto os da Taça Intertoto, que surgirão em breve), o que não acontece com mais nenhum clube:

http://www.zerozero.pt/equipa/portugal/belenenses/actual/historico_internacional/0/inthist/3


Alguém certamente trabalhou para isso...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A LER

Análise equilibrada, com a qual concordamos na maior parte.

Devic e Rodrigo Arroz

FORÇA, VOCÊS SÂO CAPAZES DE MUITO MELHOR!