domingo, 30 de dezembro de 2012

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão 26 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 77
2º Tiago Silva – 75
3ºs Arsénio e Fernando Ferreira – 74,5
5 º Kay –  72
6º Matt Jones – 71
7º Duarte Machado – 70,5
8º Fredy – 67
9º Nelson – 65
10º João Meira – 61
11º Mamadou Diawara – 46
12º Tiago Caeiro – 39,5
13º Yacine Si Salem – 29,5
14º Filipe Ferreira – 26,5
15º Rambé – 23
16ºs Desmarets e Paulo Roberto – 22,5
18ºs João Afonso e Zambujo – 20
20º Ruizinho – 14
21º Filipe Mendes – 11
22º Ricardo Alves – 8
23º André Teixeira – 7,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

FUTSAL: DERROTA EM VILA VERDE

Numa deslocação que já se previa complicada, o Belenenses perdeu por 2-1 em Vila Verde, em jogo que estava em atraso da 8ª jornada do Campeonato de Futsal.

Foi um jogo mal perdido. Sofremos dois golos escusados e desperdiçámos muitas oportunidades.

Apesar disso, continuamos em lugar de promoção.

sábado, 29 de dezembro de 2012

BELENENSES, 2 - TROFENSE, 0

Num dia que começou com as boas notícias de que Arsénio e Tiago Silva prolongaram a duração dos seus contratos, o Belenenses deu sequência à embalagem para o regresso ao seu lugar, vencendo o Trofense por 2-0, no Restelo.
Houve um golo em cada um dos meios tempos, apontados por Fernando Ferreira (na foto) e Yacine Si Salém. No entanto, o jogo foi bem diferente de uma parte para a outra.
No primeiro tempo, o Belenenses exerceu um domínio quase total e antes mesmo de chegar à vantagem desperdiçou várias oportunidades. Na segunda parte, entrámos  de certo modo retraídos, correndo alguns riscos, tanto mais que desperdiçámos ocasiões flagrantes. Houve que esperar até aos 81m pelo golo da tranquilidade. De qualquer maneira, a vitória não sofre a mais leve duscussão, apesar da boa réplica do Trofense.
Somamos assim 47 pontos. Ainda com 2 jogos para disputar na 1ª volta, faltar-nos-ão, até ao fim do campeonato, uns 25 a 28 pontos. Temos já quase 2/3 dos pontos de que necessitamos.
Quando as equipas entreram em campo, o aspecto do estádio era desolador. Acabou, contudo, por se compor. Espero (com pouca esperança) que não se tenham enviado mais números ridículos para a Liga. Há muitas coisas em que o Belenenses, desde há muito, não tem nenhuma estratégia ou auto-estima. E, na sua falta, os resultados positivos serão sempre precários e efémeros...
 
 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CONVOCADOS PARA AMANHÃ

Para o jogo de amanhã, Mitchel Van der Gaag chamou estes 20 jogadores:

Guarda-Redes: Matt Jones e Filipe Mendes
Defesas: André Teixeira, Duarte Machado, João Meira, Kay, João Afonso e Filipe Ferreira
Médios: Diakité, Fernando Ferreira, Desmarets, Tiago Silva, Yacine Si Salem e Ricardo Alves
Avançados: Fredy, Arsénio, Mamadou, Paulo Roberto, Rambé e Tiago Caeiro 

Mantém-se todos os jogadores da anterior convocatória, juntando-se-lhes Ricardo Alves.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BELENENSES - TROFENSE

20ª Jornada
Estádio do Restelo
Sábado, às 15 Horas



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

FUTSAL (dá para ver o Futebol e ir para lá)


A INVASÃO DOS BÁRBAROS

Cada vez mais o Belenenses é invadidos por bárbaros (i.e. gente de fora das nossas "fronteiras").
Tudo o que é constituinte e representativo do clube é por eles ignorado, na melhor das hipóteses; regra geral é pisado e pisoteado, renegado, escarnecido, ridicularizado.
Com uma tremenda falta de respeito por tudo quanto fomos e por aqueles que sabem e respeitam o que fez o Belenenses, ditam sentenças e impõem os seu gostos e caprichos de plástico com a maior ligeireza, sem sequer se darem ao trabalho de perceberem onde estão, o que é isto do Belenenses. O que sabem do Belenenses é a mistela que os pasquins dos "três" lhes impingem (moldando-os e "domesticando-os" sem darem por isso)..
Quase sempre recentes no CFB e com fraquíssima, quase ocasional ligação - tantas vezes misturadas com outros [clubes] e outras coisas -, muito frequentemente surgindo e desaparecendo com direcções (não importas quais para o efeito) só lhes interessam os mesitos, ou os 1, 2, 4 anos a que assistiram. Como acontece com todos os autocentrados que só veêm e cultuam o seu umbigo, tudo aquilo no Belenenses a que Suas Excelências não assistiram (ou não repararam) é como se não tivesse existido. Só as coisas patetas e alarves os fazem vibrar, dentro da escassa capacidade que têm de vibrar. É a liberdade de opinião - dizem, para justificar as palermadas que soltam a todo o momento, na base do "qualquer coisa serve".   Mas a opinião só tem algum valor se reflectida e fundamentada.



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados agora 25 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 73,5
2º Tiago Silva – 72
3º Arsénio –  71
4º Fernando Ferreira – 70,5
5 º Kay – 68
6º Duarte Machado – 67,5
7º Matt Jones – 67
8º Nelson – 65
9º Fredy – 64
10º João Meira – 57
11º Mamadou Diawara – 46
12º Tiago Caeiro – 37,5
13º Yacine Si Salem – 26,5
14º Filipe Ferreira e Paulo Roberto – 22, 5
17ºs Desmarets e Rambé – 20
18ºs João Afonso e Zambujo – 20
20º Ruizinho – 14
21º Filipe Mendes - 11
22º Ricardo Alves – 8
23º André Teixeira – 7,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A ESTRELA DE BELÉM

O Belenenses obteve em Arouca uma exibição e um resultado estelar (Arouca, 0 - Belenenses, 3), com golos de Fredy, Arsénio e Desmarets, e uma prestação de excelência em 85 minutos de jogo. Parabéns aos jogadores e responsáveis, a quem estou verdadeiramente grato.
Nos 5m em que estivémos mal, no fim da 1ª parte, tivémos a estrela da sorte - que tantas vezes se afastou de nós noutros momentos -, primeiro com as defesas quase impossíveis de Matt Jones (na foto em baixo), seguidas do 0-2, algo cruel para o Arouca, na altura, e decisivo para o jogo.
Na 2ª parte, voltámos a ser imperiais.


Foi grande a festa e alegria - quase infantil, no bom sentido! -  dos cerca de 200 belenenses presentes em Arouca, metade, ou mais, daquelas regiões. Também nós festejámos, mesmo se a alegria não pode ser completa, porque outras coisas nos doem..
Temos agora a melhor defesa, a melhor diferença de golos, um primeiro lugar distanciado, e uma margem vantajosa de 13 pontos em relação à linha de subida - apesar de termos um jogo a menos e de termos mais dois jogos fora do que em Casa (onde temos 100% de vitórias).
 Festejar a subida, como regresso ao nosso lugar de sempre, é bom. Mas quanto a um provável título da 2ª, deveríamos olhar para ele como quem desdenha. Foi a festejar títulos de 2ª que clubes se afundaram (veja-se o Atlético...) ou nunca passaram da cepa torta. É "um campeonato que não é do nosso gato".  Nunca me engano nestas coisas!


sábado, 22 de dezembro de 2012

FUTSAL: REGRESSO À NORMALIDADE

Ao vencer hoje o Portela por 10-3, no Pavilhão Acácio Rosa, a equipa de Futsal do Belenenses voltou à normalidade.
Dizemos isto não tanto por termos perdido os dois jogos anteriores (depois de uma série de e vitórias seguidas), porque as derrotas fazem parte do desporto e da vida, mas pela forma atípica como perdemos, com muitos erros próprios.
Hoje, a nossa equipa superou essa mini-crise e deu uma resposta muito boa e tranquilizadora, vencendo de forma concludente, e com uma exibição segura (ao intervalo já havia 5-1).
Como cereja no cimo do bolo, assistimos a alguns golos verdadeiramente espectaculares.
Os marcadores de serviço foram Cautela, Leandro - na foto - e Tiago Carvalho (com dois cada), Bruno Martins, Bruno Pinto, Célio e Drula.
Sábado, temos a difícil deslocação a Vila Verde.
 
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SALÉSIAS


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ANDEBOL

 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INSCREVE-TE!



Nota: a saída foi antecipada para as 6h.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

SORTEIO DA TAÇA DE PORTUGAL

Teve lugar há minutos o sorteio dos quartos de final e das meias-finais da Taça de Portugal.

Eis os jogos dos quartos de final, a disputar no dia 16 de Janeiro:

Arouca - Belenenses
Paços de Ferreira - Gil Vicente
 V. Guimarães - Sp. Braga
Académica - Benfica ou Aves

Se o Belenenses passar, encontrará nas meias-finais, a duas mãos, o vencedor da eliminatória Guimarães - Braga.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FUTSAL: SÁBADO, RECOMEÇA A LUTA


JOGOS E RESULTADOS DAS MODALIDADES

Num fim-de-semana em que a equipa principal de Futsal esteve parada (o jogo foi adiado, por causa na presença de Bruno Pinto na selecção de sub-21, onde marcou 3 golos em 4 jogos), estiveram em acção as equipas de Andebol, Rugby, Voleibol Feminino e Basquetebol do Belenenss.
Em Andebol, fomos eliminados da Taça de Portugal. O sorteio ditou-nos tarefa difícil: fomos ao Funchal defrontar o Madeira SAD. Perdemos 26-24, num jogo equlibrado, com a mãozinha da arbitragem habitual numa zona onde os juízes até podem ser encontrados em casa de presidentes às tantas da manhã (neste caso nem falamos de Andebol. Num plantel limitado, as faltas de Rui Silva e Edgar Landim fazem diferença. De qualquer modo, a equipa está a melhorar.
Em Rugby, vencemos o Agronomia por 22-9. Também aqui há sinais de melhoria, a que certamente não será  alheio o regresso de vários jogadores. O Belenenses subiu agora ao 3º lugar, por troca com o adversário de ontem. vamos ver se ainda será possível ameaçar do Direito e o CDUL.
A equipa de Voleibol Feminino venceu em Braga por 3-2, repetindo o resultado do jogo no Restelo. A pouco e pouco (ano a ano) vamos melhorando. Talvez consigamos entrar no Grupo A, que decidirá o título. E falta a Taça de Portugal, prova em que o Belenenses deveria apostar...
Finalmente, em Basquetebol, o Belenenses foi vencer a Olhão por 62-53 e continua muito bem lançado na CNB1.

domingo, 16 de dezembro de 2012

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 24 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 69,5
2º Tiago Silva – 68
3º Arsénio – 67
4º Fernando Ferreira – 66,5
5º Nelson – 65
6º Kay – 64
7º Duarte Machado – 63,5
8º Matt Jones – 62,5
9º Fredy – 59,5
10º João Meira – 53,5
11º Mamadou Diawara – 46
12º Tiago Caeiro – 34,5
13º Yacine Si Salem – 26,5
14º Paulo Roberto – 22
15ºs João Afonso e Zambujo – 20,5
17ºs Desmarets e Rambé  – 20
19º Filipe Ferreira – 18,5
20º Ruizinho – 14
21º Filipe Mendes - 11
22º Ricardo Alves – 8
23º André Teixeira – 7,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

sábado, 15 de dezembro de 2012

TRÊS PONTOS ARRANCADOS A FERROS

Foi muito difícil, contudo bastante meritória, pela excelente segunda parte, a vitória do Belenenses sobre o Marítimo b.
Tivémos uma primeira parte algo ínsipida - embora o Belenenses pudesse ter marcado -, em que o jogo foi condicionado pelo mau estado do terreno, pela arbitagem adversa do lampião Duarte Gomes (a m**** de sempre) e por alguma precipitação no meio campo.
No segundo tempo, todavia, o Belenenses surgiu transfigurado e desde os primeiros segundos encostou os madeirenses à sua área, exercendo um domínio asfixiante. Ainda assim, a bola parecia não querer entrar, e não nos referimos só as bolas na trave...
Finalmente, aos 74m, fez-se justiça no marcador, com um belo golo de Arsénio - que assim compensou bem o jogo menos feliz na Tapadinha. É um jogador de qualidade (agradável surpresa) a que só falta ganhar mais experiência e regularidade, o que virá com o tempo. A nossa equipa mostrou-se sempre determinada e exibiu uma magnífica condição física. Van der Gaag e toda a equipa técnica estão a fazer um excelente trabalho!
E bom, com 40% de jornadas cumpridas, temos quase 60% dos pontos de que precisamos para voltar ao nosso lugar. Esperemos agora os restantes jogos da jornada.
Como de costume, a assistência foi decepcionante mas o ambiente foi bastante bom.
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EXCELENTE VÍDEO DA F.A. AJUDA (Das Salésias à Tapadinha)

CONVOCADOS PARA AMANHÃ

Guarda-Redes: Matt Jones e Filipe Mendes;
Defesas: Duarte Machado, João Meira, João Afonso, Kay, Nelson e Filipe Ferreira;
Médios: Diakité, Fernando Ferreira, Tiago Silva,  Desmarets, Zambujo, Yacine Si Salem e Arsénio
Avançados: Mamadou, Fredy,  Paulo Roberto, Rambé e Tiago Caeiro  


AMANHÃ


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DUAS NOTÍCIAS

Luís Santana é o nosso treinador de Andebol do Belenenses. Estava a trabalhar no Passos Manuel mas, anteriormente, tinha sido adjunto de João Florêncio no Belenenses. Como de costune, desejamos a melhor sorte ao novo treinador.
Por sua vez, Bruno Pinto, jogador do Belenenses, marcou dois golos pela Selecção de Futsal Sub-21, em jogo com o Irão. Portugal perdeu por 6-5.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SÁBADO, ANTES DO FUTEBOL


8 EM 100

Acabou de ser publicado o livro "Os 100 Magníficos", da autoria do jornalista Rui Dias, do Record.
Nele se reunem pequenas crónicas sobre os 100 melhores jogadores de sempre do Futebol Português.
Entre esses 100, constam vários jogadores do Belenenses, mais exactamente 8, entre os que no nosso clube fizeram toda ou a parte substancial da sua carreira: Amaro, Artur José Pereira, Artur Quaresma, Augusto Silva, Feliciano, Matateu, Pepe e Vicente.
Há ainda outros que foram jogadores do Belenenses mas cuja melhor parte da carreira não foi aqui passada (Pedroto, Pietra, Artur Jorge... não fixei todos, por não valorar muito os casos. Sempre direi, todavia, que "vendemos" Pedroto e Pietra elas necessidades de construir o Estádio e o Pavilhão do Restelo, actual Acácio Rosa, respectivamente. Outros, recebem esses equipamentos sem gastar um cêntimo...).
Oito em cem é uma percentagem considerável e que mostra a força e o peso do Belenenses no Futebol Lusitano, as grandes páginas que nele escreveu, a sua grandeza. Por muito que gente mal-intencionada ou ignorante - neste último caso, incluindo, infelizmente, sócios do CFB - queiram espezinhar ou reescrever (falsificar) os factos, eles são factos. Mesmo que se lhes tire o "c". Ainda que insolitamente possa ser considerado um velho do Restelo que quer não sei o quê - de um clube de que nunca recebi nada, e a que tenho tentado dar bastante nas minhas modestas possibilidades - tenciono contrubuir para manter viva ou restaurar a VERDADE.
A vida de qualquer entidade, individual ou colectiva, vale pelo seu todo, e não por partes escolhidas - boas ou más - ao sabor de caprichos ou conveniências. E o Belenenses é o 4º clube Português, e a larga distância dos que vêm a seguir.
Contra os 8 do Belenenses, além das quotas do Porto, do Benfica e do Sporting, há dois do Vitória de Setúbal, dois da Académica, um do Atlético, um do S.L.Elvas... e é tudo.

Poder-se-á dizer que a escolha dos 100 melhores tem algo de subjectivo. Assim é, com efeito. Mas ainda que se contestasse a inclusão de um ou dois jogadores do nosso clube, também se pode discutir a não inclusão de César Matos, José Pereira ou Serafim.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SÁBADO

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MÉRITO

O seu a seu dono, quando corre bem ou quando corre mal. Em ambos os casos. Ambos. Por muito que isto custe a entender a alguns.

Por isso, desta vez, aqui fica:

Muito mérito àqueles que construíram (têm vindo a construir) esta equipa!

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 23 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 66
2º Tiago Silva – 65
3º Fernando Ferreira – 63,5
4º Arsénio - 63
5º Nelson – 62
6º Kay  –  60,5
7º Duarte Machado – 60
8º Matt Jones – 59
9º Fredy – 56,5
10º João Meira – 51
11º Mamadou Diawara – 46
12º Tiago Caeiro – 32
13º Yacine Si Salem – 26,5
14º Paulo Roberto – 22
15ºs João Afonso e Zambujo – 20,5
17º Desmarets  – 18,5
18º Rambé – 17
19º Filipe Ferreira – 15,5
20º Ruizinho – 14
21º Filipe Mendes - 11
22º Ricardo Alves – 8
23º André Teixeira – 7,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

domingo, 9 de dezembro de 2012

O BOM SABOR DOS VELHOS TEMPOS

Atlético, 2 - Belenenses, 4
Os nossos golos foram marcados por Tiago Silva, Fernando Ferreira, Fredy e Desmarets.
Foi um regresso ao passado, neste caso a um passado tão distante que eu não o presenciei. Tudo cheirou a (bons) velhos tempos, e só faltaram ali os nossos antepasados e os grandes ídolos de outrora.
E sim, foi um derby, porque um jogo entre equipas da mesma cidade é um derby, independentemente da sua força. E teve emoção, muitos golos, um ambiente castiço.

Disto isto, a conversa de jornalista ignorante enoja. Belenenses e Atlético nunca lutaram para ser o 3º de Lisboa. O Belenenses lutou, sim, para ser o 1º de Lisboa e do país. Quanto ao Atlético, surgido em 1942 da fusão do Carcavelinhos e do União de Lisboa, lutou para ser gente e para recuperar a força que os dois emblemas fundidos tinham tido.
Todos os dias se falsifica a história. Querem fazer crer que há rivalidade do Belenenses com o Atlético mas não do Belenenses com o Benfica e o Sporting. Mas os números aí estão: o Atlético ganhou 12% dos jogos oficiais que disputou com o Belenenses. Em contrapartida, apesar destes últimos 20 anos desgraçados, o Belenenses venceu 25% (e empatou mais ou menos outros tantos) dos jogos oficiais com o Sporting. É pena que haja tanto quem no Belenenses se deixe enganar pela jornalada lampiã...
A iniciativa Salésias - Tapadinha foi muito boa e valeu a pena. Precisamos muito de mais iniciativas destas. E ganhámos um cântico poderoso. E estamos mais perto de voltar ao nosso lugar de sempre.


sábado, 8 de dezembro de 2012

DVD

D(errota) V(itória) e D(errota) no sábado das modalidades azuis, em dia carregado de masoquismos.

Foi masoquista a equipa de Futsal que marcou 8 golos mas, com desconcentrações incríveis, sofreu onze golos, frente ao Loures. Descemos para o 2ºlugar, ainda que com os mesmos pontos do Loures, mas continuamos em lugar de promoção, com 3 pontos de vantagem.

Foi masoquista a equipa de Andebol. Ganhou 33-28 ao Xico Andebol mas podia ter ganho por muitos mais. A meio da 1ª parte, o jogo parecia resolvido (com 11-6), porém, fomos deixando o adversário aproximar-se até empatar a 20. Depois, voltámos a deslocar, e no fim quase só rodámos jogadores. Com 3 vitórias seguidas, e com a derrota que o Horta hoje sofreu em Avanca, voltou a esperança de integrarmos o Grupo A na 2ª fase.

Tem sido masoquista a época de Rugby, em que demos meses de avnço. Hoje, desfalcados de 8 jogadores, saímos da Taça de Portugal, perdendo 26-13 com o Agronomia nos 1/4 de final.

Esperemos que o domingo seja melhor...




AMANHÃ, VOLEIBOL FEMININO

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COM UM JOGO A MENOS

Lugar Equipa J V E D GM GS Pontos
Belenenses151122 231135
Sporting B 15 10 3 2  30 17 33
Benfica B 16 8 4 4  33 21 28
Arouca 16 8 4 4  23 19 28
D. Aves 16 7 6 3  14 11 27
U. Madeira 16 7 5 4  20 18 26
Santa Clara 16 7 4 5  21 16 25
Oliveirense 16 6 6 4  20 15 24
Tondela 16 6 6 4  19 17 24
10º Portimonense 16 6 5 5  19 19 23
11º Leixões 16 5 7 4  17 17 22
12º Atlético 16 7 1 8  18 23 22
13º Marítimo B 16 7 0 9  18 17 21
14º F.C. Porto B 16 5 6 5  15 16 21
15º Penafiel 16 6 2 8  15 19 20
16º Feirense 16 5 3 8  20 22 18
17º Naval 16 4 6 6  21 25 18
18º V. Guimarães B 16 3 7 6  11 12 16
19º Trofense 16 3 5 8  12 22 14
20º Sp. Braga B 16 2 6 8  16 23 12
21º Sp. Covilhã 16 2 6 8  11 20 12
22º Freamunde 16 1 4 11   9 25    7

TODOS!


Das Salésias à Tapadinha: https://www.facebook.com/events/307213802722717/

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SÁBADO, VAMOS APOIAR MODALIDADES!


NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 22 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité –  62,5
2º Tiago Silva – 61,5
3º Arsénio – 61
4º Fernando Ferreira – 59,5
5º Nelson – 58
6ºs Duarte Machado e Kay – 57
8º  Matt Jones – 56
9º Fredy – 53
10º João Meira – 49
11º Mamadou Diawara – 46
12º Tiago Caeiro – 29
13º Yacine Si Salem – 26,5
14º Paulo Roberto – 21,5
15ºs João Afonso e Zambujo – 20,5
17ºs Desmarets e Filipe Ferreira – 15,5
19º Rambé – 15
20º Ruizinho – 14
21º Filipe Mendes - 11
22º Ricardo Alves – 8
23º André Teixeira – 7,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

MAIS UMA VITÓRIA

Em dia de luto, o Belenenses venceu o Covilhã por 2-0, em jogo hoje disputado, a meio da tarde, no Estádio do Restelo. Os golos surgiram nos primeiros 20 minutos da 2ª parte, por Fredy e Desmarets.
Demos assim mais um passo para sair desta inferno da 2ª e voltar ao nosso lugar de sempre.
Ao fim de 15 jogos, temos 35 pontos - quase metade dos que precisamos. Há duas épocas, em todo o campeonato, ou seja, em 30 jogos, fizemos 35 pontos. Este anos fizémos os mesmos em metade dos jogos! A esta média, concluíriamos o campeonato com 98 pontos.
O próximo jogo, visita ao Atlético, vai ser muito complicado. Espero que os adeptos comecem a reaparecer...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MORREU ANA LINHEIRO

A notícia já era esperada, face ao que se ia sabendo nos últimos dias, mas nem por isso é menos triste e chocante: morreu Ana Linheiro. Tinha 83 anos.

Para muitos de nós, era uma amiga, como que uma pessoa de família, com a força e alegria contagiante que a caracterizava, e com que certamente quer que a recordemos. Mas é todo o nosso clube que fica mais pobre.

Com efeito, o Belenenses não perde uma grande figura; perde, sim, uma das suas figuras imortais.  Já nos restam poucos... Ana Linheiro pertence àquele grupo de homens e mulheres que fizeram imenso o Belenenses. Ela foi uma das colunas do nosso clube.

Nadadora de excepção, campeã e recordista nos anos 40 da sua juventude (adolescência...), veio mais tarde a integrar várias direcções do nosso clube. Escreveu dois livros sobre o Belenenses e um outro especificamente sobre a Natação azul. A menina dos seus olhos, contudo, era o nosso museu e sala de troféus, que organizou e conservou com desvelo, mesmo quando se fazia acanhado o espaço para a grandeza das nossas conquistas , da nossa história sempre a ser acrescentada.

Resta-nos a consolação de saber que esse espaço ficará em boas mãos, as de Argentina Fonseca, a filha de Matateu, a sobrinha de Vicente, pares de Ana Linheiro no Olimpo dos Belenenses.

HOJE

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ERA AGORA A BOA HORA...

...Para uma campanha de sócios!!!
E não pensem só nos que se afastaram nos últimos anos. Pensem nas dezenas de milhares que se afastaram ao longo de décadas!

AMANHÃ, 4ª FEIRA, ÀS 16H

ESTÁDIO DO RESTELO

BELENENSES - COVILHÃ


Nota: Temos sido muito bem recebidos na Covilhã. Com estas horas, talvez não venha ninguém de lá; mas, se vier, merece ser muito bem recebido.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VOLEIBOL FEMININO: REGRESSO ÀS VITÓRIAS

O Belenenses venceu ontem o Braga por 3-2, num jogo muito disputado.
A nossa equipa começou bem, deixou-se ultrapassar (1-2) mas ressurgiu em força para restabelecer a igualdade e triunfar no set decisivo.
Estabilizámos a meio da tabela e supomos que temos equipa para ficar na 1ª metade da mesma.

.

ANDEBOL: VITÓRIA TRANQUILA

Camões, 17 - Belenenses, 29

A nossa equipa esteve sempre no comando, aumentando a vantagem com segurança e tranquilidade.

Saliente-se o regresso de Belone Moreira a níveis mais elevados de prestação. Fazia-nos muita falta.
No próximo sábado, recebemos o Xico Andebol e é importante ganhar: se assim for, olharemos com mais satisfação (moderada, é certo) para a tabela classifficativa.


NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 21 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1ºs Diakité e Fernando Ferreira – 59,5
3º Tiago Silva – 58
4º Arsénio – 57
5º Kay – 55
6º Nelson  – 54,5
7º Duarte Machado – 53
8º Matt Jones – 52
9º Fredy – 49
10ºs João Meira e Mamadou Diawara – 46
12º Yacine Si Salem – 26,5
13º Tiago Caeiro – 25,5
14ºs  João Afonso, Paulo Roberto e Zambujo  – 20,5
17º Filipe Ferreira – 15,5
18ºs Rambé e Ruizinho – 12,5
20º Desmarets – 11,5
21º Filipe Mendes  - 11
22º  Ricardo Alves – 8
23º André Teixeira  – 7,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

domingo, 2 de dezembro de 2012

BELENENSES PASSA AOS 1/4 FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

O Belenenses venceu o Fabril, sucessor da histórica CUF, por 4-0 e já está nos quartos de Final da Taça de Portugal.

Os nossos golos foram apontados por Rambé (49m e 73m), Paulo Roberto (77m) e Arsénio (83m).

Não tendo sido um bom jogo, e apesar de só 4 dos habituais titulares terem jogado de início, foi uma partida agradável de seguir,  com boa réplica do Fabril. O 2º golo foi verdadeiramente espectacular.

Alguns dos não habituais titulares ganharam créditos: Filipe Ferreira, Desmarets, Rambé, Paulo Roberto e até Si Salém e Ruizinho.

Esperemos agora o que nos reserva o sorteio. Nesta altura da prova, temos que pensar como gritámos:"Até ao Jamor".

Hoje, gostei da Furia Azul.

ANDEBOL


sábado, 1 de dezembro de 2012

FUTSAL: DERROTA PARVA

O Belenenses foi eliminado da Taça de Portugal do Futsal, ao perder hoje 4-6 com o Boavista, naquela que foi a primeira (e difícil de acreditar) derrota da época.
Antes de tudo, sem nenhum sofisma, parabéns à equipa do Boavista pela sua atitude (e até respeitosa no final, diga-se). Fez pela vida durante os 40m, considerando este jogo de transcente importância. Os nossos jogadores só despertaram 3m mais tarde, a perder 0-2, e esse período foi fatal.
Tudo aconteceu de mau além disso: vários jogadores impedidos, jogadores pouco utilizados a jogarem hoje muito tempo, lesão do fundamental Drula no início da 2ª parte, várias bolas no poste (o Boavista também mandou uma, é certo), golos inacreditavelmente sofridos e falhados, penalty por marcar contra os axadrezados, último golo deles iniciado com claríssima mão na bola...
De bom, só mesmo o regresso de Canina (na foto), que até marcou um golo, fazendo um 2-2 que parecia ir dar a volta ao jogo. Mas segundos depois sofremos um golo idiota.
Enfim, siga para o Campeonato, e para o grande objectivo, que é o regresso à 1ª, no que vamos com 100% de eficácia.
Quanto à Fúria Azul, teve 7 ou 8 elementos. Fraca presença numérica. Assim, não!


ANDEBOL



VOLEIBOL FEMININO