sábado, 26 de janeiro de 2013

APARENTEMENTE CORREU BEM

Tenho a certeza que mais de 90% do pessoal pensa que hoje correu tudo muito bem. Ganhámos aos lampiões b, consolidámos ainda mais a nossa posição, falta-nos uma dúzia de pontos  para os nossos reais objectivos (excepto para a patetice de querer ser campeão da IIª) quando o campeonato ainda nem a 60% vai... e ponto final. Assim será para quem não vê mais (ao menos porém sabendo fazer contas e dando-se a esse trabalho).
 Mas essa é uma visão superficial, porque houve coisas correram muitomal:
 a) Mais uma presença de adeptos miserável;
 b) A palermada do speaker dar as "cordiais boas vindas ao adversário". Devo aqui dizer que gosto da tradição belenense de receber bem, que nos distingue da labregagem (incluindo a lampiã) que por aí vai. Aliás, há quem saiba que várias vezes sugeri uma saudação de boas vindas a quem nos visitava. Só que:  1) Devemos receber bem quem merecer ser recebido bem, e tal não é o caso dos nossos contumazes inimigos da 2ª circular; 2) É triste e vergonhoso que ao fim de quase 20 jogos esta época no Restelo, seja este o adversário escolhido para a "cordial recepção". Sim, porque razão (excepto por uma estúpida, acéfala reverência), há-de haver "cordiais boas vindas" para a lampionagem e não para o Santa Clara, o Covilhã, o Penafiel, o Freamunde, o Feirense? Porquê? Infelizmente, não é de facto nada de estranhar: está na linha da "brilhante vitória sobre o Freamunde" e outros anti-belenensismos semelhantes. Mas o pior é que há exemplos mais de cima que dão lugar a isto, como a tirada vice-presidencial do sorteio da Taça que nos ditou o "clube amigo" Sporting, referência singular em não sei quantos anos, e que não merecem tantos outros bem mais dignos de tal, como se devesse haver especial deferência para os lagartos mas não para o Arouca, o Fabril, o Paços de Ferreira, etc, etc.
 É claro que a maior parte da malta não tem paciência para ler isto, quanto mais para pensar e entender... Vai, sim, pensar: lá está este gajo a chatear, deve estar contra a direcção, o Van Gaag, o Tiago Silva, sei lá o quê...talvez até seja um inflitrado...afinal ser um grande belenenses, hoje em dia, é ser biclubista, querer ser campeão da 2ª e não ir à final da Taça nem à Europa, e enquanto jogamos estar a comentar outras coisas (e outros jogos no clube e no fb)... DRAMÁTICO!
 Quanto ao jogo: Belenenses, 2 - benfica, 1.
 Vitória justíssima e indiscutível. Quando fizémos o 1-0 (Arsénio), já podíamos ter 3, 4, 5 golos. A proverbial vaca lampiã permitiu-lhes empatar no minuto seguinte, o que nos perturbou, até ao intervalo. Na 2ª parte fomos em crescendo e o 2-1 (Mamadou) repôs a verdade no marcador. 
 Pois é, o Mamadou, depois de arrumar os lagartos, arrumou os lamps. Era o tal que pessoas que não têm nenhum cultura e memória de Belenenses achavam que não jogava nada, devia ser dispensado, ir para 40º suplente... Gente que nem do Dady se deve lembrar, quanto mais do Mapuata ou do Alfredo... 
Notas finais: o árbitro do lado dos sócios foi uma nódoa; apesar de tudo, o apoio foi bom, com destaque para os miúdos das nossas escolas; nunca idolatrei o Miguel Rosa mas não percebo porque o insultaram hoje; um abraço para quem chorou de alegria, nervos e comoção.