quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DOMINGO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CAMPANHA DE SÓCIOS NUNCA É PRIORIDADE

Há 20 anos que não há uma campanha de sócios no Belenenses, apesar da tremenda erosão a que temos estado submetidos. Desde então, teremos perdidos aí uns 70 ou 75% dos sócios.
Está visto que não é, mesmo, uma prioridade. Não me refiro (apenas) à Direcção atual nem aos vice-presidentes mais directamente responsáveis - tantas vezes mobilizidados para outras funções, Aqui, sim, há mesmo o famoso problema estrutural: não estamos nessa, não nos está na massa do sangue, pouco nos importamos. E só não digo que não nos importamos nada porque, apesar de tudo, traz receitas. Do ponto de vista de adeptos, não nos importamos nada.
Aliás, bastava ver: as discussões sobre "ninharias" pontuais ou jogos de poder têm dezenas, centenas de comentários no Facebook, por exemplo; de questões como estas passa-se por cima, como coisa chata e irrelevante. Apesar de uma massa associativa forte evitar muitos dos problemas porque passamos, não se liga.
Os resultados positivos não duram sempre. Quando os há, não se faz nada. Quando surgem os maus, alega-se que !agora não é o momento" - uma meia verdade, porque a verdade é que nunca é momento.
E entretanto, a meia-final da Taça de Portugal aproxima-se. Mas ninguém está preocupado com isso...
São recorrentes as fotos do Estádio do Restelo (vazio) e os comentártios "é tão bonito", "é o mais bonito do mundo". Pois é. Mas bonito, bonito mesmo, era cheio. Mesmo que menos belo noutros aspectos....



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OS SALGADOS E OS HIATOS DE MEMÓRIA

Ricardo Salgado, presidente do maior banco português, é um dos figurões do sistema.
Soube-se há tempo que se tinha esquecido de declarar 8,5 milhões de euros para efeitos tributários.
Estas coisas acontecem. Ainda aqui há uns tempos, ao voltar a vestir um casaco que já não usava desde o inverno anterior, descobri lá 11 - cêntimos, não milhões, mas enfim, cada um tem a fortuna que tem.
Sejamos pois compreensivos, até porque isto será um excelente negócio para o Estado se lhe aplicarem (a R. Salgado), como aos cidadãos comuns e entidades que lutam para sobreviver, as mesmas coimas e taxas de juro leoninas.
E a propósito de leoninas, as contas leoninas (do Sporting) não andam lá grande espingarda. Mas a coisa há-de se compôr. Afinal, os responsáveis pelos credores, entre os quais se destacam o inefável Salgado e o seu primor Ricciardi, já têm em cima da mesa um perdão de 60 milhões de euros, "bastando" ao clube do Lumiar pagar 40% de uma grande fatia da dívida.
É claro que os credores são entidades privadas, e ninguém tem nada a ver com o que e a quem perdoam. ...Ou talvez tenha! Não só os direitos - inclundo os de propriedade - não são absolutos, tendo (até juridicamente) limites, incluindo os de decência, como, sobretudo, existe um notável pormaior: estamos com empréstimos e controlo da tal "troika", com tudo o que isso implica, e parte substancial desse dinheiro tem ido para os bancos, par reforçar a sua solidez. E é neste quadro de aperto generalizado...que os banqueiros vão poupar 60 milhões ao Sporting!!! Posso dizer um palavrão?
Outro Salgado, o Manuel, vereador da Cãmara de Lisboa e nº 2 do lampião António Costa, é outro figurão. Inimigo implacável dos "benefícios" dos clubes (leia-se: Belenenses, que praticamente não os tem), sofre de estranhos lapsos de memória quando se trata de outros clubes de Lisboa (leia-se, Benfica e  Sporting, cujo saco nunca pára de encher). Que ninguém se escandalize: o dito senhor, que é arquitecto, também é autor, por exemplo, do projecto do Dragão Caixa (outro nome notável; realmente, que mal tem o banco público subsidiar o pavilhão do Porto e o centro de estádio do Benfica, e patrocinar o Sporting???!!!), pelo que fica tudo equilibrado entre os "três".  Está tudo bem, portanto! Aguenta, que é democrático!
De resto, quem mandou o Belenenses (depois de corrido a pontapé das Salésia ,ir transformar num estádio um buraco negro que ninguém queria, gastar o seu dinheiro a dinamitar custosamente o local,  arrastar o progresso para a zona envolvente e permitir os negócios milionários da CML para embaixadas e Roquetes?! Agora, aguente-se: nada de estragar, um milímetro que seja, a bela arquitectura envolvente (incluindo o próprio estádio do Restelo), de que são magníficos exemplos aqueles mamarrachos mesmo em frente!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VAMOS APOIAR O BELENENSES!


TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS NO RESTELO E COM O BELENENSES CANDIDATO!


Os jogos do Belenenses, nesta Taça dos Campeões Euopeus de Hóquei de Sala Feminino, a disputar no Pavilhão Acácio Rosa serão os seguintes:
22 Fevereiro, 6ª f,às 12h, Belenenses - Howardian (País de Gales)
22 de Fevereiro, 6ª f, às 17h, Belenenses - Agyse (Hungria)
23 de Fevereiro, Sábado, às 12h, Belenenses - Anadolu Atesi (Turquia)
23 de Fevereiro, Sábado, às 17h, Belenenses - Royal Evere White Star (Bégica)
24 de Fevereiro, Domingo, às 12h, Belenenses  - Patille (Suécia)
24 de Fevereiro, Domingo, às 17h, Belenenses - Ards Ladies (Irlanda)

Lembremos que o Belenenses é tricampeão nacional e vice-campeão europeu.
A não faltar!!!

FUTSAL: RESULTADO IMPORTANTE

Foi um Belenenses muito condicionado por castigos e lesões aquele que se apresentou no sábado à noite no jogo em que visitava o Quinta dos Lombos, que estava (e continua a estar) em 2º lugar, com os mesmos pontos que nós.
 Por isso, e pela forma como decorreu o encontro (tivémos sempre a correr atrás do prejuízo e recuperámos dois golos de desvantagem já bem perto do fim), o resultado aacaba por ser positivo e adequado face aos que se passou.
A nossa equipa cometeu erros, sem dúvida, mas teve a determinação, a garra e a capacidade de os compensar, mostrando muito sentido colectivo e mentalidade lutadora.
Os golos foram apontados por Bruno Martins, Osvaldo, Zé Daniel e Bruno Pinto.
Classificação actual:
 
1Belenenses26128226840+28Jogos
2Quinta dos Lombos26128224133+8Jogos
3GS Loures24128046349+14Jogos
4Subiu 2 posições AMSAC22127145441+13Jogos
5Subiu 5 posições Os Vinhais19116144033+7Jogos
6Desceu 1 posições Amarense19125434137+4Jogos
7Desceu 3 posições Vila Verde18116054636+10Jogos
8Desceu 1 posições Portela18126063641-5Jogos
9Albufeira Futsal17125254750-3Jogos
10Desceu 2 posições UPVN141242637370Jogos
11Burinhosa13114164348-5Jogos
12Subiu 1 posições Os Torpedos10123183751-14Jogos
13Desceu 1 posições Matraquilhos FC9113082855-27Jogos
14Rangel21202103868-30Jogo

domingo, 27 de janeiro de 2013

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão 32 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 98
2º Tiago Silva – 96,5
3º Arsénio – 94,5
4º Fernando Ferreira – 93,5
5º Kay – 92,5
6º Matt Jones – 90
7º Duarte Machado – 87
8º João Meira  – 77
9ºs Fredy e Nelson – 76,5
11º Mamadou Diawara – 66,5
12º Tiago Caeiro – 45
13º Desmarets – 37
14ºs João Afonso e Yacine Si Salem – 36
16º Filipe Ferreira  – 34
17º Paulo Roberto – 31
18º Rambé – 28
19º Zambujo – 20
20º Ricardo Alves – 16
21º Ruizinho – 14,5
22º Filipe Mendes – 14
23º André Teixeira –13,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

sábado, 26 de janeiro de 2013

APARENTEMENTE CORREU BEM

Tenho a certeza que mais de 90% do pessoal pensa que hoje correu tudo muito bem. Ganhámos aos lampiões b, consolidámos ainda mais a nossa posição, falta-nos uma dúzia de pontos  para os nossos reais objectivos (excepto para a patetice de querer ser campeão da IIª) quando o campeonato ainda nem a 60% vai... e ponto final. Assim será para quem não vê mais (ao menos porém sabendo fazer contas e dando-se a esse trabalho).
 Mas essa é uma visão superficial, porque houve coisas correram muitomal:
 a) Mais uma presença de adeptos miserável;
 b) A palermada do speaker dar as "cordiais boas vindas ao adversário". Devo aqui dizer que gosto da tradição belenense de receber bem, que nos distingue da labregagem (incluindo a lampiã) que por aí vai. Aliás, há quem saiba que várias vezes sugeri uma saudação de boas vindas a quem nos visitava. Só que:  1) Devemos receber bem quem merecer ser recebido bem, e tal não é o caso dos nossos contumazes inimigos da 2ª circular; 2) É triste e vergonhoso que ao fim de quase 20 jogos esta época no Restelo, seja este o adversário escolhido para a "cordial recepção". Sim, porque razão (excepto por uma estúpida, acéfala reverência), há-de haver "cordiais boas vindas" para a lampionagem e não para o Santa Clara, o Covilhã, o Penafiel, o Freamunde, o Feirense? Porquê? Infelizmente, não é de facto nada de estranhar: está na linha da "brilhante vitória sobre o Freamunde" e outros anti-belenensismos semelhantes. Mas o pior é que há exemplos mais de cima que dão lugar a isto, como a tirada vice-presidencial do sorteio da Taça que nos ditou o "clube amigo" Sporting, referência singular em não sei quantos anos, e que não merecem tantos outros bem mais dignos de tal, como se devesse haver especial deferência para os lagartos mas não para o Arouca, o Fabril, o Paços de Ferreira, etc, etc.
 É claro que a maior parte da malta não tem paciência para ler isto, quanto mais para pensar e entender... Vai, sim, pensar: lá está este gajo a chatear, deve estar contra a direcção, o Van Gaag, o Tiago Silva, sei lá o quê...talvez até seja um inflitrado...afinal ser um grande belenenses, hoje em dia, é ser biclubista, querer ser campeão da 2ª e não ir à final da Taça nem à Europa, e enquanto jogamos estar a comentar outras coisas (e outros jogos no clube e no fb)... DRAMÁTICO!
 Quanto ao jogo: Belenenses, 2 - benfica, 1.
 Vitória justíssima e indiscutível. Quando fizémos o 1-0 (Arsénio), já podíamos ter 3, 4, 5 golos. A proverbial vaca lampiã permitiu-lhes empatar no minuto seguinte, o que nos perturbou, até ao intervalo. Na 2ª parte fomos em crescendo e o 2-1 (Mamadou) repôs a verdade no marcador. 
 Pois é, o Mamadou, depois de arrumar os lagartos, arrumou os lamps. Era o tal que pessoas que não têm nenhum cultura e memória de Belenenses achavam que não jogava nada, devia ser dispensado, ir para 40º suplente... Gente que nem do Dady se deve lembrar, quanto mais do Mapuata ou do Alfredo... 
Notas finais: o árbitro do lado dos sócios foi uma nódoa; apesar de tudo, o apoio foi bom, com destaque para os miúdos das nossas escolas; nunca idolatrei o Miguel Rosa mas não percebo porque o insultaram hoje; um abraço para quem chorou de alegria, nervos e comoção.
 


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CONVOCADOS

Guarda Redes: Matt Jones, Filipe Mendes
Defesas: Duarte Machado, André Teixeira; João Afonso, João Meira, Kay e Nelson
Médios: Ricardo Alves, Ruizinho,  Fernando Ferreira, Tiago Silva, Yacine Si Salem, Desmarets e Filipe Ferreira
Avançados: Arsénio, Paulo Roberto, Mamadou e Tiago Caeiro
Estávamos curiosos de saber os convocados. À partida, temos as boas notícias das chamadas de Fernando Ferreira e Desmarets. Mas resta saber se estão mesmo a 100% ou perto disso. Se estiverem, podem ser muito importantes.
E quem irá ocupar o lugar de Diakité? Ricardo Alves? Ruizinho? João Meira? Fernando Ferreira - tal como Meira, mudando de lugar?



O jogo de amanhã

O jogo de amanhã, às 17h, no Restelo, com o benfica b, é muito complicado. Não propriamente pelo valor do adversário (que em todo o caso vai fazer um dos poucos jogos de máximo empenhamento). Desprezo-os, não têm sobre mim nenhum fascínio. Nenhum. Vai ser difícil, sim, porque é o 6º jogo em 17 dias (ou 7º em 23 ou 8º em 28), 4 dos quais fora, 2 dos quais com uma hora em inferioridade numérica e em terrenos muito pesados; porque temos uma legião de castigados, lesionados e ausentes; porque está mais tempo e (ainda) fica mais pessoal em casa; porque os nossos doutores da mula russa são assim. Vamos ver e confiar no garra e sentido colectivo da equipa.

REPETIMOS OS ERROS... MAS FICAMOS FELICÍSSIMOS!...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão 32 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 98
2º Tiago Silva – 92,5
3ºs Arsénio e Fernando Ferreira – 90,5
5º Kay– 88,5
6º Matt Jones – 86
7º Duarte Machado – 83
8º Fredy – 76,5
9ºs João Meira e Nelson – 73,5
11º Mamadou Diawara – 63
12º Tiago Caeiro – 43
13ºs Filipe Ferreira  e Yacine Si Salem – 34
15º Desmarets – 33
16º João Afonso – 32,5
17º Paulo Roberto – 31
18º Rambé – 28
19º Zambujo – 20
20º Ruizinho – 14,5
21º Filipe Mendes – 14
22º André Teixeira - 13,5
23º Ricardo Alves – 13
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

ESTRATEGICAMENTE CEGOS

Mais uma tristeza,mais uma vergonha, mais um tiro em nós próprios!

Estou fartíssimo de casos!

Estou fartíssimo de irmos às pequenas gueras e nos abstermos das importantes!

Estou fartíssimo de sermos tão burros e tão míopes que, sendo quase sempre discriminados, até parecemos que somos injustamente beneficiados!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

EMPATE NO 5ª JOGO EM 14 DIAS

Em jogo disputado no estádio 28 de Maio, a nossa equipa empatou com o ddc b (dor de corno b), sem golos.

A trabalhar e com escassas informações, pouco sabemos mas parece que fizémos um jogo de contenção; natural, tendo em conta 5 jogos em 13/14 dias em terremos muito pesados e a onda de lesões, de castigados, impedidos e amarelados que nos atinge.

Parece que ficámos com mais não sei quantos amarelados de fora para o jogo com a lampionagem (6º jogo em 17 dias)...

De qualquer forma, numa jornada que quase só teve empates, mantemos o avanço (15 pontos sobre a linha de subida). E passou mais uma jornada.

SÁBADO


Nota: há futebol às 17h, com os lampiões b. Termina cerca das 19h. Logo, dá para ir ver também o Futsal, que tem um jogo difícil e importante.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

APOIAR O BELENENSES!


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FUTSAL: UMA OPORTUNIDADE PARCIALMENTE DESPERDIÇADA

Ao empatar 4-4 com o Albufeira Futsal, em jogo ontem disputado no Acácio Rosa, o Belenenses perdeu a oportunidade de se isolar no comando, depois da derrota do Loures, na véspera. Voltou ao 1º lugar, é certo, mas em igualdade pontual com o Quinta dos Lombos, adversário que vamos visitar na próxima jornada.
O jogo é sábado às 21h, e o apoio dos adeptos azuis é bastante necessário e importante.
 
Classificação actual:

 
1para cima(2)Belenenses1181264362825
2para cima(3)Quinta dos Lombos118123729825
3para baixo(1)GS Loures1180360421824
4para cima(5)AMSAC116144738919
5para baixo(4)Vila Verde1060442311118
6mesmo(6)Os Vinhais105143832616
7mesmo(7)Amarense114433532316
8para cima(11)AM Portela115063239-715
9para baixo(8)UP Venda Nova114253635114
10mesmo(10)Albufeira Futsal114254246-414
11para baixo(9)Burinhosa104153943-413
12mesmo(12)Matraquilhos103072651-259
13mesmo(13)Os Torpedos112183247-157
14mesmo(14)Operário Rangel110293362-292