domingo, 31 de março de 2013

SAÍMOS DO INFERNO

O Belenenses consumou matematicamente a sua saída do inferno, do exílio, da 2ª divisão. Ontem será o único dia que, até certo ponto, me deixará saudades.
Curiosamente, a subida ficou selada em Penafiel, onde há 2 anos e 8 meses começámos a época oficial em ano de 2ª. E curiosamente - mas também melancolicamente - ficou selada com uma derrota, que obviamente não vamos censurar. Numa época, é normal que 4 ou 5 jogos não corram bem; anormal é acontecer o contrário.  Este ano, deu-se o primeiro caso, e só podemos estar gratos.
O jogo tem pouco a dizer. Grande parte dos nossos jogadores pareceram bastante desgastados. É resultado normal não apenas do intenso jogo, 65 horas antes, a meio da semana, mas sobretudo deste estúpido, vergonhoso campeonato de 42 jornadas, a que acrescem os nossos jogos na Taça de Potugal e na Taça da Liga. O Belenenses é neste momento a equipa portuguesa com mais jogos disputados, e só o Arouca se lhe aproxima. Acrescidamente, jogámos 70 minutos reduzidos a dez.
O maior registo da partida vai mesmo para a presença, entre uns 300 belenenses, de amigos do Salgueiros e do Vitória de Guimarães, pessoal verdadeiramente cinco estrelas, que até ficaram na festa junto aos balneários. Obrigado, companheiros! Já sabe da longa, bela e nunca desmentida amizade Belenenses-Salgueiros; quanto aos vimanarenses, vale lembrar que Belenenses e Vitoria de Guimarães estão a disputar a ida à final da Taça de Portugal, e que são o 4º e 5º clubes do ranking do Campeonato, o que em nada impede a sã convivência e o respeito mútuo.
Apesar da derrota, os resultados noutros campos davam a entender que a subida matemática não fugiria para outra jornada. Houve que esperar pelo fim do Atlético-Santa Clara, que os alcantarenses venceram. Estava feito.
Os festejos junto aos balneários, em Penafiel, foram de grande intensidade, verdadeiramente arrepiante, o mesmo acontecendo, já perto da meia-noite, à chegada da equipa ao Restelo. E acabe-se enfim com os contra e a favor de direcções porque vi todos a festejar. "Todos", claro, entre os que estiveram presentes. Os festejos foram ide sentimentos intensos mas não foram multitudinários. O tempo, é verdade, não ajudou. Os pontos altos foram a invasão à zona mais reservada dos balneários, em Penafiel; o encontro dos que vieram do jogo com os que aguardavam no Restelo; as bandeiras, os cachecóis e as tochas no Restelo.
Para mim, pessoalmente, foi um dia amargo e doce, por muitas razões. Espero que nunca mais tenhamos que festejar um regresso à 1ª divisão.
 
 

sexta-feira, 29 de março de 2013

SÁBADO

 


quinta-feira, 28 de março de 2013

AMANHÃ


NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados  41 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 123,5
2º Fernando Ferreira – 122,5
3º Tiago Silva – 121
4º Matt Jones – 115,5
5º Duarte Machado – 114
6ºs Arsénio e Kay – 113
8º Fredy – 103,5
9º Nelson – 100
10º João Meira – 98,5
11º Mamadou Diawara – 84
12º Tiago Caeiro – 70,5
13º Desmarets – 61,5
14º Yacine Si Salem – 48
15º João Afonso – 42
16º Filipe Ferreira – 36,5
17º Paulo Roberto – 31
18º Rambé – 30,5
19º Ricardo Alves – 20,5
20º Zambujo – 20
21º Filipe Mendes – 16
22º Ruizinho – 14,5
23º André Teixeira –13,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

quarta-feira, 27 de março de 2013

TRISTE MAS NÃO CHATEADO

Fui um dos muitos que aplaudi de coração a nossa equipa no final do jogo. De resto, apreciei o facto de terem vindo até à bancada e o modo com o fizeram.
Tais aplausos são merecidos pela época que têm feito mas também pela prestação no jogo de hoje. É verdade que perdemos, é verdade que nos faltou alguma coisa (sobretudo, objectividade) mas a postura foi digna, irrepreensível.
Não vale a pena dizer que o resultado é injusto, porque contam é os golos que entram...ou não. Mas foi cruel e enganador. O melhor futebol foi praticado pelo Belenenses, que teve um número muito superior de oportunidades, e que assumiu a maior parte do jogo. Só nos 5 minutos antes do 0-2, com os vimanarenses aparentemente nas covas, falhámos 3 ou 4 oportunidades incríveis! Não dá...
Por outro lado, teria sido bom que o árbitro tivesse marcado os penaltys a nosso favor que resolveu não marcar. A história poderia ter sido diferente...
O V. Guimarães foi uma equipa matreira, que não se importou de fazer jogo, e foi de uma eficácia/objectividade tremenda. Com três oportunidades, fez 2 golos. Teve mérito nisso. Marcou em jogadas bem estudadas. Rui Vitória não brincou em serviço e levou a Taça de Portugal e o Belenenses muito a sério. Não mentiu quando disse que estudou exaustivamente a nossa equipa. Isso não tem nada a ver com 1ª ou 2ª divisão. Tenho que elogiar a competividade dos vimanarenses, que não se ficam só em contabilidades e finanças, apesar dos problemas que passam a esse nível.
As nossas hipóteses para a 2ª mão, objectivamente, são reduzidas. Mas vale sempre a pena lutar, certo?
Em resumo, e conforme o título: estou triste, porque era a hipótese de encurtarmos passos e de um regresso mais sério, porque a conversa muito racional do "vamos a pouco e pouco, que daqui a dois ou três anos é que é" já eu ouvi repetir uma boa dúzia de vezes ao longo de 40 anos; mas não chateado, porque a nossa equipa se bateu irrepreensivelmente, só justificando palavras e gestos de incentivo.
Esteve muito bem a Fúria Azul na coreografia e na faixa na bancada Nascente (ao que parece, com protestos de um artolas que confunde futebol com cinema). Só por isso, sjá valeu a pena.
Assistência: Pouco mais de 6.000 pessoas, incluindo perto de 1.500 vindos de Guimarães. É o estado em que estamos, e pouco se luta contra isso.
 
 
Post scriptum - Se certos "sô doutores" fossem mas era ao estádio (dentro, em dias de jogo), faziam finalmente alguma coisa de útil.
 

CONSUMAR O REGRESSO

A TER EM CONTA

Há algumas coisas a ter em conta durante e depois do jogo de hoje:
a) Qualquer resultado a nosso favor será bom. É claro que há graduações: 1-0 é melhor que 2-1 e 2-0 muito melhor que 2-1, por exemplo.
b) Um empate 0-0 não é bom mas também não é mau. Cerca de 50% das equipas que empatam 0-0 em casa na 1ª mão, acabam por passar
c) Se a coisa começar ou estiver a correr mal, lembramos que a nossa equipa já deu a volta a várias desvantagens esta época, e em alguns casos, mesmo no fim. Exemplos: Arouca para a Taça, Atlético, Feirense, lagartos e morcões. Por isso, há que continuar a acreditar e redobrar o apoio.
d) 1-1 ou 2-2 são maus resultados mas é de continuar a acreditar. Ainda há pouco o real madrid empatou em casa 1-1 com o Manchester united e depois foi lá ganhar 2-1 e passou. É claro que não temos a equipal do Real; mas também o Guimarães não tem a do Manchester.
e) A nossa equipa já reagiu MUITÍSIMO bem a maus resultados. Depois da tragédia da Luz, vieram várias vitórias seguidas; depois da derrota na Vila das Aves, vieram 26 ou 27 jogos sem perder. Por isso, mesmo que percamos 0-1 ou até 1-2...iremos à luta na 2ª mão. Se amanhã perdêssemos por mais de 2 golos, aí que já seria "missão (quase) impossível"

terça-feira, 26 de março de 2013

AMANHÃ

segunda-feira, 25 de março de 2013

JÁ CÁ ESTÁ!


TODOS, TODOS, TODOS!


domingo, 24 de março de 2013

ANDEBOL: VITÓRIA ÉPICA

Madeira SAD, 29 - Belenenses, 30

A 3m32s do fim, o Belenenses perdia por 29-25.

No escasso tempo que restava, a nossa equipa conseguiu uma extraordinária reviravolta, arrebatando os três pontos, e consumando a tranquilidade.

Os marcadores dos golos foram: Belone Moreira - 7; João Paulo Pinto - 6; Edgar Landim - 4; Pedro Delgado - 4; Tiago Fonseca - 3; Diogo Santos - 2; Nelson Pina - 2; Rui Silva - 2



FUTSAL: VITÓRIAS TRANQUILAS

Na 19ª jornada, o Belenenses venceu o Torpedos por 8-3. Finalmente, tivémos um triunfo mais ou menos descansado - ao intervalo, já vencíamos por 4-0. Bruno Pinto (3), Drula (2), Tiago Carvalho, Zé Daniel e Cautela foram os marcadores de serviço.
A nossa equipa exibiu uma boa forma física e psicológica e espírito de grupo. Carlos Teixeira dá(-nos) confiança!
Destaque para o regresso de Manuel Jorge ao Restelo. Está nos nossos corações. Também vimos ex-jogadores do Belenenses, como Ruben Simões.
Com os resultados de hoje, temos 5 pontos de avanço sobre o 2º classificado e seis pontos de avanço sobre a linha de subida.
Entretanto, em Juniores, o Belenenses começou bem o seu ataque ao título nacional, com uma vitória consistente sobre o Vitória de Santarém, por 6-1.



sábado, 23 de março de 2013

R: de Raça e de Ressurgimento do Rugby

Em jogo intensamente disputado, que teve lugar hoje à tarde, o Belenenses recebeu e venceu o CDUL por 17-13.
Frente ao líder, o Belenenses confirmou a sua gradual subida, depois de um começo sofrível, e com muita raça e até capacidade de sofrimento, averbou uma saborosa vitória.
Este triunfo não só deve garantir o 2º lugar nesta 1ª Fase do Campeonato como, sobretudo, mostra que temos equipa para lutar pelo título e, eventualmente, acrescentarmos mais um Campeonato ao nosso rico palmarés. Note-se que nesta 1ª fase tivémos uma vitória e um empate contra o CDUL.
O nosso clube continua a resistir e mostrar força e vontade para ressugir. Força, Belém!
 
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

(TUDO) O QUE INTERESSA!


AS MEIAS DA TAÇA

Já só faltam 6 dias para a 1ª mão da da meia-final da Taça de Portugal.
É um jogo ansiado por parte de nós, apesar do clube parecer muito adormecido face a tal, continuando (só) programado para o Campeonato, e basicamente maribando-se para a hipótese de termos uma assistência miserável (despreocupação há muito arreigada). Outros, não conseguem desligar-se do Campeonato, das contas, continhas e recordezinhos, e têm toda a aparência de olhar este jogo como uma chatice, uma mosca que inoportunamente aparece a perturbar as imagens de sonho e de glória...de segunda.
Um dos argumentos mirabolantes que ouvimos, é o de que podemos perder: podemos perder a meia-final; podemos perder a final; podemos perder na Liga Europa....e, por isso, quero lá saber dessas "coisas" (megalómanas)!
 Pois podermos perder, é claro que podemos. "So what"? Faz parte do jogo. Se só pudéssemos ganhar sempre (o sonho estaroleiro) isto não tinha grande piada... Mas, sobretudo, se perdermos, no caso, apenas sucede que não ganhamos, que não damos um passo maior no retorno a tempos melhores. Temos pouco ou nada a perder e bastante a ganhar.
 É o V. Guimarães favorito? Não acho. Qualquer das equipas pode ganhar ou perder. E note-se que não estou a menosprezar a equipa vimanarense. Tem um bom treinador, que formou uma equipa que se bate muito bem em condições financeiras difíceis do clube. Tenho que dar os parabéns a quem não faz o que nós, Belenenses, temos feito ultimamente: perante um aperto financeiro, imediatamente nos suicidamos competitivamente. O Guimarães não fez isso (já agora, nas modalidades, em que há bem pouco estava a anos-luz do Belenenses, acaba de ganhar a Taça de Portugal de Basquetebol) e dou-lhe mérito. Mas a historia de 1ª divisão vs. 2ª divisão nada me diz. O Belenenses não é de 2ª. Há uma diferença entre ser e estar. O Belenenses ainda vai estar mais 9 jornada na 2ª mas é um clube de 1ª e, já agora, tem uma equipa de 1ª. Tenho que pena que haja quem não tenha leveza mental para perceber isto.
 De resto, não tenho memória curta dos exemplos de sucessos fulminantes de equipas que vêm cheias de gáz da 2ª. Até já fomos vítimas disso. E se quisermos continuar com o V. Guimarães, lembremos que há uns 5 anos subiu sabe-se lá como, pouco mudou a equipa, somente houve o defeso pelo meio, e "atirou-se" para o 3º lugar na 1ª, esgrimindo o acesso à Liga dos Campeões. Portanto, não se deixem formatar por distinções rígidas.
Quero ganhar mas não receio perder. O único que receio é o abandomo, antes/durante os jogos, e os comentários tontos do género "pois, bem disse que não valia a pena", "vamos com calma", "isto pode desestabilizar e impedir-nos de ganhar o campeonato", "valia mais termos poupado os titulares", "temos que ter noção dos nossos limites" e outras menoridades de racionalidade pífia do mesmo género.
 Para os que estão fartos de mornice, de duelos patéticos, de objectivos secundários, de vitórias "brilhantes"contra o Arrebenta-Canelas, para os que não se conformam com um Belenenses eunuco, pardacento, senil e com disfunção eréctil, neutro e auto-manietado...este é um desafio que vale a pena viver! Já não era sem tempo!

 

quarta-feira, 20 de março de 2013

SÁBADO HÁ FUTSAL

No sábado, a não perder, há dois importantes jogos de Futsal no Pavilhão Acácio Rosa.
Assim, nos Seniores, às 15h, disputa-se a 19ª jornada, com o jogo Belenenses-Torpedo. Com o Campeonato já no seu último terço, é importante vencer, para consolidar a liderança e a posição de regresso à 1ª divisão.
Às 20h, é vez dos Juniores. Defrontando o vitória Clube de Santarém, a nossa equipa inicia a sua participação no Campeonato Nacional ("Taça Nacional"), com os olhos postos no título.

 
 

terça-feira, 19 de março de 2013

O(S) JOGO(S) DO ANO!

BASQUETEBOL

Num fim-de-semana em que todas as nossas equipas Seniores venceram, o Belenenses recebeu e venceu o Olhanenses por 65-53.
 
A nossa equipa está já apurada para os play-off, onde lutará pelo acesso à CNB1. Seriauma dupla subida em dois anos de regresso do escalão sénior.
 

RUGBY

Benfica 12 - Belenenses, 61
A duas jornadas do fim, a dúvida é se acabamos a primeira fase em 2º ou 3º lugar. Depois, na segunda fase, seremos, como de costume, um candidato ao título.
O jogo de sábado, às 15h, frente ao CDUL, no Restelo,  é muito importante na definição entre aquelas duas posições e, também, na percepção da nossa força actual frente ao principal adversário.
 


segunda-feira, 18 de março de 2013

FUTSAL: REGRESSO À NORMALIDADE

Após duas semanas atribuladas, o Futsal Azul retomou o trilho de regresso, indo aos Açores vencer a equipa dos Matraquilhos por 3-1. Bruno Pinto  bisou, sendo o restante golo de Bruno Martins.
Concluída esta 18ª das 26 jornadas, o Belenenses lidera a sua zona com 3 pontos de avanço sobre o Quinta dos Lombos e 5 pontos sobre a linha de subida, visto que o Loures totaliza 33 pontos.
No próximo sábado, recebemos a equipa do Torpedos.


NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 39 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Diakité – 121
2º Fernando Ferreira – 119,5
3º Tiago Silva – 117,5
4º Matt Jones – 115,5
5º Kay – 113
6 Arsénio – 111,5
7º Duarte Machado – 111
8º Fredy – 99,5
9º Nelson – 98
10º João Meira – 95,5
11º Mamadou Diawara – 81
12º Tiago Caeiro – 69
13º Desmarets – 59
14º Yacine Si Salem – 47
15º João Afonso – 39,5
16º Filipe Ferreira – 36,5
17º Paulo Roberto – 31
18º Rambé – 30,5
19º Ricardo Alves – 20,5
20º Zambujo – 20
21º Ruizinho – 14,5
22º Filipe Mendes – 14
23º André Teixeira –13,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

domingo, 17 de março de 2013

BELENENSES, 2 - LEIXÕES, 1

O comentário deste jogo está condicionado pelo facto de não termos visto a primeira meia hora.
 
Doente, estava mesmo para não ir ver o jogo mas o "bicho" falou mais forte. Arrumar foi muito demorado. A quantidade de carros fez lembrar velhos tempos e admitir uma grande assistência. Esteve longe disso (ultrapassou em pouco os três milhares) e lembrei-me da piada de um consócio: "dantes cada carro trazia cinco pessoas, hoje, cada pessoa traz cinco carros". Ouvi o nosso primeiro golo mas não o vi. Ou seja, o seu bruá (bastante forte, diga-se mas não demasiado duradouro) apanhou-me à entrada do estádio. As impressões que colhi foram as de que, até então, estávamos aquém do habitual e a vantagem era lisonjeira.
 
Agora bem: na hora de jogo que vi a superioridade do Belenenses foi total. O Leixões teve uma única oportunidade, a do golo; o Belenenses desperdiçou mais de meia-dúzia e ainda lhe foi negada uma grande penalidade e poupadas duas expulsões a elementos adversários, por duas faltas grosseiras, quando os nossos jogadores iam para o golo. O árbitro foi João Ferreira, lampião contumaz.
 
Mamadou Diawara voltou a fazer o golo dos "mil milhões": já arrumara os lagartos e os lampiões, agora foi a vez de o fazer a estes reis da palhaçada.
 
Na próxima jornada - a nove do fim -, a subida deve ficar matematicamente consumada. Foram três anos no inferno mas subimos com uma autoridade nunca vista, própria de um clube com a nossa história imensa.

Antes disso, há algo MUITO MAIS IMPORTANTE: a meia-final da Taça de Portugal!
 


VOLEIBOL FEMININO: TRIUNFO CLARO

Belenenses, 3 - Santo Tirso, 0

Vitória claríssima. Todos os anos a nossa equipa melhora.

A pouco e pouco, mas melhora! Esperos que siga nesse caminho ascensional.

sábado, 16 de março de 2013

ANDEBOL: REGRESSO ÀS VITÓRIAS

O Belenenses venceu hoje o Fafe por 37-28, no Acácio Rosa, ficando assim mais tranquilo.

Ao intervalo, a equipa Azul ganhava por 17-15.

Os marcadores foram: João Paulo Pinto (11), Belone Moreira (7), Nelson Pina (5), Pedro Delgado (5), Edgar Landim (4), Rui Silva (3), Carlos Siqueira (1) e Tiago Fonseca (1).

CONVOCADOS PARA AMANHÃ

Guarda-Redes: Filipe Mendes, Matt Jones
Defesas: Duarte Machado, André Teixeira, Joao Afonso, Joao Meira, Kay, Nelson
Médios: Diakité, Fernando Ferreira, Ruizinho, Ricardo Alves, Yacine, Filipe Ferreira e Desmarets.
Avançados: Arsénio,  Fredy,  Mamadou, Rambé,  Tiago Caeiro



sexta-feira, 15 de março de 2013

BASQUETEBOL

Clica para ampliar

quinta-feira, 14 de março de 2013

EQUIPAMENTO... ERA MESMO ESTE!

Na foto, Raul Figueiredo, internacional do Belenenses.
É claro que os tempos são outros! Há patrocinadores, há marcas, tivémos que nos adaptar; não estou a propôr um regresso ao passado. Mas equipamento "à Belenenses", para mim, era mesmo este...

quarta-feira, 13 de março de 2013

ANDEBOL: JOGO QUE TEMOS DE GANHAR


terça-feira, 12 de março de 2013

DOMINGO

BOA NOTÍCIA...

segunda-feira, 11 de março de 2013

HAJA ADEPTOS, CHIÇA!

Realmente, a malta deste Belenenses dos últimos anos é de desesperar!
Será que custará muito ser adepto do Belenenses, e só do Belenenses (eventualmente, em 2ª linha, do clube da sua terra), e ser adepto militante?
Sim, ADEPTO, sem ferrum-funfuns e gaitinhas, sem desculpas, sem "merdices", sem não vou porque a prima do meu vizinho faz anos, porque não gosto de ajuntamentos, porque temos é que nos unir contra os lá de cima, porque temos que ser solidários com o Sporting, porque temos que ser amigos do Porto, porque eu queria é que o defesa esquerdo dos juvenis do Benfica nos fosse emprestado, porque enquanto jogar aquele fdp do XXXX não ponho lá os pés, porque enquanto tiver o cab**** do YYYY no camarote não volto ao Restelo, porque no Minho está frio, porque no Algarve está calor, porque nas Beiras chove muito, porque o meu sobrinho é lampião, e o meu cunhado é lagarto e eu tenho que ir com eles, e se o Belenenses ganha eles ficam chateados, e para a próxima não querem a almoçarada antes do jogo, porque na outra bancada se paga menos 20 cêntimos, porque dá o Barcelona e o Manchester na televisão, porque o Presidente Z gastou o que não tínhamos, porque o Presidente G fez um empréstimo, porque o preço da cerveja aumentou nos bares, porque deve estar nevoeiro, porque podemos perder, porque um adepto urinou no Maracanâzinho, porque um gajo ao meu lado disse um palavrão, porque o mês passado tive que estacionar ao lado do meu lugar, porque fico a apoiar pela televisão...
Chiça!
 
 

domingo, 10 de março de 2013

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 38 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Tiago Silva – 117,5
2º Diakité – 117
3º Fernando Ferreira – 116
4º Matt Jones – 112
5º Kay – 110
6 Arsénio – 108,5
7º Duarte Machado – 107
8º Fredy – 95,5
Nelson – 94,5
10º João Meira – 92,5
11º Mamadou Diawara – 78
12º Tiago Caeiro – 66
13º Desmarets – 54,5
14º Yacine Si Salem – 44
15º João Afonso – 39,5
16º Filipe Ferreira – 36,5
17º Paulo Roberto – 31
18º Rambé – 30,5
19º Zambujo – 20
20º Ricardo Alves – 18,5
21º Ruizinho – 14,5
22º Filipe Mendes – 14
23º André Teixeira –13,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

sábado, 9 de março de 2013

MAIS UMA VITÓRIA, MAIS UMA DERROTA

PORTIMONENSE, 1 - BELENENSES, 2

Os golos foram de Fredy (de penalty, que castigou fasta claríssima cometida sobre ele mesmo) e Tiago Caeiro.
O Belenenses está em nova série de vitórias seguidas (esta foi a 5ª) e completou o 25º jogo sucessivo sem perder. Fê-lo com evidente justeza e clareza; e só por volta dos 10m (grande defesa de Matt Jones) e, depois, a partir dos 87m, com o tento de honra dos locais, surgiu alguma (ligeira) dúvida. Note-se que o Portimonense deu boa réplica, parecendo algo frágil na defesa mas com várias soluções atacantes.
A nossa equipa actuou como um bloco, sendo quase sempre senhora do jogo, nunca desistindo de atacar. Em todo o caso, vamos fazer algumas referências individuais:
Matt Jones - Tem sido um esteio!
Diakité - Esteve em todo o lado
Fernando Ferreira - Elegante e com classe, pautando o ritmo de jogo
Tiago Silva - A marcação apertada de que vem sendo alvo nos últimos jogos mostram a reputação que já granjeou (e justamente)
Desmarets - Dá gosto ver jogar, pela classe, técnica, sentido posicional, alegria e respeito pelos adeptos.
Tiago Caeiro - Fez o 7º golo em 5 jogos! E teve uma actuação muito positiva mais além do golo.
Ricardo Alves - Apenas jogou 10 minutos mas, desta vez, impressionou muito bem.
 
Os jogadores (e treinadores) ganharam. Mas os adeptos do Belenenses inflingiram mais uma derrota ao seu próprio clube. Uns 120-130 presentes é manifestamente pouco. Isto é querer acabar com o Belém, por indiferença... Houve um bom, mesmo muito bom apoio dos que estiveram. Mas os que podiam ter ido e não foram, os que já desligaram, os que preferem ficar no fb a repetir as mesmas frases e as mesmas contas (incluindo os que se dão como exemplos!!!) ...não prestam nada um bom serviço ao clube, pelo contrário.
 


sexta-feira, 8 de março de 2013

FORMAÇÃO A RESSURGIR

O início da presente época foi penoso para a nossa formação.
As equipas de Iniciados, Juvenis e, sobretudo de Juniores, tiveram resultados decepcionantes e poucos destaques. Por outro lado, os nossos jogadores desapareceram das convocatórias das várias selecções, num cenário preocupante e até desolador.
Entretanto, começaram a soprar novos ventos, brisas muito mais agradáveis. As equipas encarreiraram melhor, e os nossos jpogadores estão a regressar em forçar à selecções.
Ainda bem!

HOMENAGEM AO SALGUEIROS

Há alguns anos, o Salgueiros desceu ao mais baixo dos infernos - não, não foi por megalomanias, mas por opções pouco claras de um ou algum dos seus dirigentes.
No entanto, de forma admirável, as suas gentes - a verdadeira alma de um clube - resistiram, mobilizaram-se e foram à luta. De peito feito e cabeça erguida. Sem esperarem que "a massa" cai dos céus.
É pelo seu mérito, único e exclusivo, que o Salgueiros está a trilhar o caminho do regresso.Percorreu o calvário dos distritais, chegou à 3ª divisão e garantiu a subida à 2ª B.
Trata-se um exemplo fantástico! Que continue a vir por aí acima, até nos reencontrarmos no topo, são os nossos votos.
 
 


quinta-feira, 7 de março de 2013

FAZ HOJE 60 ANOS...

... Que começou a construção do Estádio do Restelo.
 Corridos de mãos a abanar da Salésias, fizemos um esforço colossal para construir um belo estádio, num sítio isolado, que ninguém queria. Atraímos o progresso para a zona mas iniciámos um problema económico que se tornou crónico. A sorte voltou-nos as costas, em momento decisivo, no Campeonato de 1955, perdido a 4 minutos do fim, com mão pesada da arbitragem. Mas a todos os que contribuíram para a construção do nosso estádio, aqui fica a nossa homenagem e gratidão!
 


quarta-feira, 6 de março de 2013

VAMOS ENCHER O ALGARVE DE AZUL!


terça-feira, 5 de março de 2013

MEIAS-FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL


Imagem produzida por João Gouveia e publicada no Facebook.

FUTSAL


segunda-feira, 4 de março de 2013

O PROBLEMA

Se se falar de gestão, finanças, direito, economia, engenharia, etc, não faltam craques e especialistas no Belenenses.
Mas se formos falar de adeptos, é o deserto quase total...
 
 


NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados que estão agora 37 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Tiago Silva – 114
2º Diakité – 113
3º Fernando Ferreira – 112
4º Matt Jones – 108
5º Kay – 107,5
6 Arsénio  – 106 
7º Duarte Machado – 103,5
8ºs Fredy e Nelson – 91,5
10º João Meira – 89
11º Mamadou Diawara – 76,5
12º Tiago Caeiro – 62
13º Desmarets – 51,5
14º Yacine Si Salem – 44
15º João Afonso – 39,5
16º Filipe Ferreira – 36,5
17º Paulo Roberto – 31
18º Rambé – 30,5
19º Zambujo – 20
20º Ricardo Alves – 16
21º Ruizinho – 14,5
22º Filipe Mendes – 14
23º André Teixeira –13,5
24ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

domingo, 3 de março de 2013

MAIS UMA VITÓRIA

Belenenses, 1 - Aves, 0
O resultado foi exactamente o que eu previ. Os jogadores são cumpridores :-)
Mais a sério: foi uma vitória tranquila e natural. Não teve especial brilho, apesar de alguns momentos bastante bons na primeira parte.  Matamente clara. Obviamente, esta do Campeoinato já deu, e os jogadores já precisam de novos desafios. Felizmente, o que os adeptos gritaram no final foi "Até ao Jamor"; não vamos passar a vida a chover no molhado...
Tiago Caeiro marcou pela 6ª vez em 4 jogos seguidos, apanhando em número de golos Fernando Ferreira.
Não perdemos há 24 jogos. Sobre a linha de subida temos agora 25 pontos. Faltam 12 jornadas. Até podíamos perder 2 pontos por jogo!!! Mas já pouco interessa: somos um clube de 1º e nunca o deixámos de ser.



sábado, 2 de março de 2013

DE ALMA LAVADA

Fui ver o Sporting - Belenenses em Futsal de Juniores, e voltei de alma lavada.
O Belenenses ganhou por 4-2, o que é sempre bom; mas a minha satisfação não é tanto pela vitória mas pela forma como foi obtida.
Em vésperas deste jogo, certamente "por acaso", ficámos com três jogadores impedidos, dois deles por quatro meses. Certamente por acaso, repito, porque outros clubes não trabalham nas secretarias (mesmo os que lá conseguem mamar vários milhões por ano).
O jogo foi sempre muito vivo, bola cá, bola lá, com os guarda-redes em grande plano. A nossa equipa teve erros, tanto defensivos como ofensivos, mas demonstrou qualidade e princípios de jogo assimilados - há ali muito e bom trabalho!
Quando o Belenenses fez 2-2, tivémos um jogador expulso, não se sabe porquê. A vantagem estava do lado dos visitados. A atitude da nossa equipa foi sempre muito meritória; no entanto, foi então que ela se exaltou ainda mais.
Com um jogador a menos (que depois foi vítima de tentativa de agressão de um adversário na bancada!!!), não só cerrámos fileiras a defender, como nos adiantámos no marcador - e com que golaço o fizémos! Pauleta foi por ali fora e disparou um balázio indefensável. Brutal! Lembrei-me de Mapuata; pensei em Matateu. Depois, ainda com um a menos durante algum tempo, mantivemos uma concentração, entrega e garras magníficas. Eram bem necessários, porque parece que o tempo esticou um bocado... Finalmente, fizémos o 2-4 e então, naturalmente, o jogo já pôde acabar.
Apanhámos o sporting na classificação, embora eles tenham um golo a favor no desempate, a duas jornadas do fim deste Campeonato Distrital. Ambas as equipas, por ficarem nos dois primeiros lugares, estarão presentes no Campeonato Nacional.
É mais que justo deixar um abraço de agradecimento e elogio ao plantel, a Carlos Teixeira e restante equipa técnica, e aos responsáveis, seccionistas, directores*. Nestes, quero hoje destacar o sempre presente e incansável Nuno Lopes, que tanto pancada tem apanhado, estando na moda atacá-lo... por falta de credibilidade. Credibilidade? Isso foi o que eu hoje vi na atitude deste grupo!
 
(Chateia-me imensamente a cena do "baixa-te que quero ver o jogo,", dirigido a quem se levanta a apoiar. Até porque havia espaço para todos).
 
 
*Só posso elogio o trabalho do Carlos Moutinho, do Pedro Lourenço, do Óscar Machado Rodrigues, etc.


CONVOCADOS SEM NOVIDADES

Lista de convocados para o jogo com o Aves:

Guarda-Redes: Filipe Mendes e Matt Jones
Defesas: Duarte Machado, André Teixeira, João Afonso, João Meira, Kaye Nelson
Médios: Diakité, Ricardo Alves, Fernando Ferreira, Tiago Silva, Yacine Si Salem, Desmarets e Filipe Ferreira
Avançados: Fredy, Arsénio, Mamadou, Rambé e Tiago Caeiro





BASQUETEBOL


FUTSAL: CARLOS TEIXEIRA É O NOVO TREINADOR

 

Depois da saída de João Pinto, o Futsal do Belenenses já tem treinador. O Comunicado que a seguir reproduzimos dá conta da solução encontrada (e que nos parece francamente boa):
 
"O Núcleo de Amigos do Futsal – NAF, entidade autónoma responsável pela gestão da Secção de Futsal do Clube de Futebol «Os Belenenses», vem por este meio informar todos os sócios e simpatizantes do nosso Clube, que chegou a acordo com o técnico Carlos Teixeira, actual técnico da equipa de juniores, para assumir o comando técnico da nossa equipa sénior.
Comunicado

Trata-se de uma escolha consensual do Núcleo de Amigos do Futsal – NAF, que se justifica pelo elevado conhecimento do nosso clube e dos atletas que integram a nossa equipa sénior, pela sua competência técnica, pela sua capacidade de liderança, pela sua aposta na juventude e pela enorme dedicação que sempre teve nos oito anos em que representou o Futsal do Belenenses.

O técnico Carlos Teixeira manterá na sua equipa técnica os técnicos Ramiro Antão e Pedro Aguiar, que transitam da equipa técnica anterior, podendo nos próximos dias ser recrutado mais um elemento para fechar a equipa técnica que irá conduzir a nossa equipa até ao regresso ao escalão principal da modalidade, objectivo único do Futsal do Belenenses para esta época.

Estamos seguros que esse objectivo será alcançado".
 
Comunicado repdroduzido a partir de: http://osbelenenses-futsal.blogspot.pt/2013/03/comunicado-carlos-teixeira-e-o-novo.html

sexta-feira, 1 de março de 2013

AMANHÃ, SÁBADO, ÀS 20H30M


Jogo decisivo,atendendo à classificação:
 
1Sporting5821191117023+147Jogos
2Belenenses5521181211843+75Jogos
3Leões Porto Salvo4621144310254+48Jogos
4Benfica34219757252+20Jogos
5Presa Casal Rato332110386570-5Jogos
6Vila Verde332210397064+6Jogos
7NS Alcabideche332110386668-2Jogos
8CAD31219486662+4Jogos
9Oficinas São José30219398883+5Jogos
10Portela1921541267100-33Jogos
11Marista Lisboa1422351452120-68Jogos
12Quinta dos Lombos621201948152-104Jogos
13Infantado322102140133-93Jogos