sexta-feira, 31 de maio de 2013

MARACANÃZINHO JÁ TEM VERDE...


Finalmente alguma coisa volta a melhorar nas instalações...

quinta-feira, 30 de maio de 2013

FUTSAL


quarta-feira, 29 de maio de 2013

MARCO PAULO VAI TREINAR JUNIORES

A notícia chegou ontem e aqui a repetimos: Marco Paulo vai treinar os Juniores. A decisão foi da Direcção do clube (não da SAD) e tem o nosso aplauso.
Ficamos bastante contentes pelo Belenenses e pelo Marco. Esperamos que faça um excelente trabalho, confirmando as qualidades já reveladas.
 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

FUTSAL

Na 26ª e última jornada, a equipa de Futsal do Belenenses visitou o Amarense e triunfou por 3-2, apesar de estar em desvantagem ao intervalo por 1-0. Confiormou o 1º lugar destacado, já assegurado, bem como a promoção (o mais importante) duas jornadas antes. Drula e Bruno Pinto (2) apontaram os golos.
Vêm agora os jogos com o Boavista, vencedor da Zona Norte.

Por sua vez, a equipa de Juniores continua na senda de triunfos no Campeonato Nacional, sonhando com o título. Ontem, o Belenenses venceu o Piedense por 5-3 e deu mais um passo em frente.

PARABÉNS AO V. GUIMARÃES

domingo, 26 de maio de 2013

26 DE MAIO DE 1946


ANDEBOL ACABA BEM

A época do Andebol foi complicada. Medveded, como treinador, não funcionou, o que se notou logo desde o início dos inícios. Arranjar substituto foi um processo complicado. Depois, já mais para o fim da fase regular, saiu Elledy Semedo, que valia 40% dos nossos golos.
A vinda de João Pinto e os regressos de Nelson Pina e Carlos Sequeira do Madeira SAD, finalmente, reforçaram a equipa. Já não foi possível a qualificação para o Grupo A. No entanto, a participação do Belenenses no Grupo B - tirando a derrota em Fafe - foi claramente positiva, longe de quaisquer "dores de barriga" e chegando até ao 1º lugar do grupo e 7º lugar final, ultrapassando o Madeira SAD.
No último jogo, o Belenenses recebeu e venceu o Xico Andebol por 36-32, dando muitos minutos de jogo a elementos pouco utilizados.
Esperamos com expectativa o que vai ser a próxima época.

sábado, 25 de maio de 2013

FUTSAL JUNIORES - NA LUTA PELO TÍTULO


CONVERSA... (DE PLÁSTICO)

 
Clique para ampliar

AMANHÃ


sexta-feira, 24 de maio de 2013

VINTE E SEIS ANOS DEPOIS...

Dia 1 de Junho de 1987. A época futebolística tinha acabado na véspera, com o Belenenses apurado para a Taça UEFA. A Direcção em peso (o Presidente era Mário Rosa Freire) media as dimensões do Maracanãzinho e dava a entender à malta que agora é que era mesmo - o arrelvamento de que se falava há uns tempos. Estava lá - e vi e ouvi.
Pois bem. Foi preciso esperar 26 anos* pelo tal arrelvamento. Sintético mas arrelvamento. É uma boa notícia. E, ao contrário do que muitos pensam, elas escasseiam bastante nestes tempos...


 * Depois, querem que eu seja optimista?

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ANDEBOL

Sábado, às 18h, o último jogo da época

BELENENSES - XICO ANDEBOL


terça-feira, 21 de maio de 2013

FUTSAL

O objectivo claramente assimido no iníco da época foi já alcançado pela equipa de Futsal do Belenenses, à 24ª jornada.

Na 25º jornada, que se disputou no sábado, recebemos o Quinta dos Lombos. Cabe realçar e agradecer a atitude de desportivo e amizade desse clube, cujo Presidente entregou lembrança de felicitações pelo regresso do Belenenses à 1ª divisão.

O jogo terminou empatado a 2 bolas. Tendo estado a ganhar 2-0, o Belenenses sofreu o empate mesmo no fim. Curiosamente, na 1ª volta foi a nossa equipa a empatar no dealbar do jogo. os nossos golos foram apontados por Bruno Pinto.

Segue-se agora o último jogo da Zona Sul, com a visita ao Amarense, do que se publica cartaz.  Nos fins de semana posteriores, os vencedores das duas zonas, Belenenses e Boavista, defrontar-se-ão entre si, primeiro "lá", depois "cá".

domingo, 19 de maio de 2013

NOTAS DOS JOGADORES: FERNANDO FERREIRA FOI O MAIS PONTUADO

Concluídos todos os 51 jogos oficiais disputados esta época,  a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes fomos atribuindo atribuir, é a seguinte:

1º Fernando Ferreira – 144
2º Tiago Silva – 141,5
3º Matt Jones –140
4ºs Arsénio, Duarte Machado e Fredy – 138
7º Diakité – 136
8º Kay – 133
9º Nelson – 123,5
10 º João Meira – 116,5
11º Mamadou Diawara – 100
12º Desmarets – 89
13º Tiago Caeiro – 84
14º João Afonso – 61,5
15º Yacine Si Salem – 55
16º Ricardo Alves – 44
17ºs Filipe Ferreira  e Rambé– 42,5
19º Paulo Roberto – 31
20ºs Ruizinho e Zambujo – 20
22º Filipe Mendes – 18,5
23º André Teixeira – 18
24º Fábio Sturgeon – 9
25º Eridson – 6
26ºs Daniel Martins e Rafael Veloso - 1
28ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

Fernando Ferreira foi assim o vencedor.




sábado, 18 de maio de 2013

ACABOU O CAMPEONATO... ENTRE OUTRAS COISAS

Foi o hoje o último jogo da 2ª liga de triste memória, com uma assistência ridícula e deprimente. Mas ok, não se aprende com nada. Acabou o campeonato e um Belenenses está igualmente a acabar. Para mim, já não é mais que um conjunto de memórias queridas - queridas, sim, porém memórias apenas. Não sei se continuam a justificar a minha presença.
Com uma exibição cálida, sem forçar mas com alguns bons momentos, a nossa equipa venceu por 2-1, golos marcados por Desmarets e Fredy, este com um extraordinário golo, digno de levantar o estádio - se as cadeiras e pedras se levantassem, é claro. Daniel Martins e Rafael Veloso lá jogaram finalmente.
O único momento de calor a sério, foi o aplauso e o Belém, Belém, Belém a Andrade, o nosso único campeão vivo - campeão mesmo, a sério, que esses foram os de 1927, 1929, 1933 e 1946, sem esquecer Taças de Portugal mais recentes. O resto é uma brincadeira, uma das muitas e muitas patetices com que fomos indo pelo cano. Obviamente, não vi a entrega da taça do campeonato da 2ª, que alegadamente provoca tanto entusiasmo que hoje não estiveram mais que 2 mil pessoas, com boa vontade 8não sei os números oficiais, mas são sempre uns números absurdos e normalmente com critérios invertidos).
Subimos, deixámos o inferno da 2ª mas vamos ver os infernos que aí vêm. Podem ser bastante piores. Ainda hoje se pôs mais lenha na fogueira: "se não fosse o RPS, estávamos nas distritais"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pois antes estivéssemos mas com adeptos de jeito.
 
 
 

Futebol de Praia: fomos por um triz

O Belenenses precisava de ser um dos 3 melhores 2ºs dos 5 grupos para chegar aos 1/4 de final da Taça dos Campeões de Futebol de Praia.
Foi o 4º. Fez os mesmos pontos que os 3 que passaram mas teve pior diferença de golos. Foi por um triz!
Confesso que esperava seguir em frente e chegar um pouco mais longe. Mas foi uma participante digna e prestigiante. Outras equipas têm meios bastante superiores mas pouco se notou. Tivemos 2 vitórias e uma derrota. Fomos o 9º melhor da Europa, entre 20 participantes.
Foi a 2ª modalidade, no espaço de 3 meses, em que estivemos em Taças de Campeões Europeus. Há gente exemplar no Belenenses. Apesar de tudo... Apesar, por exemplo, dos que preferiam protestar contra umas piadas contra o benfica.
Esperemos que em Julho e Agosto possamos renovar o título nacional de Futebol de Praia.
 
 

...e DOIS BELENENSES NOS SUB-21

Por sua vez, Rui Jorge chamou dois outros jogadores do Belenenses para a selecção de sub-21, que vai defronta a Croácia em 2 de Junho: André Teixeira e Daniel Martins.

Guarda-redes: Daniel Fernandes (Bochum), João Pinho (Oliveirense) e Luís Ribeiro (Sporting);
Defesas: André Teixeira (Belenenses), David Bruno (FC Porto), João Amorim (Vitória de Guimarães), Josué (Vitória de Guimarães), Luís Martins (Gil Vicente), Paulo Oliveira (Vitória de Guimarães) e Daniel Martins (Belenenses).
Médios: João Carlos (Liverpool), Luís Gustavo (Barcelona), Luís Silva (Leixões), Rafael Silva (Feirense), Sérgio Oliveira (FC Porto), Tiago Rodrigues (Vitória de Guimarães) e William (Cercle Brugge);
Avançados: Aldair (Penafiel), Tó Mané (Vitória de Guimarães), Diogo Coelho (Trofense), Fábio Martins (FC Porto), Leandro (Trofense) e Lucas João (Mirandela).

A André Teixeira,  Daniel Martins, Rafael Veloso, Ricardo Alves e Tiago Silva, os nossos parabéns, com muita satisfação.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

TRÊS AZUIS NOS SUB-20

Há 3 jogadores do Belenenses entre os convocados para a Selecção Nacional de sub-20 que vai participar no Torneio de toulon, antes do Campeonato do Mundo: Rafael Veloso, Ricardo Alves e Tiago Silva.
Guarda-Redes: André Pereira (Vitória Guimarães), José Sá (Marítimo) e Rafael Veloso (Belenenses);
Defesas: Edgar Ié (Barcelona), Kiko (Vitória Setúbal), Frederico Venâncio (Vitória Setúbal), Michael (Sporting), Tiago Ilori (Sporting), Tiago Ferreira (FC Porto) e Tomás Dabó (Sp. Braga);
Médios: André Gomes (Benfica), Tó-Zé (FC Porto), João Mário (Sporting), Agostinho Cá (Barcelona), Ricardo Alves (Belenenses) e Tiago Silva (Belenenses);
Avançados: Aladje (FC Aprilia), Betinho (Sporting), Ivan Cavaleiro (Benfica), Piqueti (Sp. Braga), Ricardo (Vitória Guimarães) e Ricardo Esgaio (Sporting).

TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS DE FUTEBOL DE PRAIA: VITÓRIA NO 3º JOGO

O Belenenses venceu hoje aequipa do Lexmax, da Moldávia, por 9-5. Os golos foram de Jordan (2), José Maria (2), Tavares, Santana , Rui Coimbra e Meyer, além de um auto-golo.

Foi o nosso 3º jogo. Concluímos a fase de grupos com 2 vitórias e 1 derrota, e um saldo de golos marcados e sofridos de 18-15.
Ficámos em 2º lugar no nosso grupo. Há cinco grupos, e passam aos 1/4 de final os melhores três 2ºs classificados. Vamos ter que esperar pelos resultados dos outros jogos. Foi pena hoje termos deixado reduzir a desvantagem, depois de termos estado a ganhar por 7-0 e 8-1, o que pode (esperamos que não) ser penalizador. Digamos que há 50% de hipóteses. A participação já foi prestigiante mas era bom chegar mais longe. Vamos ver...


quinta-feira, 16 de maio de 2013

FUTEBOL DE PRAIA: DERROTA NO 2º JOGO

Depois da vitória de ontem, perdemos no jogo de hoje, em que defrontámos os turcos do Besiktas, por 3-5. Os golos do Belenenses foram marcados Meyer (2) e Jordan.
Confesso a desilusão, apesar da magreza da vitória de ontem (6-5) ter misturado apreensão e satisfação. Mas continuo orgulhoso de estarmos em mais uma Taça dos Campeões Europeus. Por outro lado, continua em aberto a passagem aos 1/4 de Final da Competição, caso ganhemos amanhã ao Lexmax, da Moldávia.
Para já, estamos em 2º lugar no nosso grupo, e passa o 1º e os três melhores 2ºs dos cinco grupos.
Força, Belém!

(foto do jogo de ontem)

À beira do abismo dão-se passos em frente

Falácias em cima de falácias, palermices em cima de palermices, menoridades em cima de menoridades, alarvices em cima de alarvices...
.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS DE FUTEBOL DE PRAIA: O BELENENSES ENTRA A VENCER

Foi no campo de que abaixo se reproduz foto que o Belenenses se estreou hoje na Taça dos Campeões Europeus de Futebol de Praia, a decorrer em Itália. E fê-lo de forma positiva, batendo os franceses do Montredon Bonneveine por 6-5.
O jogo foi bastante complicado. O Belenenses esteve a perder 0-2 e a ganhar 4-2 mas houve incerteza até ao fim. Os golos da nossa equipa foram marcados por Meyer (3), Jordan (2) e Coimbra.
Os outros resultados apurrados até ao momento, com uma única excepção, mostram bastante equilíbrio:
* Goldwin Pluss, 5 - Egmond, 4
* Kefallinia, 3 - Bate Borisov, 2
* Besiktas, 5 - Lexmax, 4
* Griffin, 12 - Sandown, 5
* Zurich, 7 - Viareggio, 5
Amanhã, o Belenenses defronta os turcos do Besiktas. Força, Belém!


FUTSAL: SÁBADO, FESTEJAR O REGRESSO

terça-feira, 14 de maio de 2013

ÚLTIMA JORNADA

O jogo Belenenses - Freamunde disputa-se no próximo sábado, às 17h.
Esperemos que seja um adeus para sempre a uma competição em que gostaria de nunca ter estado, e de que não conservarei nenhgumas saudades (embora pense que muitos irão suspirar por... às primeiras derrotas vão querer descer para serem "campeões")


BELENENSES NA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS DE FUTEBOL DE PRAIA - COMEÇA AMANHÃ

 

 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Atingidos 50 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Fernando Ferreira – 144
2º Tiago Silva – 141,5
3º Matt Jones –140
4ºs Arsénio e Duarte Machado – 135
6º Fredy – 134
7º Diakité – 133,5
8º Kay – 133
9º Nelson – 120,5
10 º João Meira – 113,5
11º Mamadou Diawara – 100
12º Desmarets – 85
13º Tiago Caeiro – 84
14º João Afonso – 58,5
15º Yacine Si Salem – 55
16º Filipe Ferreira – 42,5
17º Ricardo Alves – 40
18º Rambé – 39,5
19º Paulo Roberto – 31
20ºs Ruizinho e Zambujo – 20
22º André Teixeira – 18
23º Filipe Mendes – 16
24º Fábio Sturgeon – 9
25º Eridson – 6
26ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

domingo, 12 de maio de 2013

TROFENSE, 1 - BELENENSES, 2

Apesar dos muitos jogadores castigados e lesionados (nada mais do que 6 entre habituais titulares), o Belenenses venceu hoje o Trofense por 2-1,com golos de Rambé e Kay. Finalmente, voltámos a ganhar fora, onde, de qualquer forma, temos saldo largamente favorável.
Na nossa equipa, registe-se a presença de muitos jovens: André Teixeira, Filipe Ferreira, Ricardo Alves, Ruizinho, Tiago Silva, Fábio Surgeon e Rambé.
Apesar de derrotado, o Trofense viu hoje confirmada a manutenção, dado que o Covilhã não ganhou.
Parabéns a Vítor Oliveira, que hoje viu selada a promoção do Arouca, que para o ano, então, voltaremos a encontrar na 1ª divisão.
 
 
 

CONVOCADOS PARA A TROFA

Guarda-redes: Matt Jones e Rafael Veloso
Defesas: André Teixeira, João Meira, Kay, João Afonso, Eridson,  Nélson e Daniel Martins
Médios: Ricardo Alves,  Ruizinho, Filipe Ferreira, Tiago Silva, Yacine Si Salém e Desmarets
Avançados: Arsénio, Fábio Sturgeon e Rambé

sábado, 11 de maio de 2013

ANDEBOL: LANDIM RESOLVE NO FIM

O Belenenses subiu ao 7º lugar do Campeonato Nacional de Andebol, ao vencer hoje o Madeira SAD, no Pavilhão Acácio Rosa, por 33-32.
 Foi um jogo muito equilibrado, que esteve quase sempre à volta do empate. A meio da 1ª parte, os madeirenses chegaram a 8-12, a maior diferença registada, mas logo o Belenenses empatou 12-12 e se adiantou com 15-13. Depois, nunca houve mais que 1-2 golos de diferença, com muitos empates.
 No último segundo, de forma espectacular, Edgar Landim deu-nos a vitória.
 Os marcadores pela nossa equipa foram: Nelson Pina - 8; Bélone Moreira - 7; Edgar Landim - 7; Pedro Delgado - 5; João Paulo Pinto - 4; Carlos Siqueira - 1; Diogo Santos - 1; Tiago Gil - 1
 Num ano muito, muito difícil, o Andebol Azul resistiu com dignidade!
 
 

FUTSAL JUNIORES: NA LUTA PELO TÍTULO

sexta-feira, 10 de maio de 2013

AMANHÃ

quinta-feira, 9 de maio de 2013

INSCREVE-TE PARA A TROFA

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÂO

Disputados 49 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Fernando Ferreira – 144
2º Tiago Silva – 138,5
3º Matt Jones - 138
4º Duarte Machado – 135
5º Fredy – 134
6º Diakité – 133,5
7º Arsénio – 132
8º Kay – 129,5
9º Nelson – 118,5
10 º João Meira – 110
11º Mamadou Diawara – 100
12º Tiago Caeiro – 84
13º Desmarets – 83
14º João Afonso – 55,5
15º Yacine Si Salem – 55
16º Filipe Ferreira – 40
17º Ricardo Alves – 36,5
18º Rambé – 36
19º Paulo Roberto – 31
20º Zambujo – 20
21º Ruizinho – 19
22º Filipe Mendes – 16
23º André Teixeira – 15
24ºs Eridson e Fábio Sturgeon – 6
26ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

ESTUPIDAMENTE NORMAL

Perdemos mas talvez devido à estúpida reacção dos adeptos, ou talvez porque há quem já está com a cabeça alhures, desapareceram as  experiências, a rodagem a jogadores, a tentativa de  que vão ao mundial de sub-20. Obviamente eram estes que podiam ter motivação e não jogadores com quase 50 jogos nas pernas - mas, nos jogos onde houve falta de atitude, as "inteligências" acharam que a culpa só podia ser dos habituais não titulares.
Nos jogos que perdemos sem titulares, eu podia ver alguma real utilidade (bem mais do que os 100 pontos e outras menoridades), e a atenuante de jogadores pouco entrosados. Mas hoje, o quê? Só não jogou a lesionada duplas de centrais - dupla lesionada se é que não há nenhuma "protecção" por causa de vendas.
No Belenenses não há nenhum sentido de clube. Reage-se invariavelmente ao contrário do que se devia. Absurda, ridiculamente, desatou-se a falar em "OS" (!!!) campeões, coisa importante para o curriculum de técnicos e jogadores, sobretudo dos que pensem não ir mais longe, mas deprimente para quem tenha noção do clube... e agora já está. Ah, pois, íamos por aí fora, no espírito ganhador... Pois sim, pois sim. Se foi fantástico - para quê pensar em mais? É a reacção normal, natural, compreensível. Nem sequer censuro. São treinadores e jogadores profissionais, certo? A minha reacção é também profissional. Tirando umas raríssimas excepções, nada me liga a treinadores ou jogadores desde há quase um quarto de século.
Em tempo:
1) Arbitragem patética.
2) Os comentadores imparciais-racionais de sofá que "ninguém é mais Belenenses que" eles, que desconhecem quase tudo sobre o seu alegado clube, mas sabem na ponta da língua todas as "merdices" dos "três", provocam-me algo entre o vómito e a vontade de rir.
3) Era a única coisa que podia provocar escândalo - o preço dos bilhetes. Mas...que esperavam? Ai têm a tão adorada empresa. Aí tem os tais nos quais têm "cada vez mais orgulho". É o começo e apenas isso. "Adeptos do Belenenses"??? Mas isso interessa(-lhes) alguma coisa? E no fundo, no fundo, têm razão. É isso o mais triste.
4. Parabéns sinceros a Vítor Oliveira, que merece efectivo respeito.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

HOJE, ÁS 20H

ESTÁDIO DO RESTELO

BELENENSES - AROUCA



terça-feira, 7 de maio de 2013

O QUE AINDA FALTA DA ÉPOCA

Ainda há alguns motivos de interesse até ao fim da presente época desportiva. Vejamos quais, e em que modalidades.

Futebol - Em termos de resultados, o interesse já é escasso, se bem que ganhar é sempre preferível, mesmo que a feijões.
A nosso ver, o mais importante, é mesmo quantos jogadores vai o Belenenses ter presentes no Mundial de sub-20, o que constitui fator de prestígio e valorização (há muito que falta nisso, como em tudo, sentido estratégico no Belenenses; mas é realmente aassim). Tinhamos 5 ou 6 jogadores candidatos mas realisticamente, só Ricardo Alves parece certo. Tiago Silva é possivel ou até provável (valor não lhe falta, deveria ser indiscutível). Outros, como André Teixeira (há algum tempo, provável), Rafael Veloso, Daniel Martins, afiguram-se distantes, do que temos pena. Se André Teixeira (pelo menos) fizesse estes últimos jogos...
Para quem gosta, há a festa do último jogo. Eu gostaria, se não se fossem fazer/dizer coisa que são más para o Belenenses. Terei pena, mas só irei se sentir que o número de presenças é demasiado ridículo, mas ficando num recanto distante.
Depois, claro, teremos as notícias sobre entradas e saídas. Mas isso já tem mais a ver com a próxima época.

Futsal - Também aqui, nos Seniores, o essencial está feito. O próximo (e último) jogo em Casa, contudo, bem merece uma boa presença para festejar a subida. O título da 2ª, também aqui, nada me diz (coisa diferente, foi no início, visto termos começado de baixo; mas é claro que sempre dá algum colorido que o adversário seja o Boavista.
Em Juniores, sim, temos algo de aliciante nas próximas semanas: Lutar pelo título nacional.

Andebol - Podemos passar do 8º ao 7º lugar, ou seja, ao primeiro dos não apurados para o Grupo A. Sempre é um (reduzido, embora) aliciante.

Rugby - Objectivo claro, e bem provável: revalidar o Campeonato nacional de Sevens.

Futebol de Praia -  Para mim, o mais aliciante de tudo: tentar ganhar a Taça dos Campeões Europeus (ou, pelo menos, chegar bem longe)! Depois, tentar revalidar o título nacional.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

BELENENSES NA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS DE FUTEBOL DE PRAIA

O Belenenses, Campeão Nacional de Futebol de Praia, vai disputar a Euro Winners Cup, competição que atribui o título de melhor clube da Europa na modalidade.
A competição terá lugar nos dias 15 a 19 de Maio, em Itália.
Os 20 participantes foram distribuídos por 5 grupos. O sorteio ditou-nos a inclusão no Grupo B, juntamente com equipas da França, da Turquia e da Moldávia. Os nossos jogos, na fase de grupos, serão os seguintes:
15 de Maio, às 12h15m, Belenenses - Montredon Bonneveine (FRA)
16 de Maio, às 12h15m, Belenenses - Besiktas (TUR)
17 de Maio, às 12h15m, Belenenses - Lexmax (MDA)
Os 5 primeiros de cada grupo mais os 3 melhores segundos, passarão aos 1/4 de final, que, tal como as 1/2 finais, se disputarão no Sábado, dia 18 de maio. No dia seguinte, disputar-se-ão a final e os jogos de 3/4º, 5º/6º e 7º/8º lugares.
A nossa equipa vai ser constituída pelos seguintes jogadores:
Nuno Hidalgo (internacional português)
Paulo Graça (internacional português)
Rui Coimbra (internacional português)
Marinho (internacional português)
Miguel Tavares
Fernando Gonçalves (internacional português.. .mas em Futebol, quando representava o Belenenses)
Jordan Santos (internacional português)
José Maria (internacional português)
Sérgio Santana
Stephan Meier (internacional Suíço).

Parece-nos que o Belenenses tem fundamentos para ser muito ambicioso e registar uma grande participação.
Citando o que escrevemos algures, "O Belenenses está no topo do desporto Português em número de modalidades com participações europeias. Lembremos:
1. Futebol
2. Andebol Masculino
3. Andebol Feminino
4. Basquetebol
5. Bilhar
6. Futebol de Praia
7. Hóquei em Campo
8. Hóquei em Patins
9. Hóquei de Sala Feminino
10. Ténis
11. Ténis Veteranos"






AINDA O RETORNO DO FUTSAL

Houve muito mérito neste regresso, porque havia um mar encapelado de dificuldades a atravessar. Sei que se deveu a muito trabalho, sofrimento e persistência.
Também por isso, o mínimo que os belenenses deviam fazer, no próximo jogo em casa (dia 18 contra o Quinta dos Lombos) era fazerem uma grande assistência - até para que haja uma receita que ultrapasse as despesas de realização do jogo. As dificuldades são muitas, as dores de cabeça não sãop comparáveis às duas "jolas" que se troca pelo preço do bilhete.
É claro que o retorno do Futebol é muito mais importante. Mas, com o regresso do Futsal, o belenenses volta também ao 4º lugar nacional (presente, e não apenas histórico) nas modalidades, onde a Académica nos ultrapassara. E tudo conta!


NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Disputados 48 jogos oficiais, a classificação dos jogadores do Belenenses, em função das notas que lhes temos vindo a atribuir, é a seguinte:

1º Fernando Ferreira – 142,5
2ºs Matt Jones e  Tiago Silva – 136
4º Duarte Machado – 133
5º Diakité – 131
6º Fredy – 130,5
7º Arsénio – 130
8º Kay – 129,5
9º Nelson – 116
10 º João Meira – 110
11º Mamadou Diawara – 98,5
12º Tiago Caeiro – 83,5
13º Desmarets – 80,5
14º Yacine Si Salem – 55
15º João Afonso – 52,5
16º Filipe Ferreira – 40
17º Rambé – 36
18º Ricardo Alves – 35,5
19º Paulo Roberto – 31
20º Zambujo – 20
21º Ruizinho – 19
22º Filipe Mendes – 16
23º André Teixeira – 15
24º Fábio Sturgeon – 6
25º Eridson – 4,5
26ºs Rodrigo Parreira e Zázá – 0,5

domingo, 5 de maio de 2013

EMPATE NA MADEIRA

Em jogo a cumprir calendário, a experimentar jogadores, com vários titulares de fora, o Belenenses empatou hoje na Madeira com a equipa B do Marítimo. (Era o resultado que eu previa).

O nosso golo foi apontado pelo excelente Fredy, de livre directo.

O nosso próximo jogo é já na 4ª feira, às 20h. O Belenenses defronta o Arouca, no Restelo.

CONVOCADOS PARA HOJE

Guarda-Redes: Matt Jones e Filipe Mendes
Defesas: Duarte Machado, André Teixeira,  João Afonso, Eridson e Nelson
Médios: Ricardo Alves, Fernando Ferreira, Ruizinho, Tiago Silva, Desmarets e Filipe Ferreira 

Avançados: Arsénio, Fredy, Rambé, Mamadou Diawara, Fábio Sturgeon 
Dos habituais titulares, ficaram de fora João Meira, Kay, Diakité e Tiago Caeiro
 


 

sábado, 4 de maio de 2013

FUTSAL: O BELENENSES ESTÁ DE VOLTA!

Que grande alívio!
 O Belenenses volta-a-estar-de-volta, desta vez no Futsal. Garantiu hoje matematicamente o regresso à 1ª divisão.
 Embora ainda faltem dois jogos, o Belenenses garantiu o 1º lugar na Zona Sul - e sobrem dois em cada zona. Já está!
 No jogo de hoje, o Belenenses esteve apoiado por cerca de 100 adeptos, que ajudaram as tornear as dificuldades colocadas pelo adversário e...pela arbitragem.
 Na 1ª parte, o Belenenses não esteve bem e saiu para o inrtervalo em desvantagem (2-1). Mas, no 2º tempo, a nossa equipa empatou cedo, continuou em crescendo, e acabou por triunfar por 4-2. Os golos foram da autoria de Tiago Carvalho (2), de Bruno Pinto e do ainda junior Pauleta.
 A todos os que contribuíram para alcançar este objectivo, na medida em que contribuíram, e para quem tanto lutou e sofreu, vai o meu sentíssimo abraço de parabéns, de reconhecimento e de gratidão.
 A próxima época não será fácil: por isso, o apoio de todos é necessário.

J.
 

 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

DIAGNÓSTICO


O PLANTEL DE 1977/78

No verão de 1977, o jornal A Bola publicou o primeiro dos cadernos relativos ao próximo campeonato, que depois também foi adoptado por outros jornais desportivos e que chegaram até hoje.
Embora já muito deteriorado, conservo até hoje as páginas que referem o Belenenses. Nesta, está o plantel de 77/78 e mais algumas informações.
(Só uma nota: na altura, estávamos com 14.700 sócios. O Vitória de Guimarães tinha 7.000. No ranking de pontos, também tinha metade dos nossos - que eram ainda muito próximo do F.C.Porto. Hoje está só a dezenas. Que caminhos trilhámos...).
 
 
(Se se clicar, aparece ampliado e lê-se bem)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pois foi..."Foi".

O Belenenses já jogou com todos os quatro semifinalistas da Liga dos Campeões.

E só não ganhou a um deles...

BELENENSES DA MADEIRA