quinta-feira, 29 de agosto de 2013


É o meu último post, espero. Tenho que ter a força para ser. Tem que ser o meu último post, antes de apagar blogues e páginas de facebook. As que criei têm ou terão administradores que as continuarão se quiserem. Não as poderei alimentar – como as alimentei, a essas e a várias outras, para quem chamei mais de metade dos milhares de membros que têm (v.g. “Quantos Belenenses Somos”, “Sou Belenenses”, etc, etc.).

Desde já esclareço que isto não é contra a SAD ou Rui Pedro Soares, que até teve estes dias uma atitude gentil para comigo, que apreciei e que elogio publicamente. Ele(s) são apenas o que nós causámos que fosse possível. Não são, nem nunca disseram que eram do Belenenses. Não andaram, nem nunca disseram que andaram,  como Belenenses a ver – nas bancadas do povo da bola, não nos camarotes – a insolência (e muito pior de benfiquistas), sportinguistas, portistas, etc, etc, e mais recentemente dos novos ricos de Braga. Não têm culpa de não tirarem de uma experiência por que não passaram as ilações que um belenenses que se preze tem que tirar – a não ser que goste de se curvar perante quem o agride. Eu nunca o farei. Tudo menos isso.

A decadência do Belenenses deixa-me doente. E não falo dos resultados. Não gosto mas habituei-me a viver com isso. Poderia viver. Mas não aguento a baixeza, a vileza, a mesquinhez, o miserabilismo, a falta de valores e de noção de tudo quanto por prezo por parte da quase totalidade dos adeptos (se adeptos se podem chamar). As excepções são tão poucas que até nem me atrevo a contá-las. (Já nem falo do desprezo ou má-educação de gente a quem ajudei pessoalmente, porque isso já é outra história).

Acho imenso graça quando me dizem que sou mau, crio mau ambiente e que é preciso é apoiar. Só esta época, já fui a Granada e Braga, em ambos os casos, com sacrifício. Só fui a Braga por solidariedade – palavra que deve soar estranha. Por coincidência (e só por isso, porque alguns, poucos, teriam ido aos dois jogos) até fui o único a estar em ambos os lados. E julgo que ninguém apoiou mais do que eu, apesar de não ser um jovem. Não fui a tantos jogos como já foram, por exemplo, a Joana ou o Alcides da FA. Mas já fui a muitas dezenas de estádios em Portugal e no estrangeiro. Por exemplo, fui a muitos jogos desta travessia da 2ª em que só foi o meu carro, às vezes mais um ou dois. Não vi lá os campeões do neo-belenensismo, da “calma” e do “eu estou sempre a apoiar” (onde e o quê, pergunto…), muito menos os incomodados contra quem see revolta contra camisolas dos “Três” na bancada de sócios. Já houve e há belenenses melhores que eu, mas a grande maioria é imensamente pior em tudo. Por isso, os poucos que somos assim (adeptos a sério), e que são empurrados para fora do clube por tanto serem feridos no seu clubismo, são incomparavelmente mais importantes que qualquer gajo que dá uns pontapés na bola. A sua perda é muito pior do que a perda de um qualquer João Pedro, mesmo que fosse um fora de série e não viesse emprestado pelo Braga. Mas pelos vistos, não se entende isto. É preciso não ter, no coração e na cabeça, nada do que eu dou valor, para aceitar fazer o jeito a esse clube e ainda parecer, para a opinião pública, que eles nos estão a fazer um jeito. E pior: acharmos ainda que somos espertos.

No Belenenses pensa-se muito pouco. A maioria dos actuais belenenses sabem pouquíssimo do clube. Falam dos que têm a memória curta – mas a memória de que se ufanam só tem 3 ou 4 anos. Os adversários podem inventar todas as mentiras sobre nós e desvalorizar tudo o que já fizemos, que ninguém sabe dar uma resposta de jeito. A cabeça dos adeptos(zinhos) é feita pelos jornalistas e por quem vai estando no poder e seus lambe-botas. Esse lamber de botas em alguns casos será interesseiro; mas na maioria dos casos, é apenas porque qualquer coisa preenche o vazio das cabeças quando vem de alguém que julga que está acima. O belenenses típico do que resta de belenenses apoia sempre veementemente quem está lá (direcções, administrações, treinadores, o que seja) e depois ataca veementemente os mesmos e as mesmas coisas que apoiou, quando vêm outros dirigentes. Por isso, a culpa foi sempre da direcção anterior, mesmo que boa parte da anterior direcção se mantenha. As escassas revoltas contra este conformismo é sempre para reivindicar que o Belenenses deve ter ainda menos ambição e auto-estima. Na linguagem oral, o Belenenses, pelos mesmos, transforma-se em “esta merda”; e qualquer insatisfação é despachado com o “calma” ou “caga nisso”. Qualquer apelo a uma reacção digna, à solidariedade, à generosidade tem sempre a mesma resposta: de repente faz-se um silêncio, durante horas ninguém diz nada, até que alguém lá consegue introduzir um tema interessante como “o Fazendas de Almeirim dispensou o ponta de lança. Não seria de contratá-lo?”.

Face a isto, o Belenenses está à mercê de tudo e o futuro só poderá sempre ser pior, apesar de alguns que resistem estoicamente, seja nas modalidades, seja um outro adepto de bancada. Desisto de lutar, porque a maioria é isso que quer. Eu nunca seria do actual Belenenses. Aquilo em que o Belenenses se tornou tem pouco valor e é realmente irritante. É tudo o contrário do Belenenses de que fui e de que serei sempre.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

FIM

Vem o João Pedro, emprestado, do Braga. E eu vou-me embora. É o fim. Estou farto de ser humilhado e traído, espezinhado nos meus puros sentimentos pelo (que foi) o Belenenses por parte de gente para quem a honra e os valores nãoimportam, aplaudida por pessoal de cabeça e corações vazios.

Nunca deixarei de ter o que foi o Belenenses no coração, nunca poderei ser de outro clube. Mas para mim acabou.

NOTAS DOS JOGADORES: CLASSIFICAÇÃO

Após 2 jogos oficiais:

1. Diakité - 5,5
2. Miguel Rosa - 4,5
3. Deyverson, Fredy e João Meira - 4
6. Kay e Mamadou - 3,5
8. Filipe Ferreira, Matt Jones e Tiago Silva - 3
11. Danielson e Paulo Jorge - 2,5
13. João Afonso - 1
14. Arsénio e Fábio Sturgeon - 0,5

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

JOSÉ ROSA

Faz hoje anos que foi eleito um dos 4 Presidente do Belenenses que foram Campeões do nosso país, em futebol.


domingo, 25 de agosto de 2013

NOVIDADES NOS CONVOCADOS

Lista de convocados:

Guarda-redes: Matt Jones e Rafael Veloso;
Defesas: André Teixeira, João Meira, Kay, João Afonso e Filipe Ferreira;
Médios: Diakité, Fernando Ferreira, Helgi Danielsson, Paulo Jorge, Tiago Silva, Miguel Rosa e Fábio Sturgeon;
Avançados: Fredy, Diawara, Deyverson e Tiago Caeiro.

Há algumas mudanças relativamente à última convocatória. Entram Kay (recuperado de lesão) e Tiago Caeiro (cumpriu o jogo de castigo). Saíram Kaká, Rambé, Arsénio e Ricado Alves (inesperadamente, estes últimos). Trocaram Filipe Mendes e Rafael Veloso (é previsível a sua rotatividade). Jonnson e o "capitão" Duarte Machado continuam lesionados.

Que todos se lembrem do peso da camisola que envergam, a 4ª mais vezes Campeã do nosso país!

sábado, 24 de agosto de 2013

FUTEBOL DE PRAIA: FALHÁMOS RENOVAÇÂO DO TÍTULO

A equipa de Futebol de Praia do Belenenses, que o ano passado foi Campeã Nacional, não conseguia a sua renovação.

Esta época, passámos a 1ª fase só com vitórias. Na 2ª fase, tínhamos como adversário o Porto Mendo (a quem hoje ganhámos por 9-2), o Vitória de Setúbal (com que perdemos 3-2) e o Nacional (a quem vencemos 3-2).

Belenenses, Vitória de Setúbal e Nacional fizeram o mesmo número de pontos 8os três com 2 vitórias e 1 empate) mas o Nacional teve a melhor diferença de pontos. Não vamos assim à final...

Foi pena mas participámos com dignidade, apesar da grande sangria de jogadores que perdemos para quem tem mais apoios financeiros.

FUTSAL: DERROTA MAS COM BOAS INDICAÇÕES

O Belenenses perdeu ontem por 2-6 com o benfica em jogo da Taça de Honra de Futsal de Lisboa.
Embora algo desfalcado, o benfica seria sempre um adversário dificílimo para a nossa equipa, onde há nada mais que 7 jogadores promovidos dos Juniores e 10, ao todo, oriundos da nossa formação (coisa que bem merecia o devido apreço e realce nos jornais). Temos muitos jovens a ganhar traquejo. Mas, apesar da derrota, apesar da inexperiência, voltaram a mostrar qualidade.
O Belenenses entrou numa atitude expectante e algum nervosismo chegou a parecer alguma passividade. O benfica marcou cedo e aos 12m chegou a 0-3. Deu-se então excelente reacção do Belenenses, que reduziu para 1-3 (golo de Drula) e criou jogadas de perigo para chegar à diferença mínima, inclusive num livre de 10 metros. Valeu a qualidade do GR do benfica.
O começo da 2ª parte foi idêntico ao fim da primeira parte, com o Belenenses muito forte na antecipação e a desenvolver boas jogadas, ameaçando reentrar na discussão do jogo. Foi assim até aos 12m. Depois, o benfica fez três golos em dois minutos. Foi novamente a inexperiência dos jovens de Azul a facilitar. No entanto, o Belenenses ainda reduziria, com golo de Cautela e continuou a ter bons apontamentos.
Apesar da derrota, a nossa equipa deu-nos confiança para cumprir os objectivos nesta época de transição para o que se espera seja o regresso de melhores tempos.
Merece destaque a intervenção decidida do nosso treinador, Carlos Teixeira, já mais para o final do jogo, contribuindo sobremaneira para minorar e apagar um "engalfinhamento colectivo" dos jogadores da nossa equipa.
Como nota final, mais uma vez assisti a coisas que muito me desgostam no público (parte do público) do Belenenses. Que falta de auto-estima!
 
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

INSCREVE-TE

FUTSAL: CARTÕES DE ÉPOCA

Podes comprar já hoje, 6ª feira, no jogo com os lampiões para a Taça de Honra (às 21h, no Pavilhão Acácio Rosa)!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PARA OS ADEPTOS DO COITADINHO

Nesta "coisinha" em que se tornou (a mentalidade de) o Belenenses, há sempre muita gente preocupada com os custos (das deslcações!!!) de participações europeias. Pois aqui fica um quadro, em milhões de euros, dos prémios directos (porque há todas as vantagens indirectas, por exemplo, com visibilidade e valorização de jogadores, transmissões televisivas, bilheteira, etc.). Repare-se que só com uma participação na Liga Europa, a Académica fez mais de 2,200 milhões de euros)

VAMOS APOIAR O BELENENSES EM BRAGA (viagem + bilhete = 5 Euros)

Não ligues aos preços do cartaz. Com um esforço de última hora, é só 5 € bilhete e viagem.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PRINCÍPIO CORRECTO

Segundo um jornal desportivo de hoje, Rui Pedro Soares afirmou que "em semanas em que perdemos, não quero ver os dentes [i.e., sorrisos] a ninguém".
É um princípio correcto, que subscrevo, que me agrada bastante, e que tem sido muito raro no Belenenses contentinho bota-acima.
Mas...bastará isso? E esteve na atitude dos jogadores o problema no jogo com o Rio Ave, como se tem passado a ideia? Notei, é verdade, menos luta, arreganho e velocidade do que expectável. No entanto, isso foi porque não quiseam ou não puderam?
E já agora: quais os efeitos psicológicos da bebedeira do "somos campeões", vista como um fim, e um grande fim?
Independentemente de tudo,lá estarei em braga na 2ª feira. Certamente acompanhado pelos bota-acimistas do "é preciso ou apoiar". Ou não...
 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

FUTSAL

Com um plantel muitíssimo jovem (enquadrado por 2 ou 3 jogadores experientes), com um contributo da nossa formação, o Belenenses foi a Cascais vencer a equipa local (também da 1ª divisão) por 4-3.
Agora, vem um teste (ainda) mais complicado e aliciante: vamos iniciar a disputa da Taça de Honra frente ao Benfica. É 6ª feira no Pavilhão Acácio Rosa. não faltes!
 
 

domingo, 18 de agosto de 2013

SÓ PODEMOS MELHORAR

Belenenses, 0 - Rio Ave, 3. O resultado não sofre discussão e dificilmente o nosso regresso podia ter sido mais aquém do desejado.
A minha previsão para este jogo era um empate. Achava improvável vencermos - as frases ligeiras (de quem tem uma ligação ligeirinha) tipo "eu acredito" e "vamos ganhar" não me dizem nada. E admitia perder. Mas não me passou pela cabeça perder por 3-0. Muito menos quase sem réplica.
Mas não vou dizer mal da equipa ou dos jogadores. Fizeram o que podiam. Simplesmente foi (muito) pouco. Em sua defesa, há que referir que sofrer um golo logo aos 5m (e a seguir a criarmos bastante perigo) foi um grande soco no estômago.
A partir dai, veio a tremideira. Ainda houve uma reacção mas perto da área havia muitos rodriguinhos (e dentro da área adversária quase nunca havia ninguém). E na 2ª parte, foi com naturalidade que o Rio Ave dilatou o marcador.
A política de contratações foi - é - bastante disparatada, na minha opinião, que repito. Basta ver a redundância de jogadores para certas posições e a carência para outras. Mas esperemos o possível. Não vou atacar a equipa. Só podemos melhorar. O pior de tudo são mesmo quase todos os adeptos. A estupidez que se ouve e vê a todos os momentos é difícil de acreditar. Sempre prontos a bajular quem nos cospe em cima, só há reacção contra quem realmente gosta do Belenenses... Estamos sujeitos a tudo e só a sorte nos pode ajudar.
Como nota positiva, a presença junto à Fúria Azul (que não esteve grande coisa), com faixa e tudo, dum elemento dos Insane Guys (Vitória de Guimarães), e logo de alguém que estimamos bastante: do melhor que conheci no mundo do futebol.
 A propósito, o V. Guimarães, com dívidas, sabe falar de outras coisas e lá está na Liga Europa  e com a Taça de Portugal no bolso. E o Sporting, o tal que estava pior que nós (dizem os que reduzem tudo a cifrões) goleou o Arouca.
 Num comentário final, deixo uma pergunta que sei que não terá resposta, pelo menos digna: quantos dos bota-acima têm a hombridade, a coragem e o belenensismo de ir a Braga?
 Notas dos jogadores (de zero a cinco):
 
Matt Jones - 1
Paulo Jorge - 0,5
João Meira - 1
João Afonso - 1
Filipe Ferreira - 1
Diakité - 1,5
Fernando Ferreira - 2
Danielson - 1,5
Tiago Silva - 1,5
Fredy - 1,5
Mamadou - 1,5
--------
Arsénio - 0,5
Miguel Rosa - 2
Deyverson - 1,5
 
 
 

sábado, 17 de agosto de 2013

EQUIPA PROVÁVEL

Mitchell Van der Gaag convocou os seguintes jogadores para o jogo de amanhã com o Rio Ave:

Matt Jones e Filipe Mendes
Paulo Jorge, André Teixeira, Joao Afonso, João Meira, Kaká e Filipe Ferreira.
Diakité, Ricardo Alves, Fernando Ferreira, Danielson, Tiago Silva, Fábio Sturgeon e  Miguel Rosa
Arsénio, Fredy, Rambe, Mamadou, Deyverson.

(Vergonhosa a maneira como a SAD anunciou os convocados - nem num clube recreativo "chunga" isso se admite!).

Palpita-me a seguinte equipa inicial:


Matt Jones; Paulo Jorge, João Meira, João Afonso e Filipe Ferreira; Diakité, Fernando Ferreira e Danielson; Tiago Silva, Fredy e Mamadou.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

IMPORTANTE E LOUVÁVEL

Para facilitar o pagamento de quotas e aquisição do Blue Card 2013-2014

Secretaria do Clube com horário alargado.

"Vem a Direcção do Clube de Futebol os Belenenses dar conhecimento aos seus Sócios que a secretaria do Clube terá um horário especial no próximo fim de semana....

Assim, tendo como objectivo facilitar o pagamento das quotas do Clube e também a aquisição do Blue Card 2013-2014 e minimizar as filas que se esperam no domingo, dia do jogo de regresso do Belenenses à 1ª Liga, a secretaria estará a funcionar no seguinte horário:

6ª Feira – 10h às 13h e das 14h às 18h
Sábado – 10h às 13h e excepcionalmente das 14h às 18h
Domingo – 10h às 16h30

Dentro deste horário os Sócios poderão efectuar o pagamento das quotas (recordamos que é obrigatório ter a quota actualizada para adquirir o Blue Card e o bilhete de Sócio para o jogo) e levantar e comprar o Blue Crad 2013-2014.

No domingo, e nos próximos dias de jogo no Restelo, será retomado o controle da quotização junto aos portões de acesso ao complexo desportivo sendo instalados 3 pontos de controle: No portão principal, junto às bilheteiras, no portão junto à capela e no portão existente junto ao pavilhão Acácio Rosa.

Recordamos em dias de jogo a aquisição de quotas é feita em exclusivo nas bilheteiras existentes junto à entrada principal, abrindo as mesmas aos Sócios duas horas antes do início do jogo.

A Direcção do CF osBelenenses"
 
 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BILHETES PARA O BELENENSES - RIO AVE


Menores de 18 anos não pagam. Num primeiro olhar, parece uma boa medida. Mas será mesmo? Ou vamos perder mais sócios (aliás, não só do clube mas também da Fúria)?
 
 
Por outro lado... Já não precisa de se deslocar ao Estádio do Restelo para adquirir o seu bilhete. Agora pode adquirir ingressos para a Bancada Nascente através da aplicação VTickets disponível no link http://ow.ly/nTAcW.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SÁBADO: PRIMEIRO JOGO DO FUTSAL

Tendo começado os seus trabalhos na passada 6ª feira, a equipa de Futsal do Belenenses vai fazer o seu primeiro jogo de preparação no próxima sábado. Será em Cascais, frente à equipa local (que também está na 1ª divisão). O encontro tem início às 18h e tem lugar Pavilhão Guilherme Pinto Basto.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

RUGBY

Publicamos abaixo o sorteio do Campeonato Nacional de Rugby, desta vez com 20 jornadas.
 
No fim destas, a classificação ficará definida até ao 3º lugar. Os dois primeiros irão decidir o campeão. Esperemos que seja o Belenenses...
 
 
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O REGRESSO DAS CARAVELAS


Quando em 1984 regressámos da primeira descida dos infernos, nós que eramos um dos 4 que tinha estado sempre na 1ª falou-se em "o regresso das caravelas". Muitos de nós pensámos que seria "para nunca mais". Infelizmente, não foi. Mas agora tem de ser: 2ª divisão, nunca mais!
 
Também para isso, vamos estar em força no Restelo. Já chega da vergonha das bancadas vazias! Um clube com a história e o peso do Belenenses não deve sofrer mais com isso. O teu lugar é no estádio. É ai que és preciso, é aí que se apoiam as equipas!

domingo, 11 de agosto de 2013

FUTEBOL FEMININO


sábado, 10 de agosto de 2013

BELENENSES CONQUISTA TROFÉU EM GRANADA

O Belenenses conquistou ontem o II Trofeo Diputación de Granada. Em jogo a que assistimos, na bela cidade andaluza - onde fomos muito bem recebidos - os 90m foram atingidos com 0-0. Na decisão por grandes penalidades, o Belenenses marcou 5 (Fernando Ferreira, Arsénio, João Afonso, Paulo Jorge e Ricardo Alves) e a equipa local transformou 4. Assim, conquistámos a taça (pena não ser tão bonita como a do ano passado).
 
A nossa equipa mostrou méritos e dificuldades. Entre estas, salta à vista mais um jogo sem golos com bola em movimento. A prioridade nº 1, a meu ver, continua por preencher. De resto, não fora a lesão de Duarte Machado, iríamos começar o campeonato só com um reforço (Danielson) no onze titular... A defesa sofreu as contingências das lesões de Duarte Machado e Kay. Em campo, só esteve um titular do ano passado. Paulo Jorge, que estivera em plano positivo contra o Huelva, foi um sobressalto contínuo para os belenenses presentes em Granada (eramos 9 no sector visitante de esquina; talvez houvesse mais um ou outro na central). Nenhum de nós percebeu como é que Van der Gaag permaneceu impávido perante isso (a todo o momento esperávamos uma modificação) e Fredy (como também Diakité, Meira, Mamadou...) teve que ir várias vezes compensar. Naturalmente, era quase só por aquele lado que o Granada atacava. Também não percebemos porque o trrinador tirou, a 3 minutos do fim, um dos melhores marcadores de penaltys - Fredy. Mas "tudo está bem quando acaba em bem" e Van der Gaag lá deve ter tido os seus bons motivos.
 
Nos méritos, há que destacar, antes de tudo, a atitude colectiva. Houve altos e baixos na exibição, houve elementos melhores que outros, mas a equipa actuou como um bloco, com grande solidariedade, e uma atitude competitiva assinalável. Ninguém virou a cara à luta, todos deram o máximo. Quando assim é...
 
Em termos mais individuais, houve dois gigantes: Matt Jones e Fredy. O primeiro teve uma mão cheia de defesas de qualidade superior, defendo um penalty nos 90m (com muito mérito) e outro no desempate; o segundo, encheu o campo, criou boa parte das oportunidades que gerámos e promete uma grande época.

Não vamos exagerar o feito de ontem. Temos que progredir bastante. Não obstante, com um orçamento de 30 milhões, ao que parece, o Granada ficaria certamente na primeira metade da tabela portuguesa. E o jogo era em casa deles (com umas 10/12 mil pessoas no estádio). Tiveram mais iniciativa, criaram mais "bruá", sobretudo com os seus passes em diagonais e os cruzamentos tensos, mas o Belenenses acabou por equilibrar em oportunidades e quando os 90m se iam aproximando até surgiu "mais por cima".

Apreciações individuais, com notas de 0 a 5:

Matt Jones - 4 (Muito bem. Só me lembro de uma  hesitação num cruzamento.)
Paulo Jorge - 1 (Converteu o seu penalty e fez uma boa arrancada, travada em falta já perto da área adversária, dando origem a livre perigoso. De resto, pareceu-nos bastante perdido em campo. Há dias e dias, outras vezes voltará a estar melhor).
João Meira - 3 (Oscilou às vezes mas acabou por fazer uma 2ª parte segura)
João Afonso - 3,5 (Não cessa de nos surpreender pela positiva. Esteve francamente bem, até a converter a sua grande penalidade. Antes disso, a meio do 2º tempo, foi agarrado na área adversária - mesmo em frente de nós - mas o penalty não foi assinalado.)
Filipe Ferreira - 3 (Muito regular. Exibição positiva, ganhando créditos).
Diakité - 3 (Actuou em plano regular, dobrando bem os colegas da defesa. Está a melhorar a jogada estudada nos cantos - quando atacamos -, em que é elemento fundamental).
Fernando Ferreira - 3 (Teve uma ou outras falha pouco habitual, no começo da 2ª parte, mas foi dos primeiros a assentar. Já está em boa forma e é, continua a ser, um pêndulo da equipa).
Danielson - 2,5 (Tem qualidade e até classe. Mas ficou-nos, novamente, a sensação de que lhe faltou um pouco mais de atrevimento. Como contra o Huelva, esteve melhor na 1ª parte)
Tiago Silva - 2  (Apareceu já em muito melhor condição física do que no jogo anterior. Manchou um pouco a sua exibição com o penalty que cometeu, embora também tenha havido mérito do jogador adversário)
Fredy - 4 (Até a defender esteve bem; até de cabeça criou perigo na área adversária. Logo aos 9m teve uma arrancada magnífica que quase dava golo e que contribuiu para sacudir a pressão inicial dos espanhóis. Está mais agressivo, no bom sentido, que em épocas anteriores)
Mamadou - 2 (Generoso, mexido, lutador mas precisa de mais sentido de baliza. Acho que isso pode ser trabalhado).
***
Arsénio - 1,5 (Converteu bem um penalty. Num lance em que podia ter aproveitado a sua grande arma, a velocidade, não o conseguiu. Lutou).
Deyverson - 2 (Algo preso de movimentos, alternou o bom com o disparatado. No entanto, esteve melhor do que esperávamos)
Fábio Sturgeon - 2 (Muito mexido, teve um grande remate, a uns 25m da baliza, que por pouco não deu golo. Promete)
Ricardo Alves - 1. (Esteve 3 ou 4 minutos em campo e converteu o último e decisivo penalty).


 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

HOJE


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EUROPA

Não há "bicho careta" que não vá à Europa - quer dizer, às competições europeias.
 Mas no Belenenses faz-se disso uma tarefa titânica, para o que é preciso criar não sei que raio de estruturas (será que os que dizem isso já foram alguma vez, por exemplo, ao estádio do Paços de Ferreira, que não os impede de estarem na Champions League?) e ter não sei que raio de "andamentos" (como se isto fosse ciclismo) ou, então arruinar-nos...
 Tornámo-nos muito pequenos nos cabecinhas...
 
 

FUTSAL AZUL DE NOVO COM A EL POZO

É sem dúvida uma grande vitória para o Futsal do Belenenses e para os que ali trabalham, e que merecem os parabéns:
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

BELENENSES INICIA O FUTEBOL FEMININO

Na época que agora vai começar, o Belenenses vai ter uma equipa de Futebol Feminino!
A nossa equipa está inscrita na Federação Portuguesa de Futebol e irá participar no Campeonato nacional de promoção seniores feminino e na Taça de Portugal.
Os treinos começam no próximo sábado, dia 10 de Agosto no Restelo. Eventuais interessadas em integrar o plantel,  podem enviar um e-mail para socios@osbelenenses.pt com os seus dados e CV Desportivo.
Lembremos que Maio do próximo ano, o Belenenses será o anfitrião da final da Liga dos Campeões de Futebol Feminino.
 
 

 

 

 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ANDEBOL

A contratação do Prof. Pedro Alvarez como treinador é, para já, a única novidade positiva que se conhece sobre o Andebol do Belenenses para a próxima época.

De resto, parece haver uma debandada de jogadores, alguns deles emblemáticos. Fica no ar a tristeza.
Esperemos que haja reforços à altura de, ao menos, não resvalarmos por aí abaixo. E confiemos na mística do Andebol Azul.

Entretanto, já se efectuou o sorteio do Campeonato. Os jogos do Belenenses (que configuram uma primeira volta especialmente difícil) serão os seguintes:

7 de Setembro, Sporting - Belenenses
14 de Setembro, Belenenses - Benfica
21 de Setembro, Águas Santas - Belenenses
25 de Setembro, Belenenses - SC Horta
28 de Setembro, ABC - Belenenses
5 de Outubro, Belenenses - Maia/ISMAI
12 de Outubro, Madeira SAD - Belenenses
20 de Outubro, Belenenses - Passos Manuel
26 de Outubro, Fafe - Belenenses
9 de Novembro, Avanca - Belenenses
13 de Novembro, Belenenses - F.C. Porto
16 de Novembro, Belenenses - Sporting
23 de Novembro, Benfica - Belenenses
30 de Novembro, Belenenses - Águas Santas
11 de Dezembro, S.C.Horta - Belenenses
14 de Dezembro, Belenenses - ABC
21 de Dezembro, Maia / ISMAI - Belenenses
18 de Janeiro, Belenenses - Madeira SAD
25 de Janeiro, Passos Manuel - Belenenses
8 de Fevereiro, Belenenses - Fafe
15 de Fevereiro, Belenenses - Avanca
22 de Fevereiro, F.C.Porto - Belenenses




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FUTSAL

Eis o alinhamento de jogos no Campeonato Nacional da 1ª divisão:

7 de Setembro, Belenenses – Boavista
14 de Setembro, Rio Ave – Belenenses
21 de Setembro, Belenenses – Leões de Porto salvo
28 de Setembro, Cascais – Belenenses
5 de Outubro, Belenenses – Vila Verde
12 de Outubro, Braga – Belenenses
19 de Outubro, Póvoa – Belenenses
26 de Outubro, Belenenses – Sporting
2 de Novembro, Benfica – Belenenses
9 de Novembro, Belenenses – SL Olivais
16 de Novembro, Académica – Belenenses
23 de Novembro, Belenenses – Modicus
30 de Novembro,  Belenenses – Fundão
7 de Dezembro, Boavista – Belenenses
14 de Dezembro, Belenenses – Rio Ave
21 de Dezembro, Leões Porto salvo – Belenenses
4 de Janeiro, Belenenses – Cascais
11 de Janeiro, Vila verde – Belenenses
15 de Fevereiro, Belenenses – Braga
1 de Março, Belenenses – Póvoa
8 de Março, Sporting – Belenenses
15 de Março, Belenenses – Benfica
22 de Março, SL Olivais – Belenenses
5 de Abril, Belenenses – Académica
12 de Abril, Modicus – Belenenses
19 de Abril, Belenenses – Fundão

Entretanto, o primeiro jogo de preparação já marcado será frente ao Cascais (no recinto deste), no próximo dia 17 (sábado).  No dia 23, no pavilhão Acácio Rosa, iniciaremos a participação na Taça de Honra da AFL, frente ao Benfica.

Atendendo às restrições orçamentais, será um ano muito difícil. Confiemos no brio e capacidade de transcender do plantel, onde em larga medida pontificará a nossa formação, com o enquadramento de alguns mais experientes. O apoio dos nossos adeptos voltará a ser muito importante.



sábado, 3 de agosto de 2013

AQUÉM

Belenenses, 1 - Huelva, 1. Golo de Fernando Ferreira, de penalty, a castigar falta (duvidosa) sobre Fredy.
Vi alguns períodos razoáveis-bons mas, em média, ficou aquém do que esperava, para ser sincero.
Os melhores foram Matt Jones, Fernando Ferreira e Fredy. Nos novos jogadores, gostei claramente de Danielson: tem técnica e inteligência. Não desgostei de Paulo Jorge; Káká mostrou garra mas foi "comido" numa jogada e só esteve um quarto de hora em campo.
Assistência: deprimente. É Agosto, e tal, as desculpas do costume, mais a realidade que a malta está sem dinheiro mas isso também acontece noutros lados, e mil-mil e duzentas pessoas no Restelo, é fraco. Estranho, quando estou sempre a ler que "é preciso é apoiar".
 
 

BEM!

Gostei francamente da entrevista de Mitchell Van der Gaag hoje publicada num jornal desportivo!
 Do mesmo modo, há que elogiar o timing em que foi dada - presumivelmente, bom trabalho da SAD.
 Gostava de poder sempre dizer bem. Simplesmente, não tenho a cabeça vazia ou memória curta (lembrar uns anitos, é ter memória curta) para estar sempre de acordo, até porque isso deu invariavelmente mal resultado (muitos dos que hoje atacam ferozmente anteriores direcções não eram os que as levavam em andores?)
 As equipas constróiem-se de trás para a frente - velho ditado que não perdeu actualidade. Por isso, espero hoje uma boa exibição do Belenenses contra o Huelva *. Quanto ao plantel, embora mais um outro elemento para a defesa fosse bem vindo, já só "peço" um avançado. E prefiro que se concentre tudo num bom-razoável avançado do que dispersar recursos.
O que disse não tira valor a Tiago Caeiro, Mamadou e Rambé. Mas falta "algo" diferente.
 
* O jogo é às 20h mas parece que a festa começa às 18h30m.
 
 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MAIS UM TÍTULO

Vera Vilaça é Campeã Nacional de Triatlo, em Juvenis!

Parabéns à Vera e ao Triatlo Azul!



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SÁBADO